Buscar

Trabalho de Geografia - Espaço geográfico

Prévia do material em texto

Pensamento geográfico
Por
Matheus Gomes Barbosa
Trabalho apresentado em cumprimento
Às exigências da disciplina
GEOGRAFIA
Prof. César Araújo
Colégio Cena – 2022
Sumário
1. Como surgiu?...................................................................................................3
2. Quais os pensadores do campo da geografia?...............................................4
3. Metodologia do estudo.....................................................................................5
4.Objetivos...........................................................................................................6
5. Consequências................................................................................................7
6. Exemplos do pensamento geográfico..............................................................8 
8. Fontes bibliográficas......................................................................................10
1. Como surgiu?
 A geografia surgiu na Grécia Antiga, a principio como um pensamento filosófico posteriormente tornou-se uma ciência no campo de estudo humano. O termo “geografia” foi usado pela primeira vez pelo grande filósofo Erastóstenes de Cirene, por tanto o nome é oriundo do grego.
· Geo = Terra
· Graphos = Escrever
 Mesmo com recursos muito mais escassos comparados com os recursos de hoje, do mundo contemporâneo, os gregos no século IV a.C já faziam suas observações sobre o nosso planeta, a Terra. 
 Diversos filósofos já haviam teorizado sobre o formato da Terra, porém, foi Aristóteles que conceituou que a Terra era redonda através de suas observações, tanto que em seu livro “Sobre o Céu” escreveu: “Novamente, nossas observações das estrelas tornam evidente que não só a Terra é circular, como também se trata de um círculo não muito grande. Uma pequena mudança de posição para o sul ou para o norte provoca uma alteração nítida no horizonte”.
 A geografia rebuscou nos filósofos uma ambição pelo conhecimento geográfico, com isso se destacaram positivamente no âmbito geografico: Aristóteles; Estrabão, conhecido como pai da geografia regional; Montesquieu e outros.
2. Quais os pensadores do campo da geografia?
 A geografia passou por diversas fases em sua história, no entanto diversos pensadores já participaram do desenvolvimento da mesma, os precursores da geografia foram: Alexander Von Humboldt e Carl Ritter. Esses foram os primeiros a entender a geografia como uma ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica.
 A difusão de conhecimento ocorreu no âmbito geográfico, tanto que é possível listar um montante considerável de pensadores que foram importantes no campo da geografia, como: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros. Entre os brasileiros, merecem destaque: Josué de Castro, Antonio Christofoletti. 
 Dessa lista busco destacar o nome de Milton Santos que por muitos é considerado o maior geógrafo da historia do Brasil e até do mundo. Milton Santos recebeu destaque por escrever e abordar diversos assuntos, como a globalização e o espaço urbano.
3. Metodologia da geografia
 Ao longo dos anos ocorreu uma evolução no olhar humano em relação a geografia, já que passou a priorizar as relações sociais, o trabalho, a produção e a transformação do espaço geográfico,analisando a apropriação da natureza em função dos interesses sociais com uma perspectiva crítica e política. 
 No Brasil a geografia começou a geografia começou a ter espaço nas escolas em 1837, no Coleigo Dom Pedro II (Rio de Janeiro), quando foi aplicada como disciplina obrigatória no Brasil. No contexto histórico da sociedade brasileira, a geografia perdeu espaço e poder de fala durante a Ditadura Militar, que durou 21 anos (1964-1985), pois geografia e história se unificaram e formou-se uma só disciplina, que na época era denominada de Estudos Sociais, o governo executou isso com o objetivo de “esconder” os movimentos que ocorriam durante a Ditadura Militar, como sequestros, torturas e assassinatos. 
 Com isso a disciplina se tornou muito mais física do que política fazendo assim não construir um senso crítico nos jovens estudantes. Com isso o maior geógrafo brasileiro, Milton Santos, lançou uma obra intitulada de “Por uma Geografia Nova”. Este trabalho despertava a importância da realização de estudos direcionados às relações sociais e seus problemas.
4. Objetivos
 A geografia é uma ciência que tem por objetivo entender como ocorre a interação humana no globo terrestre, seja na demografia, no crescimento econômico ou no desenvolvimento urbano e rural. Tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade. 
 A geografia tem uma importância muito grande na sociedade global, pois, há uma grande necessidade de conhecer o espaço geográfico e este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. 
5. Consequências
 A geografia foi fundamental para o desenvolvimento humano, tendo em vista que pela existência da geografia diversos acontecimentos importantes ocorreram, como por exemplo: A vinda das caravelas portuguesas ao litoral do território do Brasil ou a criação de diversos mapas através da cartografia. Em base nisso é perceptível que a geografia foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade, tanto no conhecimento, tanto na socialização.
6. Exemplos do pensamento geográfico
 Com o surgimento da geografia como uma ciência, também foram surgindo às primeiras correntes do pensamento geográfico. A partir do século XIX, diferentes concepções e abordagens tomaram o campo da geografia, no que diz respeito às relações entre ser humano, sociedade, meio ambiente, espaço.
· Geopolítica: Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações.
· Geografia humanística: Ela é a corrente da geografia que pesquisa as experiências do indivíduo e grupos em relação ao espaço com o objetivo de entender seus valores e comportamentos.
· Geografia crítica: É uma doutrina de pensamento que redefiniu a geografia, descrevendo-a como uma ciência não neutra, mas capaz de ser usada para fazer uma crítica radical de uma sociedade capitalista.
· Geografia quantitativa: É um ramo da disciplina da geografia onde se estuda pensamentos e correntes de autores que contribuíram para a sistematização da Geografia como disciplina acadêmica no século XIX.
· Geografia regional: É aquela que divide o mundo em regiões que se diferenciam por acidentes físicos e não por fronteiras políticas. A região pode definir-se como uma área homogênea. Esta homogeneidade pode resultar de diversos fatos. Assim, podem existir regiões naturais.
· Determinismo geográfico: É a crença de que o ambiente determina os padrões da cultura humana de um determinado local e seu desenvolvimento social. Além disso, eles afirmam que as condições sociais praticamente não têm impacto sobre o desenvolvimento cultural.
· Possibilismo geográfico: É a parte da geografia que diz que o homem pode alterar o ambiente em pró de seu próprio desenvolvimento. O ser humano consegue transformar o espaço, adaptando o relevo, superando o clima, modificando o curso dos rios, construindo hidrelétricas, transformando zonas desérticas em áreas férteis.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Importância da Geografia.Grupopreve.com.br. Disponível em: <https://grupopreve.com.br/noticias/importancia-da-geografia>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
MARTINS,. Compreendendo os aspectos do ensino de geografia no regime militar brasileiro: retrocesso e apagão crítico? Unesp.br, p. 54 f., 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/155747>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
‌ EDUARDO DE FREITAS. O ensino da Geografia no Brasil ao longo da história. Educador Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-ensino-geografia-no-brasil-ao-longo-historia.htm#:~:text=A%20trajet%C3%B3ria%20da%20Geografia%20como,II%20(Rio%20de%20Janeiro).>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
Ainda duvida que a Terra é redonda? Veja como os gregos provaram isso há 2 mil anos - BBC News Brasil. BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160130_vert_earth_terra_redonda_ml>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
Fontes: História da Geografia. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/historia-da-geografia/>. Acesso em: 17 Feb. 2022.
Blog da UPIS. Disponível em: <https://upis.br/blog/o-que-e-geografia-e-o-que-ela-estuda-saiba-toda-sua-historia/#:~:text=A%20geografia%20j%C3%A1%20acompanha%20o,e%20a%20express%C3%A3o%20pensamento%20geogr%C3%A1fico.>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
MARTINS,. Compreendendo os aspectos do ensino de geografia no regime militar brasileiro: retrocesso e apagão crítico? Unesp.br, p. 54 f., 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/155747>. Acesso em: 21 Feb. 2022.
‌
‌
‌
‌
2

Continue navegando