Buscar

Competencias gerenciais do enfermeiro

Prévia do material em texto

UNAMA- UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PAOLA DOS SANTOS SILVA
Resenha Critica: papel do enfermeiro gestor na atenção hospitalar e atenção básica
ANANINDEUA – PARÁ
2022
PAOLA DOS SANTOS SILVA
Resenha Critica: papel do enfermeiro gestor na atenção hospitalar e atenção básica
Trabalho realizado como parte avaliativa referente a 1ª avaliação da disciplina de Gestão da qualidade em serviços de saúde, ministrada pela prof. Danielle Bezerra.
ANANINDEUA – PARÁ
2022
O enfermeiro, dentro de suas competências profissionais, deve estar apto ao desenvolvimento de ações que viabilizem o benefício individual e coletivo, dentre estas pode-se elencar a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Temporalmente, a função de cuidar do paciente visando sua reabilitação passou a se entrelaçar com outras funções, dentre elas as atividades gerenciais, vide a necessidade em que se tem de gerir de forma eficaz o ambiente de trabalho, o processo organizacional está diretamente ligado a promoção da saúde.
A graduação é parte integrante e essencial para a formação gerencial do enfermeiro, não apenas como atividade complementar, e sim como requisito para a atuação no mercado de trabalho. Existem disciplinas durante o percurso da graduação a qual são desenvolvidas estas características, ao qual pode-se elencar a abordagem da liderança, proatividade e poder de decisão. O desenvolvimento de competências gestoras durante os estudos é essencial para aproximar o aluno da realidade que o espera, pois, não se tem mais os métodos mecanicistas e curativos como principais focos, e em sala de aula devem ser colocas atividades contextualizadas para que se possa extrair o máximo dessa temática. 
Entre as mais essenciais competências que um enfermeiro precisa está a liderança, esta característica quando vem desenvolvida desagua de forma fluida no ambiente de trabalho, principalmente na equipe, ser líder é gerir de forma otimizada os serviços vigentes, levando segurança e confiança aos clientes e familiares. A liderança é disseminada em todas as culturas do mundo, e é aplicada de forma diferente em cada local. 
Os conhecimentos gerencias que dão suporte para o desenvolvimento da liderança pelo enfermeiro, podem ser elencados o planejamento, organização, tomada de decisão, gestão de pessoas, cronograma, gerenciamento de conflitos, negociação e comunicação. Todos estes itens estão ligados direta e indiretamente, são interdependentes já que sem um deles, não se atinge o grau de otimização necessário.
 Para se se possa estar em constante desenvolvimento profissional e buscando atualizações, principalmente no que concernem as atividades gerenciais, pode-se elencar a educação permanente, tendo em vista que os profissionais necessitam dessa busca de conhecimentos constante, visando uma maior capacitação e aprendizado em compromisso com a educação e estágios da vida na graduação no ambiente de trabalho, por isso, as politicas institucionais dão muita ênfase neste quesito. O cenário de saúde está em constante transformação, e a educação permanente possibilita que o profissional esteja sempre antenado. 
A comunicação, que se caracteriza pelo ato de interagir de forma verbal ou não, é essencial dentro e fora de uma instituição de trabalho e ensino, lidar com clientes, familiares e companheiros de trabalho requer que esta habilidade esteja bem desenvolvida, logo, viabiliza uma maior acessibilidade entre as partes comunicantes, a partir do primeiro contato, podem-se criar vínculos de confiança, facilitando assim a troca de informações que facilitam o cuidar. 
Um novo modo de comunicação surge como facilitadora na transferência de informações, que é a comunicação virtual. As informações são repassadas, organizadas sistematicamente e informatizadas, adquirindo uma diversidade de funções, visando garantir que as pessoas as enviem e recebam com mais facilidade, tanto para funcionários quanto para clientes. Os sistemas de informação são essenciais como ferramentas para os gestores, que tem um maior poder de fiscalização e tomada de decisões podem ser mais rápidas e efetivas, podem-se gerar dados estatísticos setoriais com informações minuciosas tanto de pacientes quanto de funcionários, podendo haver um melhor processo de melhorias onde houverem falhas.
Em ambientes hospitalares, mais especificamente, as características supracitadas como liderança e comunicação ainda precisam ser otimizadas, e isso é feito em consonância com a educação permanente, o processo de humanização deve ser um foco para os gestores implantarem de forma geral. Estes estão associados diretamente com a cultura do trabalho, realização e satisfação dos profissionais, inclusive a caráter pessoal, sempre deixando claro que o usuário dos serviços de saúde são o foco principal de toda a otimização que é elencada. 
É ressaltado sobre o quão é fundamental a utilização de padrões que proporcione a melhoria do desenvolvimento da competência voltado para os profissionais que ocupam a liderança de suas equipes, como programas de desenvolvimento principalmente na prática clínica, e também, realizar frequentes treinamentos, palestras de gestores das instituições tenham feedbacks de profissionais sobre o que pode ser realizado para que seja melhorado ou otimizados, são as medidas mais visadas a serem tomadas.
Por meio das hipóteses existentes, é possível afirmar que o enfermeiro o qual desenvolveu suas competências gerenciais se encontra acima dos outros profissionais de sua área, sendo que esse progresso deve ser desenvolvido desde a graduação, sendo necessário que permaneça enquanto a vida profissional, considerando que o mundo se encontra em constante mudança e em evolução, os protocolos de saúde são frequentemente atualizados, desse modo, acontece a modificação do que era o enfermeiro e que se transformou e ainda está se transformando, não de desfazendo de seus princípios que é o processo de cuidar preconizado por Florence Nightingale, e sim agregando valores, neste caso processos gerenciais as competências profissionais.
É considerando um grande problema para o profissional e instituições realizar o desenvolvimento das competências gerencias, por conta que se faz necessário que tenha competência de todas as partes que para a implantação do mesmo precisa, o ensino de habilidades é fundamental, pois com ele, é possível que se torne mais fácil a transformação do ensino de administração em enfermagem a qual a decomposição teoria-prática é representada quando o afastamento da formação tradicional se depara com o mundo do trabalho.
Com isso, tem uma precisão que as etapas que formam o enfermeiro sejam modificadas, tendo em foco a gerencia e o cuidado com o paciente que são ligados diretamente, sendo necessário que seja ampliado suas habilidades na prática, assim, realizar a teoria é de suma importância para que os estudantes associem e tenham em mente a realidade que enfrentará futuramente, sendo preciso também que os profissionais realizem a teoria para serem preparadas para todos as situações que possam ocorrer no exercício do trabalho.
São tidas fundamentais para que as competências administrativas e gerenciais tenham progresso, o grupo indispensável de compreensões adaptados para elaborar, realizar tomadas decisões, interagir, gestão de pessoal, desse modo, examiná-los para que seja contribuída a gestão de recursos humanos, recursos materiais, físicos e financeiros. Sendo assim, é preciso que o profissional da enfermagem esteja bem interagido em todo o sistema que administra em seu ambiente de trabalho.
REFERÊNCIAS
DIAS, T.C.L.; SANTOS, J.L.G.; CORDENUZZI, O.C.P.; PROCHNOW, A.G. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Enferm, v.64, n.5, p.931-937, 2011.
SANTOS, T. O papel da auditoria em enfermagem na assistência à saúde. Ciências Biológicas e de Saúde Unit v. 6, n. 1. p. 99-106, 2020.
SILVA, S.C.; TAVEIRA, L.M. Como o enfermeiro auditorpode influenciar na qualidade assistencial. Revista JRG De Estudos Acadêmicos Ano IV, v.4, n.9, 2021.
image1.png

Continue navegando