Logo Passei Direto
Buscar

1 2 Linguagens de programação de microcontroladores

User badge image
Sofrencia EAD

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. Atualmente, existem diversas linguagens de programação voltadas para desenvolver soluções em sistemas microcontrolados. Essas linguagens podem ser classificadas como baixo nível e alto nível.
Sendo assim, de acordo com seus conhecimentos e com o conteúdo desta Unidade de Aprendizagem, marque a alternativa correta que contém apenas linguagens de alto nível:
C, C++, Basic e Java.
· As linguagens de baixo nível são aquelas que contêm pouco ou nenhum nível de abstração do conjunto de instruções de uma arquitetura de computador. Dentre as linguagens listadas na questão, somente a linguagem de máquina e o Assembly são classificadas como linguagens de baixo nível.
· ​​​​​​​As linguagens de alto nível são aquelas que contêm forte nível de abstração do conjunto de instruções de uma arquitetura de computador. Dentre as linguagens listadas na questão, as linguagens C, C++, Basic, Pascal, Java e Python são classificadas como linguagens de alto nível.
2. Um código de alto nível facilita a leitura do código e torna o desenvolvimento mais rápido. No entanto, são necessárias etapas adicionais para que o microcontrolador compreenda o programa desenvolvido em comparação com os códigos, utilizando a linguagem de baixo nível.
Nesse contexto, marque a alternativa com as etapas necessárias ordenadas para a conversão de códigos em linguagem de alto nível para linguagem de máquina:
Compilação, montagem e linkagem.
· Na linguagem de alto nível, o código programado é primeiramente compilado para uma linguagem de baixo nível. Então, ele é montado para um código objeto pelo Assembler. E, por fim, ele é linkado em um código executável em linguagem de máquina, enquanto que na linguagem de baixo nível são necessárias apenas a montagem e a linkagem.
3. A linguagem de programação de baixo nível mais conhecida é o Assembly. Ela é muito utilizada em diversos microprocessadores e microcontroladores e pode apresentar algumas diferenças, de acordo com a arquitetura do dispositivo programado. Sendo assim, ela não é uma linguagem portátil.
De acordo com os seus conhecimentos e o conteúdo abordado nesta Unidade de Aprendizagem, marque a alternativa correta sobre a linguagem Assembly:
O Assembly é uma linguagem que contém instruções com uma notação mais legível que a linguagem de máquina e menos familiar que a linguagem de alto nível.
· As instruções da linguagem Assembly são mnemônicos, que são palavras (rótulos simbólicos) curtas de fácil memorização e autoexplicativas na língua inglesa. Desse modo, ela é mais legível do que a linguagem de máquina e menos familiar do que a linguagem de alto nível.
· O compilador é um programa que traduz uma linguagem de alto nível para uma de baixo nível, e não é necessário para código em linguagem Assembly. A etapa de compilação é necessária para programas em linguagem de alto nível.
​​​​​​​A linguagem Assembly não é diretamente reconhecida por um computador, sendo necessárias as etapas de montagem e linkagem para converter um código em Assembly para linguagem de máquina.
4. Considere o conjunto de instruções em Assembly para um microcontrolador fictício:
Suponha que você trabalha como desenvolvedor e desenvolveu o seguinte trecho de código em Assembly:
1: MOVLW 3
2: MOV A, W
3: MOVLW 5
4: MOV B, W
5: SUB B, A
6: ADD A, B
Marque a alternativa que contenha os valores finais dos registradores A, B e W ao executar esse trecho de código.
A = 5, B = 2 e W = 5.
· Na linha 1, o comando MOVLW 3 salva o valor numérico 3 no registrador W.
· Na linha 2, o comando MOV A, W copia o conteúdo do registrador W, no momento é 3, para o registrador A.
· Na linha 3, o comando MOVLW 5 salva o valor numérico 5 no registrador W. Esse é o valor final do registrador W.
· Na linha 4, o comando MOV B, W copia o conteúdo do registrador W, no momento é 5, para o registrador B.
· Na linha 5, o comando SUB B, A realiza a operação B = B (valor 5) - A (valor 3), portanto, o conteúdo de B ficará igual a 2. Este é o valor final do registrador B.
· Na linha 6, o comando ADD A, B realiza a operação A = A (valor 3) + B (valor 2), portanto, o conteúdo de A ficará igual a 5. Este é o valor final do registrador A.
5. A linguagem C é uma linguagem de programação de alto nível utilizada para a programação de computadores e microcontroladores. Essa popularidade vem da robustez e eficiência que a linguagem apresenta. Sendo assim, considere o código mostrado na figura a seguir: 
Sendo assim, marque a alternativa com a saída impressa na tela ao executar esse código:
Bem-vindo ao mundo do C.
Programar vai ser muito bom!
· Os códigos em C seguem um fluxo de execução de cima para baixo, sendo assim, o comando printf("Bem-vindo ao mundo do C.\n\n"), na linha 4, é executado primeiro e imprime a mensagem (Bem-vindo ao mundo do C.) na tela. O código de formatação \n indica a quebra de linha e posiciona o cursor no início dessa nova linha. Como há dois \n no comando, então, duas novas linha serão saltadas. E, portanto, o comando printf("Programar vai ser muito bom!") irá imprimir a mensagem na terceira linha da tela, deixando uma linha de espaço entre as mensagens. Sendo assim, a saída impressa na tela será:
Bem-vindo ao mundo do C.
Programar vai ser muito bom!
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina