Buscar

COVID 19 CASO CLINICO 4 PDF

Prévia do material em texto

UNAMA – ANANINDEUA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Profa Me Erica Vanessa S Costa
CASO CLÍNICO 4
Paciente R.S.C., 33 anos de idade, procurou serviço de emergência em UBS de Marituba, estado do Pará quadro de febre, dor no corpo e tosse produtiva há 6 dias. Foi realizado coleta de sangue por punção digital e realizado teste de imunocromatografia. Após alguns minutos foi liberado resultado do exame:
a) Explique quando deve ser solicitado teste de anticorpo e quais os resultados possíveis.
R: O teste de anticorpos é frequentemente solicitado em diferentes situações durante a avaliação de pacientes com suspeita de COVID-19, como na avaliação de infecção passada, onde o teste de anticorpos pode ser solicitado para determinar se o paciente foi exposto ao vírus no passado e desenvolveu uma resposta imunológica, o que é útil para casos como o do paciente R.S.C., que apresenta sintomas de COVID-19 há 6 dias. O teste também pode apresentar resultado positivo para IgG, que indica que o paciente foi exposto ao vírus em algum momento no passado e desenvolveu uma resposta imunológica, ou resultado negativo para IgG, o que indica que o paciente provavelmente não foi exposto ao vírus no passado ou que ainda não desenvolveu uma resposta imunológica detectável. O teste também pode apresentar resultado positivo para IgM, o que pode indicar uma infecção recente ou em curso, pois a IgM é produzida mais rapidamente após a infecção, ou resultado negativo para IgM, o que indica que a infecção aguda é menos provável, mas não pode ser descartada apenas com este resultado.
b) Explique o que significa o resultado do exame e o que pode ter levado a esse resultado e quais são as orientações necessárias a paciente.
R: Quanto ao resultado do teste que mostra apenas uma linha na letra C, isso indica um resultado válido de controle. A letra C representa o controle do teste e confirma que o teste foi realizado corretamente e que o reagente funcionou como esperado. O teste também mostra resultado negativo para IgG e IgM o que indica que não foram encontrados anticorpos contra o vírus no momento do teste, o que pode sugerir ausência de contato prévio com o patógeno ou uma infecção tão recente que ainda não foi possível ao sistema imunológico gerar anticorpos em nível detectável. Quanto as recomendações para o paciente podemos orienta-lo a monitorar os sintomas e repetir o teste após um período indicado pelo médico para confirmar ou não a infecção e dependendo do resultado iniciarmos o tratamento.
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando