Buscar

Urbanização de São Paulo

Prévia do material em texto

A Urbanização de São Paulo
GEOGRAFIA
1o Bimestre – Aula 2
Ensino Médio
1a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Título alterado conforme MA
A urbanização da cidade de São Paulo.
Compreender o processo de urbanização.
Analisar as transformações socioeconômicas e espaciais ao longo do tempo.
Explorar os desafios urbanos enfrentados pela cidade e as possíveis soluções.
Conteúdos
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Observe as imagens.
Imagem 1
2024_EM_B1_V1
Para começar
Observe as imagens.					Imagem 2
2024_EM_B1_V1
Para começar
Todo mundo escreve
10 MINUTOS
Imagem 1 – MAPPA TOPOGRAPHICO DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO Empresa SARA BRASIL S/A, 1930.
Imagem 2 – ORTOFOTO*, 2020.
Com a orientação do seu professor, responda às questões.
O que podemos observar nas imagens?
Os rios sofreram alguma alteração? Quais?
Em seguida, apresente para a sala a sua resposta.
*Na aula sobre Sensoriamento remoto vamos entender o que é uma ortofoto.
2024_EM_B1_V1
Para começar
A cidade de São Paulo testemunhou ao longo das décadas uma notável transformação urbana que a levou de uma paisagem rural a uma das maiores metrópoles do mundo. Esse fenômeno complexo, conhecido como urbanização, é um mosaico de mudanças socioeconômicas, demográficas, estruturais e espaciais que moldaram a face da cidade.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
São Paulo era uma modesta vila colonial. A industrialização acelerada atraiu um fluxo maciço de migrantes em busca de oportunidades de emprego, transformando o cenário de uma simples vila em uma paisagem urbana dinâmica e heterogênea.
O crescimento populacional exponencial e as migrações internas foram fundamentais nesse processo. A cidade, antes concentrada em suas áreas centrais, expandiu-se horizontalmente para a periferia, criando uma complexa teia de bairros. Essa expansão, porém, não foi homogênea, resultando em disparidades socioeconômicas marcantes entre regiões.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
2024_EM_B1_V1
Em grupos, conforme a orientação, observe o mapa da região metropolitana de São Paulo (slide anterior).
Em seguida, responda.
Em qual período ocorreu uma grande expansão da cidade de São Paulo. 
Utilizando seus conhecimentos prévios, o que explicaria esse fenômeno?
Vire e escreva!
5 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Na prática
Correção
Em qual período ocorreu uma grande expansão da cidade de São Paulo. 
Observando o mapa, podemos perceber que, a partir da década de 1950, houve uma maior expansão da mancha urbana.
Utilizando seus conhecimentos prévios, o que explicaria esse fenômeno?
A instalação de indústrias trouxe oportunidades de emprego, atraindo uma grande quantidade de migrantes do interior do estado e de outras regiões do país para a cidade. Muitas pessoas deixaram áreas rurais em busca de melhores condições de vida, empregos e acesso a serviços urbanos. Esse movimento populacional contribuiu significativamente para o crescimento da população urbana de São Paulo.
2024_EM_B1_V1
Na prática
A cidade de São Paulo, ao longo de sua história de urbanização acelerada, testemunhou uma série de intervenções significativas em seus recursos hídricos, incluindo a retificação de rios. Esse processo, que buscava controlar as águas para evitar inundações e promover o desenvolvimento urbano, teve impactos profundos no ambiente e na paisagem urbana.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A retificação dos rios em São Paulo remonta ao século XX, quando a expansão populacional e a necessidade de terras para o crescimento urbano levaram a intervenções nos cursos naturais dos rios que cortavam a cidade. O objetivo principal era controlar as cheias e criar espaços para infraestrutura e edificações.
Rio Pinheiros, 1930, início das obras da marginal Pinheiros.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Embora a retificação tenha proporcionado certos benefícios, como a redução do risco de inundações, ela também gerou impactos ambientais significativos. A remoção da sinuosidade natural dos rios afetou negativamente ecossistemas aquáticos e a biodiversidade associada a esses cursos d'água.
Além disso, a impermeabilização das margens dos rios contribui para problemas como enchentes urbanas e a degradação da qualidade da água.
Usina Elevatória São Paulo (Traição) tem como objetivo reverter o curso das águas dos rios Tietê e Pinheiros.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A retificação dos rios influenciou diretamente a paisagem urbana de São Paulo. Antigas margens naturais deram lugar a canalizações de concreto, transformando a aparência dos cursos d'água e, muitas vezes, eliminando a conexão visual e física entre os habitantes da cidade e seus rios.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Hoje, enfrentamos o desafio de equilibrar a necessidade de proteger a cidade contra inundações com a restauração ambiental e a revitalização dos rios. Existe uma crescente conscientização sobre a importância de reintegrar processos naturais nos planejamentos urbanos, promovendo a resiliência ambiental e a qualidade de vida.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Há esforços em andamento para reverter parte dessas intervenções. Projetos de renaturalização buscam devolver às áreas ribeirinhas características mais próximas das condições originais, promovendo a biodiversidade e melhorando a conectividade ecológica.
A reconexão da população com os rios e a restauração de ambientes fluviais saudáveis não apenas mitigarão os impactos passados, mas também promoverão uma cidade mais sustentável e resiliente no futuro.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Durante o crescimento urbano, é comum que intervenções sejam realizadas para a retificação de rios que cortam as áreas urbanas. Um exemplo disso são as obras executadas no Rio Pinheiros, localizado na cidade de São Paulo.
Elabore um texto discutindo as consequência dessa interferência nos rios, e como podemos minimizar esses impactos.
Em seguida, com a orientação do seu professor, mostre para a sala a sua produção.
Todo mundo escreve!
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Processo de urbanização;
Transformações socioeconômicas e espaciais ao longo do tempo;
Desafios urbanos enfrentados pela cidade e possíveis soluções.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
AZEVEDO, Aroldo de; DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, Associação. A cidade de São Paulo: estudos de geografia urbana. Brasiliana, v.1, 1958.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução: Leda Beck. Consultoria e revisão técnica: Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa ensino médio/ organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 - https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx 
Slide 4 - https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx 
Slide 8 - http://www.igc.sp.gov.br/produtos/arquivos/ExpansaoDaAreaUrbanizadaDaRmspAte2002.pdf
Slide 12 - https://i0.wp.com/agenciajovem.org/wp-content/uploads/2023/01/image2.png?ssl=1
Slide 13 - http://emae.com.br/elevatorias/ 
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando