Buscar

MOSTRA PEDAGOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUMARU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
C.E.I JÚLIA FRANCISCA GOMES
DIVERSIDADES CULTURAIS DOS ESTADOS DA 
AMAZÔNIA, ACRE E PARÁ.
Cumaru
2024
INTRODUÇÃO
A diversidade cultural do Brasil é uma das maiores do mundo. A cultura da população brasileira é resultado das contribuições de diversos povos, e é um fator que resultou das contribuições culturais que o país recebeu de diversos povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos, que auxiliaram na construção da identidade cultural brasileira. O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade.
A existência de diferentes festejos e manifestações culturais em todo o território brasileiro. Essas festas e costumes são fruto da vasta diversidade de povos presentes no país e da influência de aspectos culturais regionais, como a religião e a colonização. O Carnaval, comemorado em praticamente todas as cidades do país, é a mais típica festividade cultural do Brasil.
Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país. A diversidade de culturas de um país é importante para a preservação e valorização das identidades das suas populações.
O estado do Amazonas pertence à região Norte do Brasil, sendo o maior em território, com uma população de 4,2 milhões de habitantes. Tem na sua capital, Manaus, a principal cidade e aglomeração urbana do estado.
A cultura amazonense divide-se entre suas raízes indígenas e traços da colonização europeia. O estado conta, desde 1918, com a Academia Amazonense de Letras, que fortalece suas riquezas culturais. Na capital, destaca-se o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico da região, tombado em 1966.
Na cultura popular, o Festival Folclórico de Parintins é visto e conhecido por todo Brasil. Tido como um ótimo carnaval fora de época, o festival atrai diversos turistas para o Amazonas todos os anos.
O Acre é um dos 27 estados brasileiros, tendo sido elevado a essa condição no ano de 1962. Antes de ser anexado ao Brasil, ele pertencia à Bolívia e ao Peru. Localiza-se na Região Norte, no bioma Amazônia, e o clima predominante é o equatorial úmido.
A cultura do Acre reúne elementos que refletem a diversidade populacional do estado, como os costumes das populações indígenas, influências nordestinas e manifestações que são características da Região Norte do Brasil.
Em 2011, a casa onde viveu o ambientalista, seringueiro e ativista Chico Mendes, no município de Xapuri, foi tombada como Patrimônio Material do Acre.
O estado do Pará está localizado na região Norte do Brasil. O seu povoamento baseou-se na exploração do leito do rio Amazonas. O interesse português na região surgiu das riquezas naturais do território paraense, como os recursos minerais.
Na atualidade, o Pará é um dos principais produtores de ferro e ouro do Brasil. A cultura paraense é marcada por influências indígenas e religiosas. São pratos culinários típicos do Pará o pato no tucupi e o tacacá.
A cultura paraense é uma das mais ricas e singulares do Brasil. O artesanato tem forte influência indígena, com a produção de peças de barro e palha. Já as expressões culturais têm como base a influência dos diversos imigrantes que foram atraídos para o estado ao longo dos anos. São festejos importantes do estado o Círio de Nazaré e os festivais de boi bumbá.
JUSTIFICATIVA
 	O presente projeto justifica-se baseado na compreensão de que a promoção da cultura nacional vai além do mero conhecimento superficial, é um convite para uma imersão profunda nas raízes que compõem a identidade brasileira. Reconhecemos a importância de elevar a sensibilidade dos estudantes, educadores e da comunidade em geral para a riqueza das múltiplas heranças culturais que formam o mosaico do Brasil.
OBJETIVO GERAL
Por meio do projeto pedagógico “DIVERSIDADES CULTURAIS DOS ESTADOS DA AMAZÔNIA, ACRE E PARÁ.”, promover a valorização, o respeito e o orgulho pela riqueza de tradições que compõem a identidade nacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender as distintas manifestações culturais presentes nos Estados do Amazonas, Acre e Pará, promovendo o entendimento das peculiaridades que enriquecem nossa
identidade nacional.
• Reconhecer as expressões artísticas tradicionais dessas regionais, tais como música,
dança, folclore, artesanato e culinária, destacando sua importância na formação
da cultura do país.
• Integrar diferentes disciplinas, fomentando a interdisciplinaridade para abordar o
tema cultural de maneira abrangente, envolvendo áreas como História, Geografia,
Artes, Literatura e Sociologia.
• Incentivar a criação de produtos culturais pelos alunos, como artes visuais,
músicas, poesias ou projetos de pesquisa, permitindo a expressão individual e
coletiva da identidade cultural.
 METODOLOGIA
O Projeto Pedagógico “DIVERSIDADES CULTURAIS DOS ESTADOS DA AMAZÔNIA, ACRE E PARÁ.”, propõe-se a centralizar, características das três regiões, bem como, suas culturas e tradições de acordo.
	
CULMINÂNCIA
A finalização desse projeto ocorrerá em duas etapas:
· Mostra pedagógica
· Desfile Cívico
image1.jpg
image2.png
image3.jpg
image4.png

Continue navegando