Buscar

Emprego de por queporqueporquepor que

Prévia do material em texto

**Emprego de por que/porquê/porquê/por que:**
Essas quatro formas têm usos distintos na língua portuguesa:
1. **Por que (separado e sem acento):** É utilizado em duas situações principais:
 - Em perguntas diretas ou indiretas, quando se deseja saber a razão, motivo ou causa de algo. Exemplo: "Por que você não veio à reunião?"
 - Em orações subordinadas substantivas interrogativas, introduzindo uma pergunta indireta. Exemplo: "Não sei por que ele se comportou dessa maneira."
2. **Porquê (junto e com acento no "e"):** É utilizado como substantivo masculino, indicando a razão, motivo ou causa de algo. Exemplo: "Não compreendi o porquê de sua atitude."
3. **Porquê (junto e sem acento):** Também é utilizado como substantivo masculino, com o mesmo significado de "porquê" com a diferença de não possuir acento. Exemplo: "Não compreendi o porquê de sua atitude."
4. **Por que (separado e com acento):** É utilizado nas seguintes situações:
 - Em perguntas diretas ou indiretas, quando se deseja saber a razão, motivo ou causa de algo, especialmente quando seguido de uma expressão preposicionada. Exemplo: "Você sabe por que razão ele não veio?"
 - Em orações subordinadas substantivas interrogativas, introduzindo uma pergunta indireta, especialmente quando seguido de uma expressão preposicionada. Exemplo: "Gostaria de saber por que motivo ele não veio."
É importante observar a correta utilização dessas formas para evitar erros de concordância e garantir a clareza na comunicação escrita.

Continue navegando