Buscar

Conto de Terror

Prévia do material em texto

Colégio Estadual Professora Josefa Marques
Professora: Josineide Vieira
Aula II
Língua Portuguesa
O Conto de Terror
O que é um conto de terror?
Um conto de terror é sempre um conto denso, singular, cheio de mistérios, incertezas, emoções que nos remete ao sobrenatural e inexplicável!
Elementos de um conto
Personagens
	São os seres que atuam, isto é, que vive o enredo, pode ser o personagem um objeto, um animal, uma pessoa etc.
Narrador – é quem conta a história, não há história se não houver narrador. O narrador pode ser de primeira ou de terceira pessoa.
O Enredo 
O enredo, ou trama, ou intriga, é, o esqueleto da narrativa, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos, o conjunto de fatos que compõem a história.
O ambiente
	O ambiente é o espaço por onde circulam os personagens e se desenrola o enredo. Em alguns casos, é de importância tão fundamental para a história.
O tempo
É a localização cronológica do acontecimento; é comum a ação se desenvolver em diferentes momentos (passado remoto, passado próximo, presente).
Elementos de um conto de Terror
 Elementos de mistério e suspense;
 Visa provocar sentimentos de medo no leitor;
A narrativa detalha a descrição da cena, as reações das
personagens, e omite algumas informações, deixando o leitor tenso e curioso;
As personagens podem ser sobrenaturais, assombradas por fantasmas, monstros, vampiros, por um mal que se escondem na mente humana, etc;
O ambiente do conto de terror traz elementos que nos remete ao medo, ao desconhecido, ao sobrenatural;
Lugares como cemitérios, casas abandonadas, noites escuras, estradas desertas, ruas vazias, porões etc;
Mistério, incerteza, fatos sem explicação, horror, medo, espanto, pavor, pânico são fatores que não devem faltar em um bom conto de terror;
Por que são tão atrativos os contos de terror?
Não há uma resposta única, mas é provável que seja porque todos nós precisamos enfrentar nossos próprios medos e a literatura de terror serve como um método terapêutico. De acordo com outras interpretações, estes contos são estimulantes porque nos permite afastar da vida monótona.
Para experimentar o medo lendo no sofá escapamos de uma realidade pouco excitante. Alguns argumentam que o terror na ficção não é real, mas a experiência do leitor é simplesmente uma maneira de excitação.
Por último, alguns psicólogos e psicanalistas afirmam que precisamos nos aproximar do medo, pois todos nós temos uma obscuridade e os contos de terror nos acercam desse mundo interior que está escondido no inconsciente da mente humana.
Obrigada pelo seu tempo!
Bons Estudos! Boas Leituras!
 A leitura é a porta que te levará a grandes aventuras
image1.jpg
image2.jpg

Continue navegando