Buscar

Av1 - Cuidado Integral a saude do adolescente 2024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: CESAR FERREIRA GOMES
Matrícula: 013373413
Polo: UNINORTE AM - MANAUS (DJALMA BATISTA)
Qual a importância da educação nutricional para prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas não transmissíveis no ambiente escolar?
RESUMO
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas se pormenorizam de múltipla forma etiológica sem causas definidas, caracterizam-se por diversos fatores de risco, longa duração, aparecimento não infeccioso e relação com irregularidades funcionais. Representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo. Nota-se a importância dos alimentos e da atividade física no tratamento e prevenção dessas DCNT, os nutricionistas são responsáveis por contribuir através de fatores nutricionais por meio da dietoterapia, já os profissionais da educação física ficam responsáveis pela melhoria do condicionamento físico e em sua maior parte auxiliar esses pacientes a mudar hábitos sedentários. Devido à alta taxa de mortalidade por causa dessas patologias e suas chances de prevenção, está revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar esse conhecimento com foco em fatores preventivos dietéticos e hábitos de vida gerais. As DCNT representam 72% da mortalidade no Brasil com maior índice entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco. O método utilizado f oi uma pesquisa bibliográfica para buscar essas informações, foram validos conteúdos recentes sobre a relação dessas patologias com a dietoterapia e a atividade física. De acordo com as informações encontradas conclui-se que a dietoterapia e a prática física tem um beneficio no tratamento e na prevenção dessas doenças.
REFERÊNCIA: 1. Artigo apresentado na universidade de Potiguar como parte de requisitos para obtenção de título Bacharel em nutrição de 2022 -

Continue navegando