Buscar

PT-Módulo-18-Revoltas-Nativistas

Prévia do material em texto

Revolta de Beckman (1684)
Local: Maranhão.
Razões: criação da Companhia do Comércio do Maranhão (1682), que monopolizava os preços.
Consequências: os irmãos Beckman lideraram uma revolta que destituiu o governo local, permitindo a escravização de indígenas e expulsando os jesuítas. Prisão dos revoltosos e execução de Beckman.
Guerra dos Emboabas (1708)
Local: Minas Gerais
Razões: Disputa entre paulistas e os demais exploradores vindos de outras áreas da colônia e de fora da América, chamados “emboabas”, pela região mineradora.
Consequências: com a vitória dos emboabas eminente, o rei criou a Capitania de São Paulo e das Minas Gerais para apaziguar os ânimos e garantir o controle fiscal. Os paulistas avançaram para Mato Grosso e Goiás.
Revoltas nativistas

Guerra dos Mascates (1710)
Local: Pernambuco
Razões: disputa política entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife, já que os primeiros se endividaram com os últimos.
Consequências: Recife ganha uma Câmara Municipal, o que leva uma retaliação de Olinda, e é efetivada como vila e sede da capitania de Pernambuco.
Revolta de Vila Rica (1720) ou Revolta de Filipe dos Santos
Local: Minas Gerais
Razões: controle sobre a tributação da região, controlada pelas Casas de Fundição, o que dificultava a sonegação dos mineradores.
Consequências: revolta dos mineradores, destacando-se a figura de Filipe dos Santos. Repressão cruel, esquartejamento de Filipe dos Santos, reabertura das Casas de Fundição só em 1725.
revoltas nativistas


Governo Pombalino:
Crise econômica → fortalecimento do pacto colonial → Despotismo Esclarecido → o Marquês de Pombal deveria recuperar as finanças portuguesas, abaladas pela decadência da mineração e pelo Tratado de Methuen.
Criação das Companhias de Comércio
Proibição de atividades manufatureiras na colônia
Limitou o poder do Conselho Ultramarino, extinção das Capitanias Hereditárias, fim da distinção entre cristãos e cristãos novos, transferência da capital para o Rio de Janeiro
Mudou a estrutura de ensino e tentou modernizar o aparelho burocrático
Discordância com os jesuítas → resistência na região amazônica → retirou dos jesuítas a autoridade sobre os índios (1758) e no ano seguinte Pombal confiscou os bens dos jesuítas e os expulsou da colônia.
As revoltas coloniais


Quilombo de Palmares:
Comunidade organizada para realizar a luta pela liberdade e contra a escravidão.
Durou cerca de 65 anos, os últimos 10 em cerco, na Serra da Barriga, atual Alagoas.
Características:
Negros que chegavam por livre e espontânea vontade eram livres; os raptados ou aprisionados eram mantidos como escravos até trazerem mais um negro ao quilombo.
Terra coletivizada, as armas de fogo eram proibidas, homicídio, adultério e roubo eram severamente punidos.
Assembleia escolhia o Rei (vitalício) que era auxiliado por um conselho de anciãos.
Afronta contra a ordem branca instituída → dezoito expedições para sua destruição → bandeirante Domingos Jorge Velho → destruído em 1694. Zumbi foi preso e decapitado no ano seguinte.
As revoltas coloniais


image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando