Buscar

APS Teoria e História da Contabilidade Millena de Menezes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA - UNICARIOCA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIA E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 
PROFESSOR: ANDERSON DANIEL VIEIRA 
DATA DE ENTREGA: 08/11/2023
 início e evolução da contabilidade 
 millena de menezes torres ribeiro - 2022100884 
 parte 1 
 história da contabilidade 
 a contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, FOI INICIADA NO TERCEIRO MILêNIO A.C na era nEOLítica. quando o homem primitivo começou a caucular a quantidade de ferramentas e animais no rebanho, e assim se estendeu com o tempo e com a necessidade do comércio.
 os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na mesopotâmia por volta de 4.000 a.c. nessa época eram utilizadas placas de argila para realizar registros de atividades comerciais. 
os egípcios desenvolveram sua própria técnica para registrar suas atividades econômicas, foi quando surgiu a contabilidade com o sistema baseado em contas correntes. A conta corrente representava um cliente ou um fornecedor e ali eram registrados os valores devidos e os valores pagos. as transações eram realizadas em ordem cronológica e o saldo da conta corrente era atualizado a cada nova transação. dessa maneira os egípcios tinham o maior controle sobre as transaÇões, facilitando os registros de pagamento e de dívidas que seriam liquidadas. além disso, esse método também facilitava a vizualização do desempenho financeiro do negócio. os primeiros livros contábeis surgiram tambem no egito antigo, eram feitos de papiro, onde registravam as produções de alimentos. 
já na grécia antiga, a contabilidade era reconhecida como ‘’ oikonomia’’ que significava gerenciamento da casa ou administração doméstica. a contabilidade era mais usada para as finanças pessoais ou empresariais. os gregos antigos utilizavam a contabilidade de caixa, que consistia em manter um registro das entradas e saídas de dinheiro. eram usadas as placas de argila para realizar as transações e informações do cliente, o valor e o motivo da transação. os ‘’oikonomoi’’ eram responsáveis pelos livros de contabilidade e pelo gerenciamento das finanças de uma casa ou de uma empresa. os gregos eram bem precisos quanto aos registros, costumavam escever o nome do comprador, o produto comprado, a quantidade, o preço e a data da transação. 
a contabilidade amadureceu quando com a expanção do comércio a partir do século xiii, nas caravanas do oriente e nas navegações no mar mediterrâneo. os primeiros sinais de balanço surgiram na itália no início do século xiv na cidade de florença. Porém o grande impulso aconteceu com o surgimento do método das partidas dobradas, elaborada pelo frei luca pacioli. 
em veneza, por volta do ano de 1880 que surgiu o controlismo, uma escola italiana de contabilidade, tendo como fundador, contador e professor: fábio besta, responsável por dar impulso ao desenvolvimento da ciência contábil. a escola de veneza tinha uma ideia oposta ao personalismo, afirmando que o objetivo do estudo da contabilidade era o controle de riqueza aziental. o pensamento controlista propoz o conceito de patrimônio que até hoje é utilizado. fábio besta consolidou a contabilidade como pensamento científico, caracterizando o seu objeto, o patrimônio; contribuindo assim com a evolução da contabilidade. 
na revolução do século xviii e xix surgiu a contabilidade industrial, também chamada como revolução industrial, que se firmou no controle de custos e orçamentos. 
a revolução industrial trouxe também a incerção de novas tecnologias, como a contabilidade de custo. com a intenção proveniente da necessidade de alterar a maneira de como os estoques eram avaliados através da contabilidade financeira. com isso, a mensuração passou a ser fundamental para a identificação de custos de produção, oque motivou o surgimento da contabilidade de custos.
depois de já evoluida, a contabilidade teve seu destaque na era da evolução. o profissional contábil se tornou um consultor dentro de organizações e empresas, sendo um papel importante para a evolução financeira de uma empresa, assumindo uma postura gerencial. um dos grandes impactos na contabilidade, foi a tecnologia. possibilitando o fácil acesso em imformações em tempo real, auxiliando os contadores na tomada de decisão, diminuindo a margem de erro e tornando mais ágil e eficaz a gestão contábil. 
 parte 2 
 teoria da contabilidade 
a contabilidade evoluiu significantemente, tendo como objetivo estudar o patrimônio de uma pessoa física ou de uma pessoa jurídica. analisando os bens, os direitos e as obrigações de ambos. desta forma, esses objetivos se tornam importantes, auxiliando no desenvolvimento e na entrega de um balanço bem sussedido. 
voltando no passado, no ano de 1982, através da necessidade de padronizar a forma que se interpreta e prepara os relátorios contábeis, foram criados os princípios contábeis. servindo para guiar o exercício da contabilidade e padronizar operações. sendo eles: da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da competência e da prudência.
· o princípio da entidade determina que não se pode confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de seus proprietários. 
· o princípio da continuidade diz que as demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por tempo inderteminado. 
· o princípio da oportunidade diz que os acontecimentos relevantes para o patrimônio devem ser registrados por completo e no momento quando ocorrem. 
· o princípio do registro pelo valor original determina que os componentes do patrimônio devem ser registrados no valor original das transações, expressos em valor presente na moeda do país. 
· o princípio da competência ele ordena que as contas de receitas, custos e despesas, devem ser registradas na contabilidade de acordo com a sua ocorrência e não de acordo com seu pagamento e seu recebimento. 
· e o princípio da prudência determina que a adoção do menor valor para os coponentes do ativo e do maior valor para os componentes do passivo. 
 tendo em uso os princípios contábeis, conseguimos enxergar a qualidade da informação contábil que tende a ser veraz e equitativa, de uma forma que satisfaz a necessidade de um grandes números de diferentes usuários. as principais qualidades são: a compreensibilidade, a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade. juntas são qualidades importantes para proporcionarem aumento na qualidade da informação contábil. 
a contabilidade se tornou uma ciência de suma importância para a sociedade, sendo responsável pelo fornecimento de dados econômicos e financeiros, e é utilizada para contribuir com a riqueza natural e desenvolvimento sustentável do meio ambiente, adotando medidas de proteção, preservação e controle do patrimônio humano. 
image1.jpeg

Continue navegando