Buscar

Origem do monte Roraima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO RELIGIOSO
Conceito de Transcendência e Transcendente.
Atividade 1
Você se lembra da história de Branca de Neve? A princesa perseguida pela bruxa e perdida na floresta aprendeu a ser feliz cuidando dos anões e sendo cuidada por eles.
As tradições sagradas explicam que a perda da felicidade é resultado do egoísmo e do descuido com quem vive ao nosso lado.
A ORIGEM DO MONTE RORAIMA
	Contam os índios macuxis, do estado de Roraima, que no começo dos tempos as tribos lá viviam felizes. A caça e a pesca eram abundantes e havia alimentos para todos.
	Naquele lugar as árvores davam todo tipo de frutos, menos a banana, que ainda não existia no mundo. Por isso foi imensa a surpresa de todos quando em uma certa manhã viram na planície uma bananeira com um lindo cacho maduro.
	Os pajés refletiram, conversaram e compreenderam que a bananeira pertencia a Paaba, o deus criador. Chamaram-na Paruru e aconselharam os índios de todas as tribos a não tocarem no fruto da planta sagrada.
	Durante muito tempo o conselho dos pajés foi respeitado. Mas em uma certa manhã todos viram com espanto que o cacho de bananas da Paruru havia desaparecido.
	Antes de descobrirem que fizera aquilo, os índios sentiram o chão se mover. Os céus tremeram em trovões e os animais da terra e do ar fugiram para longe. O dilúvio inundou tudo e um monte imenso brotou das águas e subiu até as nuvens.
	Foi assim que apareceu o majestoso Monte Roraima. Desde então, através dos tempos, ele chora o fim da felicidade e lamenta pela pessoa que quis guardar o cacho de frutos sagrados só para si.
	Contam os índios que todos os dias Paaba desce e suas nuvens cobrem o topo do monte que chora.
		Após a leitura do texto, responda:
1) Identifique no texto o que representava a felicidade para os índios macuxis.
2) Encontre diferenças e semelhanças entre o mito macuxi e a sociedade atual.
3) Você conhece outras histórias sagradas parecidas com essa? Quais?
Atividade 2
A FELICIDADE É UMA CONQUISTA
	Todos nós temos limites que nos impedem de praticar o respeito pelos outros e a solidariedade: nosso egoísmo, o desejo de ter tudo só para nós, de vingar as ofensas, de competir e brigar, de ridicularizar os outros... Porém essas atitudes machucam as pessoas que vivem conosco e também nos deixam infelizes.
	Mas será que as pessoas pensam assim? Que tal preparar uma enquete e descobrir o que elas dizem?
1) Entreviste pessoas (pode ser através das redes sociais, aplicativos, etc) com a seguinte pergunta: “O que te faz feliz?”. Peça para que a pessoa explique a resposta. Anote no caderno um resumo das respostas.
2) Com o resultado das entrevistas, tente organizar sua própria resposta sobre o que é a felicidade e como alcançá-la.

Continue navegando