Buscar

INTEC

Prévia do material em texto

INTEC
· Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
No mercantilismo considera- se que o governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
· Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias? 
Adam Smith – defendia a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade; 
· O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
A vantagem comparativa busca explicar diferenças de produção e comércio entre dois países ou nações diferentes, baseando-se em um mesmo produto. A ideia é analisar qual dos envolvidos possui um menor custo de oportunidade de um mesmo bem. David Ricardo. 
· Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
A lei de Say afirma que a oferta cria a sua própria demanda. E o princípio keynesiano defende que, em uma economia em recessão, deve haver ação do Estado nas políticas econômicas e gastos públicos, invertendo o sentido da Lei de Say.
· O custo de oportunidade de ir ao cinema é: 
O valor total dos gastos necessários para ir ao cinema mais o valor do seu tempo.
 
- Uma mudança marginal é aquela que:
Altera incrementalmente um plano existente.
- A “mão invisível” de Adam Smith refere-se: 
?
- Os governos podem intervir em uma economia de mercado para: 
Todas as alternativas acima. 
- Se uma nação apresenta inflação alta e persistente, a explicação mais provável é:
O banco central está emitindo quantidades excessivas de moedas.
· O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Ela expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção
· Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
Está relacionada com o custo de oportunidade, ou seja, quanto mais se produz determinado produto X maior será a queda na produção do produto Y. E isso faz com que a curva de possibilidades tenha um formato côncavo.
· Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
No sistema de fluxo circular da renda em uma economia de mercado, as empresas produzem bens e serviços que são fornecidos às famílias no mercado de bens e serviços. Por sua vez, as famílias oferecem os serviços dos fatores de produção no mercado de fatores de produção, que são demandados pelas empresas.
· Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários, bens finais e fatores de produção. 
Bens de capital: bens utilizados na fabricação de outros bens; Bens de consumo: bens destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas; Bens intermediários: São transformados em outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo; Bens finais: vendidos para o consumo final; Fatores de produção: Insumos utilizados para produzir bens e serviços.
· O que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
O argumento positivo diz respeito ao que é, enquanto o argumento normativo refere- se ao que deve ser. Exemplos..
· Qual a importância da matemática e da estatística para o estudo da econômicos? Exemplifique. 
O estudo das variáveis e conceitos econômicos, como: procura, oferta, preços, quantidades produzidas, rendimento etc. Com o objetivo de testar hipóteses e de prever tendências futuras.
· Descreva as áreas do estudo da economia.
Micro e macroeconomia. Saber diferenciar...
· Um modelo econômico é:
Uma representação simplificada de algum aspecto da economia.
· O diagrama do fluxo circular ilustra que nos mercados de fatores de produção:
As famílias são vendedoras e as empresas são compradoras.
· Um ponto dentro da fronteira de possibilidades de produção é:
Viável, mas não eficiente.
· Uma economia produz cachorros-quentes e hamburguers. Se a descoberta de um notável benefício dos cachorros-quentes para a saúde mudasse a preferência dos consumidores, haveria: 
Uma movimentação da economia ao longo da fronteira de possibilidades de produção.
· Todos os assuntos tratados fazem parte do estudo da microeconomia, exceto: 
A influência do déficit orçamentário do governo sobre o crescimento econômico.
· Qual das alternativas a seguir é uma declaração positiva, e não normativa?
A Lei X reduzirá a renda nacional. 
· Suponhamos que um neurocirurgião habilíssimo seja, por acaso, o digitador mais rápido do mundo. Ele deve digitar seus próprios trabalhos ou contratar uma secretária?
Deve contratar uma secretária, porque por mais que tenha vantagem absoluta em ambos os serviços, a secretária possui vantagem comparativa na digitação pois possui menor custo de oportunidade de digitação. 
· Crusoé pode colher 10 cocos ou pescar 1 peixe por hora. Seu amigo João pode colher 30 cocos ou pescar 2 peixes por hora. Qual é o custo de oportunidade de pescar 1 peixe para Crusoé? E para João? Quem tem vantagem absoluta na pesca? E quem tem vantagem comparativa?
Para pescar um peixe Crusoé deixa de colher 10 cocos – custo de oportunidade.
Para pescar um peixe João deixa de colher 15 cocos – custo de oportunidade.
João tem vantagem absoluta na pesca pois pesca 2 peixes por hora, enquanto Crusoé apenas 1.
Crusoé tem vantagem comparativa pois para pescar 1 peixe deixa de colher 10 cocos, enquanto João para pescar 1 peixe deixa de colher 15 cocos. 
· Em uma hora, Mateo consegue lavar 2 carros ou aparar 1 gramado, enquanto João consegue lavar 3 carros ou aparar 1 gramado. Quem tem vantagem absoluta lavando carros e quem tem vantagem absoluta aparando a grama?
João lavando, nenhum deles aparando. 
· Novamente, em uma hora, Mateo consegue lavar 2 carros ou aparar 1 gramado, enquanto João consegue lavar 3 carros ou aparar 1 gramado. Quem tem vantagem comparativa lavando carros e quem tem vantagem comparativa aparando gramas?
Mateo lavando, nenhum deles aparando.
· Quando dois indivíduos produzem de forma eficiente e realizam um acordo mutuamente benéfico baseado em vantagem comparativa:
Cada indivíduo consome um ponto em sua própria fronteira de possibilidades de produção.
· Quais são os bens normalmente importados por uma nação?
Aqueles para os quais outras nações têm uma vantagem comparativa
· Suponha que, nos Estados Unidos, produzir uma aeronave gaste 10 mil horas de trabalho e produzir uma camisa gaste 2 h de trabalho. Na china, produzir uma aeronave gaste 40 mil h de trabalho, enquanto uma camisa requer 4h de trabalho. O que essas nações vão comercializar?
A China vai exportar camisas e os Estados Unidos vão exportar aeronaves.
· Kayla consegue fazer o jantar em 30 minutos e lavar as roupas em 20 minutos. Sua colega de quarto leva metade do tempo para fazer cada tarefa. Como os colegas devem alocar o trabalho?
Kayla deve lavar mais roupas, com base em sua vantagem comparativa.
· Qual o papel dos preços relativos na análise absoluta?
Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, mais do que os preços absolutos das mercadorias.
· O estabelecimento comercial (empresa) pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
· No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do ceteris paribus? Exemplifique.
· Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
A microeconomia estuda o comportamento dos indivíduos na economia, como empresas, consumidores e famílias. Também estuda como estes indivíduos tomam decisões e comointeragem. 
· Como se divide o estudo microeconômico?
Teoria da demanda, teoria a oferta, Análise estruturas de mercado, Teoria do equilíbrio, Falhas de mercado.
· Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada.
A demanda procura ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um determinado tempo. Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade demandada devemos compreender um ponto especifico da curva relacionando um preço a uma quantidade.
· Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique. 
Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem. Observando os determinantes da demanda, verificamos que todos variam simultaneamente, ficando dificil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Da mesma forma, se quisermos saber como mudanças na renda afetam a demanda. Essa relação revela as preferencias dos consumidores.
· Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria? 
Define-se oferta de um determinado bem a quantidade desse bem que o produtor deseja vender no mercado, por unidade de tempo. Da mesma forma que a demanda, a oferta é também um fluxo. A quantidade de um determinado bem que o produtor irá ofertar no mercado depende de vários fatores como o preço do bem e o preço dos fatores de produção.
· Uma das mudanças a seguir não desloca a curva de demanda por hamburgueres.
O preço do pão de hamburguer.
· Um aumento na __ causará um movimento ao longo e determinada curva de demanda, o que é chamado alteração da __
· Ingressos de cinema e serviços de streaming de filmes são substitutos. Se o preço de um serviço de streaming aumenta, o que acontece no mercado de ingressos de cinema?
A curva de demanda se desloca para a direita.
· A descoberta de uma nova grande reserva de petróleo deslocará a curva de _________ de gasolina, levando a um _________ preço de equilíbrio
Oferta, menor.
· Se a economia entrar em recessão e a renda cair, o que acontece com o mercado de bens inferiores?
Os preços aumentam e as quantidades caem.
· Qual das seguintes alternativas poderia levar a um aumento do preço de equilíbrio e a diminuição na quantidade de equilíbrio da geleia vendida?
?
· Sobre a elasticidade-preço da demanda: Quais fatores influenciam a elasticidade-preço da demanda? Por que quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores? 
existência de bens substitutos; essencialidade do bem; importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.
O sal é um bem essencial, e pouco substituível, ter pouco peso no orçamento e ser um produto essencial apresenta elasticidade-preço demanda próxima de zero, ou seja, espera -se que, mesmo que o preço do sal dobre, as pessoas irão manter as quantidades demandadas de sal.
Quando a demanda por um bem é inelástica, espera-se que não haja variação na quantidade demandada quando há aumento do preço. Logo, sendo a receita total igual ao produto entre preço unitário e quantidade, se há aumento de preço, manter a quantidade constante, haverá aumento da receita total
· Supondo uma demanda elástica, o aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique. 
O aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores, pois são eles que têm grande reação ou resposta, nas quantidades, a eventuais variações de preços de determinado produto ou serviço.
· Defina elasticidade-renda, elasticidade preço-cruzada da demanda e elasticidade-preço da oferta.
A elasticidade-renda é a variação percentual da quantidade de mandada, dada uma variação percentual da renda do consumidor.
Elasticidade-preço cruzada da demanda é a variação percentual da quantidade de mandada do bem, dada uma variação percentual no preço de outro bem. 
A elasticidade-preço da oferta mede a variação percentual da quantidade ofertada, dada uma variação percentual no preço do bem.
· Defina a elasticidade-preço da oferta.
A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.
· Explique por que a elasticidade-preço da oferta pode ser diferente no longo ou curtos prazos. 
A razão subjacente a este padrão é que a oferta e a procura são muitas vezes inelásticas no curto prazo, de modo que as mudanças tanto na procura como na oferta podem causar uma mudança relativamente maior nos preços. E no longo prazo, as mudanças na procura ou oferta causam uma mudança menor nos preços.
· De que maneira uma seca que reduza pela metade todas as colheitas podem ser boa para os agricultores? Se uma seca como essa é boa para os agricultores, porque eles não reduzem suas colheitas, na ausência de secas? 
Diminui a oferta e aumenta preço, pq eles não podem fazer isso pq o governo não deixa.
· Um medicamento que salva vidas sem nenhum substituto próximo tende a ter:
Uma pequena elasticidade de demanda.
· Uma curva de demanda linear descendente:
É inelástica em alguns pontos e elástica em outros.
· Por que o governo costuma estabelecer preços minímos (garantidos) para produtos agrícolas? Quais políticas ele pode adotar?
Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços. Atuando como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
· Defina: Produto, insumos e função de Produção.
Produto: São os fatores adquiridos pela empresa, onde são transformados em produtos para a venda no mercado.
Insumos: São os fatores de produção que a empresa utiliza, de forma produzir o bem ou serviço final.
Função de Produção: A função de produção permite o empresário utilizar da maneira mais eficiente e combinar os fatores, consequentemente obter a maior quantidade produzida do produto.
· Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescente.
Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentara as taxas crescentes, a seguir, depois de certa quantidade utilizadado fator variável, continuara a crescer, mas a uma taxa decrescente, a produção total chegará no máximo para depois decrescer.
· Defina produto total, produto marginal e produto médio. mostre as principais relações entre esses conceitos.
Produto total: É a quantidade do Produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Produto Marginal: É a variação do produto total e a variação da quantidade utilizada do fator.
Produto médio: É o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.
Os custos totais no curto prazo decompõe-se em custos fixos e variáveis, que correspondem a pagamentos dos fatores de produção fixos e variaveis. Custos médios e custos marginais.
· Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros? 
Mercado Concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes. A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.
· diferencie lucro normal de lucro extraordinário
Lucro normal: Custo de oportunidade do capital (ex: aplicação do lucro contábil no mercado financeiro) Lucro extraordinário (lucro extra ou econômico): diferença entre a receita e total dos custos contábeis e custos de oportunidade.
· Quais as estruturas de mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
Oligopólio no mercado de fatores quando poucas empresas produzem um determinado. 
Monopólio na compra de insumos (Monopsônio) compreende de uma forma de mercado na qual somente um compradorpara muitos vendedores dos serviços dos insumos. 
Oligopólio na compra de insumo (Oligopsônio) é o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores 
Monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção defronta com um monopolista na venda desse fator.
· O que vem a ser o monopólio bilateral? 
É quando uma empresa monopolista em produção de um certo produto, produz exclusivamente para outra empresa monopolística que necessita desse produto.
· uma empresa competitiva maximiza o lucro escolhendo a quantidade em que:
Custo marginal é igual ao preço.
· Uma empresa perfeitamente competitiva: 
Estabelece o preço que lhe propicia maior participação de mercado
· Quais as categorias de bens excludentes
Bens privados e artificialmente excassos
· Quais categorias de bens são rivais?
Bens privados e recursos comuns.
· Qual das seguintes alternativas é um exemplo de bem público
Defesa nacional 
· Qual das seguintes alternativas é um exemplo de recurso comum
Peixes no oceano
· Bens públicos são:
Um tipo de monopólio natural.
· Recursos comuns são:
Super utilizados na ausência de governo.
· Qual das seguintes alter nativas é um exemplo de uma externalidade positiva?
A grama recém-cortada de Hillary torna a vizinhança mais atraente
· Se a produção de um bem gera uma externalidade negativa, a curva do custo social ficará _____ da curva de oferta e a quantidade socialmente ótima é _____ que a quantidade de equilíbrio
Acima, menor
· Quando o governo lança um imposto sobre um bem igual aos custos externos associados à produção deste bem, ele _____ o preço pago pelos consumidores e torna o resultado do mercado _____ eficiente. 
Aumenta, mais
· Qual das seguintes afirmações sobre impostos corretivos geralmente NÃO é verdadeira?
Tais impostos causam peso morto
· O teorema de Coase NÃO se aplica se
O sistema judicial impuser vigorosamente todos os contratos

Continue navegando