Buscar

TRABALHO ELVIRA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
Inaugurado em janeiro de 2009,na antiga sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS -SP),o Memorial da Resistência de São Paulo é o principal museu dedicado à preservação e divulgação das memórias e histórias de diferentes manifestações de resistência à repressão política no Brasil durante a Ditadura Militar.
Com o principal propósito de promover debates e reflexões sobre os desafios enfrentados durante o período ditatorial,e destacando sempre a importância da "resistência" nas mais variadas formas.E é com este intuito,que o Memorial abriga milhares de documentos históricos,fotos,depoimentos e relatos de ex-presos,etc.Todo esse acervo busca conscientizar o público sobre a importância da memória,da democracia e dos direitos humanos.
IMPRESSÕES GIOVANA
O Memorial da Resistência nos leva a um passado carregado de histórias tristes do período da ditadura militar brasileira,mas que deve ser lembrada para que não se repita. A resistência é tema central no espaço e em suas exposições.
Caminhando pelas celas,ouvindo os depoimentos dos ex-presos,vendo a precariedade a que eram submetidos,notei que lutavam pelo direito a algo que estavam justamente privados: liberdade.Mas mesmo naquele cenário de tanta dor e tristeza,a resistência e a solidariedade permanecia.

Continue navegando

Outros materiais