Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TICs 16 – Diferenças Parte superior do formulário
Quais as diferenças entre os termos abaixo:
1. Sexo biológico Refere-se aos atributos físicos, anatômicos e fisiológicos que distinguem os seres humanos como machos e fêmeas. Geralmente, é determinado por características como cromossomos sexuais (XX para fêmeas e XY para machos), órgãos reprodutivos e hormônios sexuais. No entanto, é importante notar que a diversidade biológica existe, e algumas pessoas podem ter características intersexuais ou variações em relação às categorias tradicionais de sexo.
2. Identidade de gênero Refere-se à profunda convicção interna de ser homem, mulher, ambos, nenhum ou outro gênero, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento. Em outras palavras, é como uma pessoa se sente e se identifica em relação ao seu próprio gênero. Alguém pode ter uma identidade de gênero masculina, feminina, não-binária, entre outras possibilidades.
3. Expressão de gênero Refere-se à forma como uma pessoa expressa sua identidade de gênero para o mundo exterior, por meio de comportamentos, aparência, roupas, estilo de fala, entre outros elementos. A expressão de gênero pode ser mais alinhada com as expectativas sociais tradicionais associadas ao sexo atribuído no nascimento (por exemplo, uma pessoa que nasceu como homem e se expressa de maneira tradicionalmente masculina) ou pode desafiar essas expectativas (por exemplo, uma pessoa que nasceu como homem e se expressa de maneira tradicionalmente feminina).
4. Orientação sexual Refere-se à atração emocional, romântica e/ou sexual que uma pessoa sente em relação a outras pessoas. A orientação sexual pode ser heterossexual (atração por pessoas do sexo oposto), homossexual (atração por pessoas do mesmo sexo), bissexual (atração por pessoas de ambos os sexos), assexual (pouca ou nenhuma atração sexual) ou de outras formas. A orientação sexual não está diretamente relacionada ao sexo biológico, identidade de gênero ou expressão de gênero.
Referências: 
São Paulo. Governo do Estado. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual. Diversidade sexual e cidadania LGBT. 3ª ed. São Paulo: SJDC/SP, 2018. 47 p

Mais conteúdos dessa disciplina