Buscar

MUDANÇAS CLIMATICAS - ECOLOGIA

Prévia do material em texto

MUDANÇAS CLIMATICAS - ECOLOGIA
Sandra Maria do Nascimento
Medicina Veterinária
Quando falamos em mudanças climáticas, lemos artigos relacionados ao tema ou mesmo observamos o nosso dia a dia, sentimos os efeitos desse fenômeno de forma assustadora, por exemplo, onde há momentos em que enfrentamos temperaturas com sensação térmica de 62,3 °C. Sofremos enquanto seres humanos, capazes de nos adaptar à muitas condições a nós expostas, mas o que dizer sobre os animais que dependem do ecossistema para sobreviver?
A ONU nos diz que a mudança climática coloca em risco a sobrevivência de espécies terrestres e oceânicas. Um milhão de espécies estão em risco de extinção nas próximas décadas e a taxa de extinção é mil vezes mais rápida do que em qualquer outro momento da história humana registrada. De acordo com a jornalista americana Elizabeth Kolbert em seu livro "A Sexta Extinção: Uma História Não Natural", as extinções em massa são fenômenos que aconteceram apenas cinco vezes em alguns bilhões de anos. O que difere a sexta extinção das demais é que, desta vez, a ação humana é a principal causadora do desaparecimento das espécies, sendo considerada, portanto, como um fenômeno “não natural”. 
Existem causas naturais que contribuem para mudanças climáticas, porém os danos da ação humana são, em sua maioria das vezes, irreparáveis, sendo responsáveis por acelerar processos que deveriam levar milhares de anos para acontecer. Estudiosos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão brasileiro que estuda o tema, listam como fatores principais a queima de combustíveis fósseis por veículos ou indústrias, o metano liberado por aterros sanitários, pela agricultura e pela pecuária, e a queima de vegetações ou biomassa.
Segundo informações da ONU, "cortar florestas para criar fazendas ou pastagens, ou por outras razões, causa emissões de gás carbônico, porque quando as árvores são cortadas, o carbono que elas vêm armazenando é liberado". Mas o aumento da temperatura não é a única consequência, adverte a organização: "Como a Terra é um sistema no qual tudo está conectado, as mudanças em uma área podem influenciar as mudanças em todas as outras”.
No contexto do Brasil, algumas atividades têm efeitos significativos, podemos citar o agronegócio, o garimpo ilegal e seus impactos ambientais negativos, como o desmatamento, as queimadas, a poluição do ar e da água, a exploração descontrolada de recursos naturais, a exploração trabalhista análoga à escravidão, o genocídio de povos originários e a urbanização desordenada.
Diante de tal problemática, de acordo com o IPCC - Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, organizado pela ONU, as medidas que poderão ser tomadas, evitando um gigantesco impacto ambiental e uma profunda perda de biodiversidade são: diminuir drasticamente os gases do efeito estufa nas indústrias, investir em energia limpa, fazer o aprimoramento de técnicas agrícolas, combater o desmatamento e a descarbonização do transporte e das construções.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Mudança climática: o que é, como é causada e o que você pode fazer para revertê-la. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/10/mudanca-climatica-o-que-e-como-e-causada-e-o-que-voce-pode-fazer-para-reverte-la>. Acesso em: 21 abr. 2024.
MACHADO, Tainara; ECA-USP, Achados & Lidos | [Resenha] A Sexta Extinção – Uma História Não Natural. Disponível em: <https://www.achadoselidos.com.br/2017/04/12/resenha-a-sexta-extincao-uma-historia-nao-natural/>. Acesso em: 21 abr. 2024.
THOMAS, Jennifer Ann. O que são as mudanças climáticas? Disponível em: <https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/04/04/o-que-sao-as-mudancas-climaticas.ghtml>. Acesso em: 21 abr. 2024.

Continue navegando

Outros materiais