Buscar

Aula 19

Prévia do material em texto

Página 128
Página 131
Página 131
Capítulo 13 - Gravitação universal
Força gravitacional
A força de atração gravitacional se aplica a quaisquer dois corpos de massas m1 e m2, independe do meio em que estejam imersos, mas somente se torna apreciável quando pelo menos um dos corpos possui massa extremamente grande (corpo astronômico).
Segundo a lei da gravitação universal, “matéria atrai matéria na razão direta do produto entre suas massas e na razão inversa do quadrado da distância que as separa”. Algebricamente, temos:
Força gravitacional
Nessa expressão, G é a denominada constante de gravitação universal. No SI, temos: G = 6,67 ⋅ 10–11 m2/kg2
Campo gravitacional
Qualquer partícula material origina, na região do espaço ao seu redor, um campo de forças denominado campo gravitacional.
No caso de um corpo esférico homogêneo, para regiões externas, podemos considerar que toda a sua massa está localizada em seu centro.
Campo gravitacional
A força gravitacional é uma força de campo, ou seja, existe sem a necessidade de contato entre os corpos. Quando dois corpos de massas m1 e m2 se atraem, dizemos que cada um deles se encontra imerso em um campo de força gerado pelo outro.
Nessa expressão, no caso de um corpo esférico, d representa a distância de um ponto externo até o centro do corpo cuja massa é M.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png

Continue navegando