Buscar

TCC Márcia Corrigido

Prévia do material em texto

TEMA 
A Humanização da Enfermagem No Processo de Doação de Órgãos em uma UTI Geral 
A INFLUENCIA DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DO ENFERMEIRO SOBRE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM PACIENTES COM MORTE ENCEFÁLICA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Objetivo geral 
· Analisar a importância da humanização da enfermagem no processo de doação de órgãos em uma UTI geral.
· Ampliar as discussões sobre a humanização do cuidado do enfermeiro na doação de órgãos em pacientes com morte encefálica em terapia intensiva.
Objetivos específicos	Comment by Greice: Sugiro deixar somente de dois a três objetivos específicos.
· Avaliar se a captação de órgãos está sendo realizada com respeito, preservando a dignidade e os valores do paciente e familiares;
· Analisar a atuação do enfermeiro no processo de doação e captação de órgãos;, avaliar fatores favoráveis e desfavoráveis;
· Pesquisar Discutir o papel do profissional de enfermagemenfermeiro perante a comunicação e a humanização para com os familiares do potencial doador;
· Demonstrar a futuros enfermeiros como seu papel é de extrema importância desde a fase de comunicação com a família, ate a captação e doação do órgão.
· Proporcionar uma orientação clara, objetiva e ética, explicar à família todo o processo envolvido na doação de órgãos.
· Implementar treinamento aos profissionais para melhorar comunicação com os familiares de doadores de órgãos.
Justificativa 	Comment by Greice: Na justificativa você deve demonstrar que o estudo ainda não foi realizado, que existe um espaço para você discutir o assunto. O que você escreveu está bem escrito, mas parece mais uma conclusão do que uma justificativa. 
A importância do presente estudo, reside no fato de poucas literaturas que tratam do tema em questão e ainda, por poucos estudos na área, podemos verificar que existe a necessidade de se atentar ao papel e à importância do papel do enfermeiro diante o processo de doação de órgãos, uma vez que Diante do processo de doação de orgãos oo profissional de enfermagem juntamente com a equipe multidisciplincar da Uunidade de Tterapia Iintensiva ( UTI) desempenham papel de extrema importância na humanização e no cuidado ao doador e a família, pois os familiares estão vivenciando um momento delicado de luto e aceitação.
Tal processo ocorre ; Ppor meio do acolhimento e da relação estabeleciada entre o profissional e familares, podendo e ser considerado um fator principal na aprovação da captação de orgãos. 
Sendo assim, este estudo podeestudo pode fornecer aos profissionais de saúde envolvidos nesse processo de cuidado, orientaçõescuidado, orientações e diretrizes específicas para promover a humanização associada a essa prática, melhorando a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e familiares. Na UTI, é crucial adotar cuidados humanizados e demonstrar empatia, garantindo um ambiente de apoio e acolhimento.
Hipótese principal: De acordo com Martins (2012) enfermagem possui um papel de suma importância no processo doação-transplante, uma vez que o profissional de enfermagem é a pessoa capaz de atender as necessidades básicas de tal processo, indo desde o auxílio e aceitação da família no momento do luto, até sua capacitação no momento do coleta e inserção do órgão.	Comment by Greice: Não precisa separar em hipótese principal e hipótese secundária. Pode apenas deixar uma só. Sugiro que você busque algum artigo que fale sobre esta humanização. Daí você escreve assim: “Fulano de Tal (2010), em um estudo similar, descobriu que alguns fatores influenciam a humanização. Todavia, o autor não especificou quais.“
 Portanto, aA implementação de práticas de humanização da enfermagem no processo de doação de órgãos em uma UTI geral, pode resultar em uma melhoria significativa na qualidade do cuidado prestado aos pacientes doadores e suas famílias, aumentando a aceitação da doação, reduzindo o estresse emocional e promovendo uma cultura de respeito e empatia dentro da equipe multidisciplinar e de enfermagem.
REFERÊNCIAS
MARTINS, Ana C. A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO FRENTE À DOAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS. Disponível em https://ri.unipac.br/repositorio/wp-content/uploads/tainacan-items/282/156588/ANA-CLAUDIA-MARTINS-A-IMPORTANCIA-DO-ENFERMEIRO-FRENTE-A-DOACAO-E-MANUTENCAO-DE-ORGAOS-E-TECIDOS-ENFERMAGEM-2012.pdf. Acesso em 29/03/2024
Hipóteses 
· Treinamento em comunicação empática para profissionais de saúde pode facilitar a aceitação da doação de órgãos pelos familiares.
· Educação pública sobre doação de órgãos pode promover uma cultura de solidariedade e empatia.
· Protocolos transparentes de comunicação hospitalar podem reduzir o estresse dos familiares durante o processo de decisão.
· Equipes multidisciplinares oferecendo suporte emocional podem humanizar o processo de doação.
· O incentivo à participação ativa dos familiares no processo de doação de órgãos pode fortalecer os laços de confiança e empatia entre as partes envolvidas.
· A divulgação de histórias de sucesso e impacto positivo da doação de órgãos pode inspirar confiança e esperança nos familiares, contribuindo para uma visão mais humanizada do processo.
· O estabelecimento de políticas que reconheçam e respeitem as crenças e valores culturais dos familiares pode promover uma abordagem mais sensível e humanizada na tomada de decisões sobre doação de órgãos.
image1.png

Continue navegando