Buscar

filme o leitor

Prévia do material em texto

UFBA
INSTITUTO DE LETRAS 
LETE 18 – LINGUA PORTUGUESA II 
ALUNAS-JESSICA BULCÃO E MILENA BARROS 
Temas relacionadas do filme “O Leitor” e os textos “Leituras, sistemas de conhecimentos e processamento textual” e “Texto, leitura e sentido”
A leitura é e sempre foi uma atividade extremamente importante para a sociedade, leitura nada mais é do que um testemunho oral da palavra escrita. Mais leitura não é só um testemunho oral para o escrito é preciso compreensão e uma análise critica do texto lido.
A leitura não era como atualmente, na qual se lê em uma parte da casa silenciosa e solitariamente. Não era normal lê para si, pois precisavam praticar o ato da oralidade na leitura para melhor compreensão. O que não deixa de ser uma verdade, a oralidade durante a leitura para a fixação do conteúdo e assim melhor compreensão do texto lido.
A leitura também não pode ser usada como obrigação e sim de forma prazerosa. O local onde é feito a leitura e as posições são fatores mostrados no filme “O leitor” filme o qual um garoto de 15 anos (Michael) se envolve sexualmente com uma cobradora de bonde mais velha (Hannah). Michael exercia o ato de ler na cama, na banheira, no sofá, em variados lugares e posições. Mais tarde Michael descobrirá que Hannah não sabe Ler por isso a condição de que em troca dele ler para ela e ela retribuir com relações sexuais demonstra assim que a maior parte da leitura se dá na cama. É preciso ter desacordo entre o que lê e o que e o lugar onde lê.
Diante disso tudo percebe-se que a leitura é variável e que lugar tempo maneira e condições influi muito no entendimento. Tornando-se assim um fator muito importante na pratica de leitura. Unindo o texto “Diferentes formas de ler” e o filme “O leitor” presume-se que a idéia de que a leitura compartilhada é abordada no texto como fator de interação social, interação social esta que são misturadas entre letra e sexo.
A autora Márcia de Abre aborda a idéia de leitura em fotografias, e leitura que deve ser feito em ambientes confortáveis. O texto “Diferentes formas de ler” aborda a idéia de diversidade de leituras fator também abordado no filme. Michael lê para Hannah de revistas em quadrinhos a livros de romance. Portanto o texto e o filme possuem muitos pontos em comuns como preconceito para com as mulheres. A falta de leitura como fator para o agravamento do analfabetismo.
Apesar de Hannah não exercer o ato da leitura ela entendia perfeitamente o que Michael lia, pois ela tinha o conhecimento e processamento textual, as historias passava para Hannah sentimentos levavam lagrimas, riso, surpresa, e é através do conhecimento de mundo, e a ajuda de Michael que Hannah aprende a ter. As demonstrações de sentimentos de Hannah, revelam a capacidade de ela identificar o contexto do texto seja El social, cultural, estético, ou político. Portanto quanto mais conhecimento de mundo o leitor ou ouvinte tiver, melhor a compreensão. Ingedore Villaça Koch exprime que ocorre distinção do contexto de uso entre fala e escrita.
Na fala há interação face-a-face e na escrita não, na escrita o produtor do texto apresenta informações que dê para estabelecer relações de comunicações.
 
 
Referencias Bibliográficas
KOCH ,Ingedore Villaça.ELIAS,Vanda Maria. Texto e Contexto: (Con)Texto, leitura e sentido ____________In: Ler e compreender.
KOCH ,Ingedore Villaça.ELIAS,Vanda Maria. Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual. ____________In: Ler e compreender.
image1.emf

Continue navegando