Buscar

Guerra Civil Russa

Prévia do material em texto

Guerra Civil Russa
A Guerra Civil Russa (1918-1922) foi um conflito complexo e tumultuado que eclodiu na esteira da Revolução Russa de 1917. Esse confronto envolveu uma miríade de facções com objetivos distintos, criando um cenário caótico que moldou o futuro da Rússia.
De um lado, as forças "Brancas" eram compostas por uma coalizão anti-bolchevique que incluía monarquistas, liberais e socialistas moderados. Por outro lado, as forças "Vermelhas" eram lideradas pelos bolcheviques, sob o comando de Vladimir Lenin.
A guerra foi caracterizada por brutalidade e brutalidades de ambos os lados, com intervenções estrangeiras complicando ainda mais o conflito. Países como Grã-Bretanha, França, Japão e Estados Unidos apoiaram as forças Brancas na esperança de conter o avanço do socialismo.
As causas da Guerra Civil Russa foram multifacetadas, incluindo tensões sociais, econômicas e políticas. A assinatura do Tratado de Brest-Litovski pelos bolcheviques, retirando a Rússia da Primeira Guerra Mundial, também exacerbou as divisões internas.
A vitória dos bolcheviques consolidou o poder do Partido Comunista na Rússia e estabeleceu as bases para a formação da União Soviética. A Guerra Civil Russa teve um impacto duradouro na história do país, moldando sua trajetória política, social e econômica nas décadas seguintes.

Continue navegando