Buscar

Impactos das Mudanças Climáticas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS – CCAAB
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DISCENTE: RUAN PABLO DE JESUS SACRAMENTO
DISCIPLINA GCCA386 – BIOGEOGRAFIA
PROF. GUSTAVO LUIS SCHACHT
Resumo
 
Mudanças climáticas e seus impactos no planeta é algo bastante discutido dentro da sociedade, dividindo opiniões entre os que acreditam nessa teoria e os que desacreditam. Mas algo que não se pode negar é que mudanças drásticas no clima afeta todo o planeta terra. 
A história da geologia mostra que extinções de biodiversidades teve como principal pivô mudanças extremas no clima. Uma dessas extinções foi a extinção permo-triássica que foi ocasionada devido a erupção de um vulcão que resultou em um aumento expressivo na temperatura do planeta terra.
No entanto ao longo dos séculos a sociedade desenvolveu mecanismos para lhe dar com as mudanças climáticas que vão desde o pastoreio nômade até construções e adaptações de estruturas afim de se proteger ou até mesmo tentar prever essas mudanças climáticas.
A capacidade de desenvolver estratégias para lhe dar com a variabilidade climática não se limita apenas ao homem, mas sim a toda biodiversidade. Algumas espécies podem migrar, se retrair ou expandir-se a depender das condições que se encontra a variabilidade do clima. 
No entanto vale ressaltar que essas mudanças podem variar de locais para locais e a forma como cada espécie ou sociedade pode reagir a essa mudança pode ser diferente. Mas a possibilidade de ocorrer essa absorção das mudanças climáticas não dependem apenas das capacidades de cada espécie, o grau em que essa variabilidade vai ocorrer pode não dar condições ou tempo para que qualquer mecanismo de adaptação funcione.
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando

Outros materiais