Buscar

9Ano-Arquivo-37-05-11-20

Prévia do material em texto

1. A população da Índia é predominantemente urbana, o que agrava os problemas das cidades mais populosas do país. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.
A afirmação é falsa. Apesar de contar com aglomerados urbanos cada vez mais extensos que apresentam uma série de problemas, a população indiana ainda é predominantemente rural.
2. Explique a importância do Estado indiano e dos investimentos estrangeiros para o crescimento econômico da Índia.
Após a independência da Índia, houve um esforço do Estado para que ocorresse a substituição das importações, de modo a tornar o país mais autossuficiente. Esse cenário favoreceu o crescimento das indústrias siderúrgica, bélica, automotiva e de máquinas e equipamentos no país. Nas últimas três décadas, o Estado indiano incentivou os investimentos estrangeiros, sobretudo nas áreas de indústria de base e geração de energia. Mais recentemente, os investimentos nos setores de alta tecnologia e a chegada de transnacionais na Índia também favoreceram a economia do país.
3. Sobre as características econômicas e geopolíticas da Índia, assinale as afirmativas verdadeiras e reescreva as falsas, corrigindo o erro, no caderno.
a) A Índia é uma potência emergente que tem apresentado elevado crescimento econômico nas últimas décadas.
Verdadeira.
b) Índia e China disputam o controle da Caxemira, localizada ao norte do território indiano.
Falsa. A disputa pela Caxemira dá-se entre Índia e Paquistão.
c) Apesar de contar com armas nucleares, a Índia não possui atualmente conflitos em suas fronteiras ou dentro de seu território.
Falsa. Diversos conflitos ocorrem atualmente em território indiano e entre a Índia e países vizinhos, como o Paquistão e a China.
d) O setor de comércio e serviços é o setor mais relevante para o PIB da Índia, mas a agricultura é o setor que mais emprega mão de obra no país.
Verdadeira.
e) Os confrontos entre hindus e sikhs no estado do Punjab têm gerado tensões no sul do território indiano.
Falsa. O Punjab localiza-se no noroeste da Índia.
4. Assinale a alternativa correta.
a) Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné são os países que formam a Oceania.
b) A Nova Zelândia é formada pelas duas maiores ilhas do continente.
c) Predomina na Austrália o clima temperado.
d) Grande parte da Nova Zelândia é habitada por povos aborígines.
e) A Nova Zelândia encontra-se em uma região de encontro de placas tectônicas, sujeita a vulcanismo e terremotos.
Alternativa e.
5. Quais são os nomes dos dois povos nativos mais presentes na Oceania e em que países atuais eles vivem?
Os aborígines são povos nativos do atual continente australiano e os maoris da atual Nova Zelândia.
6. De acordo com o texto a seguir e os seus conhecimentos, responda às questões.
 
 “A economia da Índia cresceu mais que a da China em 2015 pela primeira vez desde 1999, e a previsão do Fundo Monetário Internacional é que essa seja uma tendência pelos próximos anos.
 No segundo trimestre de 2016, o PIB da Índia cresceu 7,1% contra o mesmo período de 2015. Na mesma base de comparação, a economia da China teve expansão de 7%, e a do Brasil, recuo de 3,8%.
 [...]
 O professor Arnaldo Francisco Cardoso aponta que ‘a distribuição de renda ainda é terrível’ na Índia, mesmo com o crescimento econômico. ‘É bastante sabido que crescimento do PIB não representa a melhora de distribuição de renda. E esse ainda é um grande desafio na Índia.’
 [...] a Índia ‘tem uma população enorme, mas um terço dessas pessoas são absolutamente miseráveis. Têm muita dificuldade para encontrar um prato de comida por dia e não têm onde morar. É um problema muito sério, são cerca de 400 milhões de pessoas’. O país tem mais de 1,3 bilhão de habitantes, segundo dados de 2015 do FMI.
 [...] ‘o crescimento das últimas décadas piorou a distribuição de renda no país, pela falta de pessoas com maiores níveis de escolaridade, o que elevou muito os salários das pessoas com maior escolaridade, sobretudo daquelas com ensino superior’.”
TREVIZAN, Karina. Índia é destaque entre Brics, com crise no Brasil e desaceleração da China. G1, 1o set. 2016. Economia. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/ noticia/2016/09/india-e-destaque-entre-brics-com-crise-nobrasil- e-desaceleracao-da-china.html>. Acesso em: 5 jul. 2018.
a) Com base em exemplos do texto, por que podemos dizer que a Índia apresenta muitos contrastes?
Apesar do elevado crescimento econômico dos últimos anos, a Índia continua apresentando graves problemas sociais, como má distribuição de renda, baixos índices de escolaridade e pobreza extrema.
b) Nos últimos anos, o que contribuiu para que a Índia alcançasse crescimento econômico?
O crescimento econômico ocorrido na Índia, nas últimas décadas, deveu-se ao incentivo promovido pelo governo indiano para que empresas estrangeiras investissem em indústrias controladas pelo Estado.
7. Interprete o gráfico abaixo, recorra aos seus conhecimentos e faça o que se pede.
a) Explique o que o gráfico está representando.
O aumento gradual da taxa de urbanização na Índia, entre 2006 e 2016. Em 2016, 33,14% da população indiana vivia em áreas urbanas.
b) Considerando que a Índia apresenta a segunda maior população do mundo, que tipo de problemas as pessoas que vivem em aglomerados urbanos do país enfrentam?
Infraestrutura precária, intensa favelização, sistema de saúde defasado e acesso restrito a água limpa, eletricidade, transporte e habitação.
c) Explique de que maneira o sistema de castas agrava os problemas sociais na Índia.
O sistema de castas na Índia, baseado em uma fundamentação religiosa, impede a ascensão socioeconômica de grande parte da população, perpetuando os problemas que os indianos enfrentam.
8. Analise o gráfico a seguir e relacione-o com o que você aprendeu sobre a economia da Austrália no período.
O gráfico representa o crescimento da demanda de carvão pelo continente asiático sobretudo a partir dos anos 2000; essa demanda contribuiu para o crescimento econômico da Austrália nesse período, pois o país tornou-se importante exportador desse recurso, sobretudo para a China. Hoje, a Austrália é o terceiro maior exportador de carvão do mundo.
9. (EBMSP, 2015) Gigante asiático, a Índia se destaca pela economia em ascensão, mas mantém uma parcela considerável da população em situação de miséria. O país está na vanguarda da globalização, mas, nas cidades, a população precisa comprar água ou cavar poços artesianos. O sistema de castas ainda é mantido. Se alguém nasce intocável, será difícil obter as mesmas chances de educação de outros indianos.
HILLER, Érico. O caminho de um país emergente. Horizonte Geográfico. São Paulo: Horizonte, a. 22, n. 122, p. 73-77, abr. 2009. Adaptado.
As informações contidas no texto revelam que, no momento, um dos componentes do BRICS (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul): 
a) enfrenta profundas contradições que opõem o progresso tecnológico a históricos desequilíbrios sociais relacionados à estratificação social baseada no preconceito e na exploração.
b) tem seu desenvolvimento científico limitado pela manutenção do sistema de castas que separa drasticamente os habitantes das cidades dos nascidos no campo.
c) apresenta, entre seus problemas sociais, a manutenção da escravidão da mulher, considerada, de acordo com o budismo, impura e incapaz de viver livremente em sociedade.
d) impõe uma política imperialista aos seus vizinhos asiáticos em razão de possuir arsenal atômico em condições de uso imediato.
e) preserva seus laços de dependência frente à Inglaterra, de quem recebe apoio tecnológico e financeiro para assegurar seus programas nucleares.
Alternativa a.
10. Na atual Austrália, um dos mais violentos atos praticados contra os aborígines foi a retirada de mais de 100 mil crianças de seus pais, levadas para serem criadas por casais de origem europeia.
Essa medida, que vigorou de 1900 a 1970, criou “gerações perdidas” de indivíduos que não se identificaramcom seus antepassados, mas também não eram aceitos pelos descendentes europeus. Embora atuantes em vários segmentos da sociedade australiana, muitas dessas pessoas ainda vivem isoladas, em áreas distantes das grandes cidades.
a) Como os colonizadores europeus encaravam os nativos da Oceania?
Como povo conquistado, sem direitos, e inferiores aos europeus brancos.
b) Buscando relacionar os casos estudados, seu conhecimento histórico e o momento presente, produzam em grupo um texto questionando a postura de intolerância étnica e a importância de se preservarem as diferentes culturas.
Resposta pessoal. 
image1.png
image2.png

Continue navegando