Buscar

o perigo de uma única história

Prévia do material em texto

O perigo de uma única história
Laís Noronha Santos – 3° Hospedagem
No contexto do vídeo, nunca existe uma história única, mas dois lados da história. Um perigo de conhecer apenas um lado da história é como ela é contada e por quem ela é contada. Um lado da história pode trazer consequências exageradas para sociedade, pois isso muda o pensamento de várias pessoas por séculos, o uso de esteriótipos, preconceitos, racismo, homofobia, generalização e tradições são por conta de que apenas um lado da história foi contado. Normalmente quem conta a história, são aqueles que tem mais poder, como por exemplo, os portugueses sobre os escravizados.
Os esteriótipos fazem que esquecemos o lado oprimido e lembramos do privilegiado, assim criamos uma única história e omitimos a outra.
Nós rebaixamos uma situação ou pessoas e escutamos um contexto que pode não ser verdadeiro. Foi o que aconteceu com a Diáspora Africana e como os povos escravizados tiveram sua cultura e história apagada e alterada pelos portugueses para mostrar o como a colonização americana foi um ato heróico e bondoso.
É isso que a Chimamanda Adichie defende, além de falar sobre feminismo, ela explana e fala sobre assuntos importantes e essenciais que são escondidos pelos esteriótipos, tradições e preconceitos.

Continue navegando