Buscar

Resumo de Angústia, por Graciliano Ramos

Prévia do material em texto

Resumo de “Angústia” de Graciliano Ramos
O livro inicia-se com Luís da Silva, um personagem pobre, depressivo e saudosista. Ele é o personagem principal e funcionário público, no começo do livro ele volta para as memórias de sua infância, essas memórias se misturam com outras lembranças, em relação a Mariana. Acima de tudo, ele está extremamente perturbado com a morte de seu pai.
Luís deve aluguel e isso o deixa mais transtornado, ele se distrai com livros onde lê no quintal (ele é escritor), ele olha para o lado e vê uma casa pobre e feia onde conheceu Mariana. Ela era uma mulher de beleza apaixonante, mas com conhecimento escasso, Luís a considera linda, mas estúpida.
Nessa mesma época Luís conheceu Julião Tavares numa festa de arte do Instituto Histórico. Era um homem, gordo, falante e patriota. Julião e seu família eram donos de imóveis e comércios, ele tinha formação de bacharel e era católico. Julião visitava Luís com muita frequência, o mesmo, no entanto, não gostava disso.
Luís pede Mariana em casamento, ela não fica muito empolgada, contudo, aceita. Ele fica eufórico com os preparativos do casamento por conta de seus desejos sexuais em relação a moça, mas ela não parece ter muita pressa, querendo fazer tudo com “decência”. Apesar do pouquíssimo dinheiro, Luís gasta vários réis para a noiva, comprando joias e tecidos. Em um dia, ele vê sua noiva trocando olhares com Julião que como sempre, fez uma visita inesperada, ele explode de raiva e expulsa a visita, Mariana alega que não aconteceu nada.
Após esse infeliz acontecimento e com as atitudes suspeitas de Mariana, ele tem quase certeza que está sendo traído pelo Julião que é um homem rico, seu desprezo pelo homem só aumentava cada vez ele que ele via a situação da sua própria vida, uma casa suja e pobre com aluguel atrasado e sua noiva sugando seu dinheiro para coisas inúteis de seu casamento.
Meses passaram e Luís percebia o quanto Mariana estava apaixonada por Julião. Ele procura e vai atras de novas paixões enquanto planeja diversas vezes matar Julião. Seu Ramalho era pai de Mariana e ele e Luís se aproximaram após ele decidir reatar com Mariana, Ramalho diz para ele evitar de vez o casamento.
Com um ódio profundo de Julião e cada vez mais distante de Mariana, Luís decide que irá enforcar Julião e condená-lo por todas as coisas ruins que aconteceram e sua vida. Pouco tempo depois, Luis descobre que Julião estava traindo Mariana e por isso ela estava tão deplorável nas poucas vezes que se viram.
Em uma noite de perseguição, após Julião ter saído da casa de Mariana, ele estrangulou Julião e o matou. Luís ficou perturbado e desesperado, perguntando-se o que faria com o corpo, ficou imaginando seu futuro se fosse pego, abandonou o corpo em uma árvore e fugiu para casa. Embriaga-se de cachaça e adormece, sem a mínima vontade de trabalhar no dia seguinte. Quando acordou tentou livrar-se dos vestígios do crime e deitou-se, adoentado e transtornado pelas lembranças, sufocado pela angústia.

Continue navegando