Buscar

Trabalho de Sociologia - O celular afetou as relações interpessoais

Prévia do material em texto

“O celular afetou as relações interpessoais”. Elabore uma solução para esse problema
Por
Matheus Gomes Barbosa
Trabalho apresentado em cumprimento
Às exigências da disciplina
SOCIOLOGIA
Prof. Fernando Pinto
Turma 3001
Colégio Cena – 2023
No contexto atual, o uso do celular deixou de ser luxo, ou sinônimo de riqueza, tornou-se necessidade, haja vista que, através do celular, a população realiza diversas tarefas, desde atividades de lazer até se comunicar com pessoas que estão na outra face do globo. No entanto, o uso do celular afeta as relações interpessoais dentre a cúpula social, já que torna o trato social menos próximo e mais robotizado.
Nesse cenário, faz-se cristalina a ideia de que, ao mesmo tempo que aproxima, o uso do celular acaba distanciando as pessoas. Consoante Albert Einstein – icônico intelectual do mundo científico: “Tornou-se aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”. Diante disso, tem-se em mente que, mesmo que tenha seus variados benefícios, a tecnologia, representada majoritariamente pelos celulares, retira a Arché do ser humano, segundo Parmênides, sua essência. Contudo, é possível conversar com aquele que está longe através das telas, porém, com esse costume, descarta-se a possibilidade de, em sinal simbólico de carinho e afeto, ir de encontro com o que está distante.
Ademais, é indeclinável entender que no mundo hodierno, o celular é uma ferramenta imprescindível. Segundo Steve Jobs – célebre empresário norte-americano: “A tecnologia move o mundo”. Em síntese, tal epígrafe torna explícito o conceito de mundo globalizado contemporâneo, visto que tudo presente na atual conjuntura do tecido social vigente, da mesma forma que a Terra em relação ao Sol, gira em torno da tecnologia, fazendo visível a concepção que a sociedade é escrava da tecnologia, estando em orbita de maneira cíclica e presa a isso por meio de grilhões. Logo, urge a necessidades de medidas de amordaçar tal dependência humana perante os celulares.
Portanto, é nítido que as relações interpessoais foram afetadas pelo aparelho celular. Em resultado a isso, cabe ao Ministério da Educação, liderado por Rossieli Soares, em conjunto às escolas, criar o PNUCT (Programa Nacional do Uso Consciente da Tecnologia) e através de palestras, dirigidas por profissionais da área de neurociência e psicologia, conscientizar os estudantes, o futuro da nação, sobre o uso consciente do celular no cotidiano. Dessa maneira, construir-se-á uma sociedade onde a humanidade excede a tecnologia.

Continue navegando