Buscar

promoo-a-sade-do-idoso-151024031815-lva1-app6892 (1)

Prévia do material em texto

Promoção a saúde do idoso	
Envelhecimento saudável
O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo e com sua própria história.
Independente do ritmo de envelhecimento é preciso aceitar que esse processo faz parte do ciclo natural da vida.
A denominação pessoa idosa é usada, no Brasil e em outros países em desenvolvimento, para se referir as pessoas que têm 60 anos ou mais. Nos países desenvolvidos o termo é usado a partir dos 65 anos.
Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), 23,5 milhões dos brasileiros têm mais de 60 anos, mais que o dobro do registrado em 1991. 
Em 25 anos seremos a 6ª maior população de idosos do mundo. 
 As 10 principais doenças dos idosos no Brasil 
 De acordo com o IBGE, 3 em cada 4 idosos têm alguma doença crônica, boa parte delas incurável. As doenças infecciosas e os acidentes continuam a ser importantes, mas a maior parte da carga de doença da terceira idade no Brasil é por causa das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e as consequências da hipertensão arterial.
Infarto (11,8%) ;
AVC (9,9%);
Diabetes mellitus (5,9%);
Enfisema pulmonar e bronquite crônica (5,6%) ;
Mal de Alzheimer e outras demências (4,2%) ;
Perda de audição (3,3%) — isso não é bem uma doença, é uma condição crônica. 
Doença cardíaca hipertensiva (3,3%) ;
Pneumonia (2,7%) — Muita gente não sabe, mas a vacina contra a gripe (suína ou comum) também previne pneumonia; esse é um dos motivos dos idosos a receberem.
Osteoartrose (2,6%) — Esse é o tipo mais comum de reumatismo; ao contrário do que muita gente acha, não é a mesma coisa que osteoporose.
Catarata (2,2%).
 Obs: Entre as principais doenças mentais que atingem os idosos está a depressão. É uma doença freqüente em todas as fases da vida, estimando-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais.
Atividade Física na terceira idade
 Com o crescimento da expectativa de vida mundial, nossa população idosa vem aumentando cada vez mais, e então não podemos deixar de pensar na qualidade de vida dos nossos idosos e de nós mesmos futuramente. 
 E a nossa terceira e melhor idade deve praticar exercícios sim, pois a realização regular de exercícios é uma das bases para uma melhor saúde e longevidade. 
 Benefícios da Atividade Física - Na Terceira Idade:
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca;
Melhora da ingestão alimentar;
Melhora a mobilidade;
Diminui o risco de doença cardiovascular;
Ajuda no combate a depressão;
Aumenta a auto estima e disposição; etc.
Alimentação na Terceira idade
A dieta do idoso deve proporcionar uma boa ingestão de alimentos de maneira moderada, bem equilibrada e distribuída. Uma maneira de oferecer este tipo de dieta é através do Guia da Pirâmide de Alimentos adaptada aos idosos.
Estatuto do idoso (2003)
É um estatuto no qual são ditos os direitos dos idosos e
também prevê punições a quem os violarem, dando aos
idosos uma maior qualidade de vida. No Brasil, o estatuto do Idoso
foi aprovado em setembro de 2003. 
 O idoso tem direitos quanto a: 
Saúde
Transporte coletivo
Violência e abandono
Lazer, Cultura e Esporte
Trabalho
Habitação
 
Programas destinados aos idosos
Centros e Grupos de Convivência – para a prevenção do isolamento social.
Instituições de Longa Permanência – estabelecimentos com denominações diversas (abrigo, asilo, lar, casa de repouso, clínica geriátrica).
Centro-Dia – atenção integral às pessoas idosas que possuem carências familiares.
Atendimento Domiciliar – prestado à pessoa idosa com algum nível de dependência.
Centros de Referencia para Idosos- que proporciona atendimento médico ambulatorial e atividades culturais.
Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso.
Além desses programas, devemos criar outros eventos destinados aos idosos, que não precisem necessariamente da ajuda governamental, programas que promovam o bem estar do idoso, sem a necessidade da obtenção de muito dinheiro. 
Propostas para a promoção da saúde do idoso:
 Caminhadas semanalmente em grupos, que auxiliará no controle de diabetes, doenças cardíacas e de problemas com colesterol alto e hipertensão;
Piqueniques em locais frescos e arborizados, para a melhora do contato social e da auto estima.
Proporcionar campanhas de literatura, levando-os a bibliotecas, que fará a estimulação do cérebro , proporcionando assim, novos conhecimentos e atuando na prevenção de doenças como o Alzheimer.
Projeto “dia da beleza” semanalmente, através da ajuda de escolas de beleza que poderão disponibilizar seus alunos para estagiar, proporcionando assim, cuidados quanto a estética e higiene, que fará grande diferença na auto estima do idoso.
Programas de visitas diárias a idosos, para o controle de pressão arterial, glicemia e para dar orientação quanto exames preventivos.
Campanhas de visitas da comunidade a instituições de longa permanência, para o convívio social.
Projetos para lazer dos idosos, como por exemplo, fazer sessão de filmes, apresentação de teatro, música, arte feita por alunos de escolas públicas ou privadas nos asilos.
Além dos cuidados físicos, eles necessitam sobretudo, do carinho, do respeito, da paciência e da caridade para com eles.
Exemplo de promoção a saúde do idoso
Para reflexão..
Integrantes:
Roseli Caciraghi
Pamela Franciscon
Rosa Oliveira
Jaqueline Obage
Joice Lins
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image1.jpeg

Continue navegando