Logo Passei Direto
Buscar

02 Questões Geologia e Mecânica dos Solos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na nossa sociedade, as rochas e os minerais assumem um importante papel, desde os primórdios da civilização.
Sobre recursos minerais metálicos, assina-le a alternativa correta:
A O minério de ferro normalmente está associado a depósitos vulcano-sedimentares e sua lavra é de pequenas dimensões. Os minerais que formam os minérios de ferro normalmente são a hematita e a rocha.
B O ouro (Au) é um metal de cor amarela brilhante, baixa dureza, alta densidade e de fácil manuseio, pois é maleável. Ocorre na forma de pepitas, grãos ou como agregados dendríticos associados a outros minerais. Forma depósitos minerais de difícil modelamento, associados a processos hidrotermais, estando alojando normalmente em veios de quartzo que preenchem fraturas.
C Na Cordilheira do Andes existe um grande acúmulo de cobre, uma indústria não tão importante para o país mas que é promissora para o futuro, uma vez que a estrutura geológica formada na colisão continental de placas tectônicas continua crescendo e formando cada vez mais minérios de cobre.
D A prata (Ag) é um metal de cor amarela, com alta condutividade elétrica e alta maleabilidade. Apesar de ser estável em contato com o ar e a água, desenvolve uma película de sulfeto que lhe confere uma cor dourada oxigênio. A Argentina continua sendo o maior produtor de prata da América latina e tem seu nome originado de Argentum, prata em latim.

A geologia é uma ciência básica para os humanos. As culturas desenvolvidas em nosso planeta estão intimamente relacionadas com as paisagens ao seu redor, e a paisagem física é produto da geologia local. Além disso, somos mais de 7 bilhões de pessoas, sempre crescendo e desenvolvendo tecnologias e precisando cada vez mais de recursos naturais para atender às suas demandas. Como parte da indústria primária, a geologia é fundamental nesse processo e em outros.
Sobre esse tema, levantamos algumas considerações:
i. A indústria mineral brasileira é composta principalmente por pequenas e médias empresas e responsável por mais de 54 bilhões de dólares do PIB brasileiro.
ii. A mineração é uma atividade industrial essencial à vida moderna, mas provoca poluição sonora, da água e do ar, além de erosão e subsidência de terrenos.
iii. Quando a mineração é realizada em ambientes urbanos, não temos tantos problemas quanto em áreas abertas, evitando desta forma vibrações, ruídos e impactos visuais advindos da movimentação volumosa de terra.
iv. No Brasil, a exploração irregular associada ao uso intenso de minerais industriais de construção aumentou as jazidas e potencializou o uso do solo, resultando em áreas ricas no entorno de grandes cidades.
v. O modelo de desenvolvimento brasileiro teve um incremento dos núcleos urbanos a partir da década de 1970, pressionando a exploração dos recursos naturais, principalmente para a indústria e a construção civil.
A As considerações i, ii e iii estão corretas
B As considerações i, ii e v estão corretas
C As considerações ii, iii e iv estão corretas
D Nenhuma consideração está correta.

Os minérios também podem ser energéticos, ou seja, capazes de produzir energia. Destacam-se o petróleo, gás, carvão e os elementos radioativos.
Assinale a alternativa correta:
A O petróleo é um líquido originado pela decomposição de matéria orgânica, principalmente algas, formado pelo soterramento e compactação dessa matéria orgânica em ambiente anaeróbico, concentrando carbono e transformando em hidrocarbonetos.
B O gás não está associado a decomposição de matéria orgânica, como normalmente é dito e ocorre em rochas magmáticas.
C O carvão mineral não é originado da decomposição de material orgânica. O que ocorre é que em regiões de rochas muito antigas, formadas por magma, o carvão mineral se forma expontaneamente.
D Elementos radioativos são aqueles que possuem a capacidade de emitir radiação, num processo para tornar seus enormes núcleos instáveis, mas apenas quando elevados à alta temperatura.

O clima é fundamental na gênese de solos. De maneira individual, é o fator que mais influencia o intemperismo porque é em função da condição climática que o regime pluviométrico e as temperaturas se estabelecem, e já sabemos que a água é fator imprescindível nos processos intempéricos e erosivos.
Sobre este assunto, podemos afirmar que:
i. A quantidade de água regula a velocidade das reações químicas dos processos intempéricos e pedogenéticos.
ii. Quanto mais abundante for a quantidade de água e sua renovação no sistema, mais completas serão as reações químicas.
iii. Quanto menor a precipitação, mais profundo é o manto de alteração.
A os itens i e iii estão corretos;
B os itens ii e iii estão corretos;
C os itens i e ii estão corretos;
D Todos os itens estão corretos.

Os processos formadores de minério podem ser endógenos ou exógenos. Depósitos endógenos podem ser magmáticos, hidrotermais, vulcano-sedimentares ou metamórficos. Depósitos exógenos podem ser sedimentares ou supérgenos.
Sobre estes processos, assinale a única alternativa correta:
A Depósitos endógenos magmáticos são formados pela vaporização resultande de gases de magmas ricos em oxigênio.
B Depósitos endógenos hidrotermais são formado pelo aquecimento de fluidos quando ocorrem intrusões magmáticas.
C Depósitos exógenos sedimentares são formados por magma expelido de vulcões.
D Depósitos exógenos supérgenos ocorrem quando há um enriquecimento de porções internas de solos.

Os solos podem ser analisados levando-se em conta um perfil, que é a representação de seus estratos – horizontes – em um corte vertical da superfície até a rocha sã.
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
A Os horizontes podem ser classificados como horizontes genéticos e em horizontes clonados.
B Quando nos deparamos com um perfil de solo, é necessária a compreensão desses horizontes para entendermos as características de cada tipo de solo.
C Processos intempéricos são derivados dos fatores de formação de um solo.
D Os fatores de formação de solo não tem relação com mecanismos físicos, químicos e biológicos, que vão originar os diferentes tipos de solos e seus horizontes distintos.

As faixas móveis, ou cinturões de dobramentos, são áreas geradas por uma tectônica ativa que forma grandes dobramentos e falhamentos regionais, construindo cadeias de montanhas. Estão associadas aos limites de placas convergentes, tanto entre placas continentais quanto oceânicas ou de ambas. Na colisão de placas, os processos de diastrofismo geram a orogênese, que simplificadamente é um processo tectônico de encurtamento, espessamento e consequente soerguimento da litosfera.
Assinale a alternativa correta:
A As faixas móveis (ou cinturões de dobramento) estão relacionadas à colisão de placas tectônicas, gerando cadeias de montanhas – cordilheiras, e as mais conhecidas formadas no cenozoico são as Cordilheiras dos Himalaias e a Cordilheira dos Andes.
B No território brasileiro temos faixas móveis recentes, diferente de outros lugares do mundo.
C As faixas móveis no Brasil ainda não sofreram com a dinâmica externa do planeta.
D As faixas móveis não possuem importância econômica, pois agregam minerais metálicos e também rochas ornamentais de baixo valor.

Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites principais a placa africana a oeste, separada pela cadeia meso-oceânica; a leste está a Cordilheira dos Andes, que é produto da subducção da placa de nazca, onde está o Oceano Pacífico.
Assinale a alternativa correta:
A Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e não possuem vulcões e terremotos, pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas dinâmica interna do planeta.
B Países como as Guianas, Suriname, Paraguai e Uruguai, assim como o Brasil, se situam em zonas muito ativas em relação à dinâmica interna do planeta e todos possuem vulcões e consequentemente terremotos.
C O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna do planeta. É por isso que não são comuns no país eventos como terremotos ou vulcanismo, visto que esses fenômenos estão relacionados normalmente ao encontro de placas - convergentes, divergentes ou conservativas.
D Numa situação intraplaca, territórios não estão sujeitos a movimentações da crosta continental. Neste caso, temos os exemplos do Acre ou em Estados do Nordeste, que nunca sofreram abalo sísmico nenhum.

Assinale a alternativa correta:
A A exploração de depósitos minerais não é um assunto complexo e envolve poucas etapas de conhecimento geológico sobre o depósito mineral.
B Nem todo mineral pode ser modelados usando as relações de uma fonte de energia.
C Recurso mineral é a identificação de material rochoso que tem ou pode ter utilidade para o ser humano. Para determinar o tamanho desse recurso mineral (depósito), são necessárias etapas de investigação geológica, como sondagens em conjunto com análises químicas de água, solo e rochas.
D Um processo mineralizador é um conjunto de ações que se desenvolvem de modo desordenado e que leva a formação de uma bacia sedimentar que futuramente receberá água.

Cubar um depósito significa:
A avaliar o volume de um corpo em unidades cúbicas
B avaliar o volume de um corpo em unidades quadradas
C avaliar o volume de um corpo em unidades lineares
D avaliar o volume de um corpo em unidades temáticas de aprendizagem.

Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
A As bacias ditas intraplacas – é comum o termo intracratônicas – são formadas no exterior de uma placa tectônica.
B Bacias sedimentares de fundos oceânicos, como uma porção do Oceano Atlântico, já foram consideradas intraplacas mas hoje em dia são conhecida como extraplacas.
C Bacias sedimentares são divididas em dois tipos principais: aquelas formadas no interior da placa tectônica e as formadas próximas das bordas das placas tectônicas.
D Bacias formadas nas bordas das placas tectônicas nã variam.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na nossa sociedade, as rochas e os minerais assumem um importante papel, desde os primórdios da civilização.
Sobre recursos minerais metálicos, assina-le a alternativa correta:
A O minério de ferro normalmente está associado a depósitos vulcano-sedimentares e sua lavra é de pequenas dimensões. Os minerais que formam os minérios de ferro normalmente são a hematita e a rocha.
B O ouro (Au) é um metal de cor amarela brilhante, baixa dureza, alta densidade e de fácil manuseio, pois é maleável. Ocorre na forma de pepitas, grãos ou como agregados dendríticos associados a outros minerais. Forma depósitos minerais de difícil modelamento, associados a processos hidrotermais, estando alojando normalmente em veios de quartzo que preenchem fraturas.
C Na Cordilheira do Andes existe um grande acúmulo de cobre, uma indústria não tão importante para o país mas que é promissora para o futuro, uma vez que a estrutura geológica formada na colisão continental de placas tectônicas continua crescendo e formando cada vez mais minérios de cobre.
D A prata (Ag) é um metal de cor amarela, com alta condutividade elétrica e alta maleabilidade. Apesar de ser estável em contato com o ar e a água, desenvolve uma película de sulfeto que lhe confere uma cor dourada oxigênio. A Argentina continua sendo o maior produtor de prata da América latina e tem seu nome originado de Argentum, prata em latim.

A geologia é uma ciência básica para os humanos. As culturas desenvolvidas em nosso planeta estão intimamente relacionadas com as paisagens ao seu redor, e a paisagem física é produto da geologia local. Além disso, somos mais de 7 bilhões de pessoas, sempre crescendo e desenvolvendo tecnologias e precisando cada vez mais de recursos naturais para atender às suas demandas. Como parte da indústria primária, a geologia é fundamental nesse processo e em outros.
Sobre esse tema, levantamos algumas considerações:
i. A indústria mineral brasileira é composta principalmente por pequenas e médias empresas e responsável por mais de 54 bilhões de dólares do PIB brasileiro.
ii. A mineração é uma atividade industrial essencial à vida moderna, mas provoca poluição sonora, da água e do ar, além de erosão e subsidência de terrenos.
iii. Quando a mineração é realizada em ambientes urbanos, não temos tantos problemas quanto em áreas abertas, evitando desta forma vibrações, ruídos e impactos visuais advindos da movimentação volumosa de terra.
iv. No Brasil, a exploração irregular associada ao uso intenso de minerais industriais de construção aumentou as jazidas e potencializou o uso do solo, resultando em áreas ricas no entorno de grandes cidades.
v. O modelo de desenvolvimento brasileiro teve um incremento dos núcleos urbanos a partir da década de 1970, pressionando a exploração dos recursos naturais, principalmente para a indústria e a construção civil.
A As considerações i, ii e iii estão corretas
B As considerações i, ii e v estão corretas
C As considerações ii, iii e iv estão corretas
D Nenhuma consideração está correta.

Os minérios também podem ser energéticos, ou seja, capazes de produzir energia. Destacam-se o petróleo, gás, carvão e os elementos radioativos.
Assinale a alternativa correta:
A O petróleo é um líquido originado pela decomposição de matéria orgânica, principalmente algas, formado pelo soterramento e compactação dessa matéria orgânica em ambiente anaeróbico, concentrando carbono e transformando em hidrocarbonetos.
B O gás não está associado a decomposição de matéria orgânica, como normalmente é dito e ocorre em rochas magmáticas.
C O carvão mineral não é originado da decomposição de material orgânica. O que ocorre é que em regiões de rochas muito antigas, formadas por magma, o carvão mineral se forma expontaneamente.
D Elementos radioativos são aqueles que possuem a capacidade de emitir radiação, num processo para tornar seus enormes núcleos instáveis, mas apenas quando elevados à alta temperatura.

O clima é fundamental na gênese de solos. De maneira individual, é o fator que mais influencia o intemperismo porque é em função da condição climática que o regime pluviométrico e as temperaturas se estabelecem, e já sabemos que a água é fator imprescindível nos processos intempéricos e erosivos.
Sobre este assunto, podemos afirmar que:
i. A quantidade de água regula a velocidade das reações químicas dos processos intempéricos e pedogenéticos.
ii. Quanto mais abundante for a quantidade de água e sua renovação no sistema, mais completas serão as reações químicas.
iii. Quanto menor a precipitação, mais profundo é o manto de alteração.
A os itens i e iii estão corretos;
B os itens ii e iii estão corretos;
C os itens i e ii estão corretos;
D Todos os itens estão corretos.

Os processos formadores de minério podem ser endógenos ou exógenos. Depósitos endógenos podem ser magmáticos, hidrotermais, vulcano-sedimentares ou metamórficos. Depósitos exógenos podem ser sedimentares ou supérgenos.
Sobre estes processos, assinale a única alternativa correta:
A Depósitos endógenos magmáticos são formados pela vaporização resultande de gases de magmas ricos em oxigênio.
B Depósitos endógenos hidrotermais são formado pelo aquecimento de fluidos quando ocorrem intrusões magmáticas.
C Depósitos exógenos sedimentares são formados por magma expelido de vulcões.
D Depósitos exógenos supérgenos ocorrem quando há um enriquecimento de porções internas de solos.

Os solos podem ser analisados levando-se em conta um perfil, que é a representação de seus estratos – horizontes – em um corte vertical da superfície até a rocha sã.
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
A Os horizontes podem ser classificados como horizontes genéticos e em horizontes clonados.
B Quando nos deparamos com um perfil de solo, é necessária a compreensão desses horizontes para entendermos as características de cada tipo de solo.
C Processos intempéricos são derivados dos fatores de formação de um solo.
D Os fatores de formação de solo não tem relação com mecanismos físicos, químicos e biológicos, que vão originar os diferentes tipos de solos e seus horizontes distintos.

As faixas móveis, ou cinturões de dobramentos, são áreas geradas por uma tectônica ativa que forma grandes dobramentos e falhamentos regionais, construindo cadeias de montanhas. Estão associadas aos limites de placas convergentes, tanto entre placas continentais quanto oceânicas ou de ambas. Na colisão de placas, os processos de diastrofismo geram a orogênese, que simplificadamente é um processo tectônico de encurtamento, espessamento e consequente soerguimento da litosfera.
Assinale a alternativa correta:
A As faixas móveis (ou cinturões de dobramento) estão relacionadas à colisão de placas tectônicas, gerando cadeias de montanhas – cordilheiras, e as mais conhecidas formadas no cenozoico são as Cordilheiras dos Himalaias e a Cordilheira dos Andes.
B No território brasileiro temos faixas móveis recentes, diferente de outros lugares do mundo.
C As faixas móveis no Brasil ainda não sofreram com a dinâmica externa do planeta.
D As faixas móveis não possuem importância econômica, pois agregam minerais metálicos e também rochas ornamentais de baixo valor.

Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites principais a placa africana a oeste, separada pela cadeia meso-oceânica; a leste está a Cordilheira dos Andes, que é produto da subducção da placa de nazca, onde está o Oceano Pacífico.
Assinale a alternativa correta:
A Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e não possuem vulcões e terremotos, pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas dinâmica interna do planeta.
B Países como as Guianas, Suriname, Paraguai e Uruguai, assim como o Brasil, se situam em zonas muito ativas em relação à dinâmica interna do planeta e todos possuem vulcões e consequentemente terremotos.
C O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna do planeta. É por isso que não são comuns no país eventos como terremotos ou vulcanismo, visto que esses fenômenos estão relacionados normalmente ao encontro de placas - convergentes, divergentes ou conservativas.
D Numa situação intraplaca, territórios não estão sujeitos a movimentações da crosta continental. Neste caso, temos os exemplos do Acre ou em Estados do Nordeste, que nunca sofreram abalo sísmico nenhum.

Assinale a alternativa correta:
A A exploração de depósitos minerais não é um assunto complexo e envolve poucas etapas de conhecimento geológico sobre o depósito mineral.
B Nem todo mineral pode ser modelados usando as relações de uma fonte de energia.
C Recurso mineral é a identificação de material rochoso que tem ou pode ter utilidade para o ser humano. Para determinar o tamanho desse recurso mineral (depósito), são necessárias etapas de investigação geológica, como sondagens em conjunto com análises químicas de água, solo e rochas.
D Um processo mineralizador é um conjunto de ações que se desenvolvem de modo desordenado e que leva a formação de uma bacia sedimentar que futuramente receberá água.

Cubar um depósito significa:
A avaliar o volume de um corpo em unidades cúbicas
B avaliar o volume de um corpo em unidades quadradas
C avaliar o volume de um corpo em unidades lineares
D avaliar o volume de um corpo em unidades temáticas de aprendizagem.

Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
A As bacias ditas intraplacas – é comum o termo intracratônicas – são formadas no exterior de uma placa tectônica.
B Bacias sedimentares de fundos oceânicos, como uma porção do Oceano Atlântico, já foram consideradas intraplacas mas hoje em dia são conhecida como extraplacas.
C Bacias sedimentares são divididas em dois tipos principais: aquelas formadas no interior da placa tectônica e as formadas próximas das bordas das placas tectônicas.
D Bacias formadas nas bordas das placas tectônicas nã variam.

Prévia do material em texto

<p>Questão 1/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Na nossa sociedade, as rochas e os minerais assumem um importante papel, desde os primórdios da civilização.</p><p>Sobre recursos minerais metálicos, assina-le a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A O minério de ferro normalmente está associado a depósitos vulcano-sedimentares e sua lavra é de pequenas dimensões. Os minerais que formam os minérios de ferro normalmente são a hematita e a rocha.</p><p>maior reserva de minério de ferro do país, porém, é uma das menores do mundo.</p><p>B O ouro (Au) é um metal de cor amarela brilhante, baixa dureza, alta densidade e de fácil manuseio, pois é maleável. Ocorre na forma de pepitas, grãos ou como agregados dendríticos associados a outros minerais. Forma depósitos</p><p>minerais de difícil modelamento, associados a processos hidrotermais, estando alojando normalmente em veios de quartzo que preenchem fraturas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Na Cordilheira do Andes existe um grande acúmulo de cobre, uma indústria não tão importante para o país mas que é promissora para o futuro, uma vez que a estrutura geológica formada na colisão continental de placas tectônicas</p><p>continua crescendo e formando cada vez mais minérios de cobre.</p><p>D A prata (Ag) é um metal de cor amarela, com alta condutividade elétrica e alta maleabilidade. Apesar de ser estável em contato com o ar e a água, desenvolve uma película de sulfeto que lhe confere uma cor dourada</p><p>oxigênio. A Argentina continua sendo o maior produtor de prata da América latina e tem seu nome originado de Argentum, prata em latim.</p><p>Questão 2/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>A geologia é uma ciência básica para os humanos. As culturas desenvolvidas em nosso planeta estão intimamente relacionadas com as paisagens ao seu redor, e</p><p>a paisagem física é produto da geologia local. Além disso, somos mais de 7 bilhões de pessoas, sempre crescendo e desenvolvendo tecnologias e precisando</p><p>cada vez mais de recursos naturais para atender às suas demandas. Como parte da indústria primária, a geologia é fundamental nesse processo e em outros.</p><p>Sobre esse tema, levantamos algumas considerações:</p><p>i. A indústria mineral brasileira é composta principalmente por pequenas e médias empresas e responsável por mais de 54 bilhões de dólares do PIB brasileiro.</p><p>ii. A mineração é uma atividade industrial essencial à vida moderna, mas provoca poluição sonora, da água e do ar, além de erosão e subsidência de terrenos.</p><p>iii. Quando a mineração é realizada em ambientes urbanos, não temos tantos problemas quanto em áreas abertas, evitando desta forma vibrações, ruídos e</p><p>impactos visuais advindos da movimentação volumosa de terra.</p><p>iv. No Brasil, a exploração irregular associada ao uso intenso de minerais industriais de construção aumentou as jazidas e potencializou o uso do solo, resultando</p><p>em áreas ricas no entorno de grandes cidades.</p><p>v. O modelo de desenvolvimento brasileiro teve um incremento dos núcleos urbanos a partir da década de 1970, pressionando a exploração dos recursos</p><p>naturais, principalmente para a indústria e a construção civil.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A As considerações i, ii e iii estão corretas</p><p>B As considerações i, ii e v estão corretas</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C As considerações ii, iii e iv estão corretas</p><p>D Nenhuma consideração está correta.</p><p>Questão 3/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os minérios também podem ser energéticos, ou seja, capazes de produzir energia. Destacam-se o petróleo, gás, carvão e os elementos radioativos.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A O petróleo é um líquido originado pela decomposição de matéria orgânica, principalmente algas, formado pelo soterramento e compactação dessa matéria orgânica em ambiente anaeróbico, concentrando carbono e transformando</p><p>em hidrocarbonetos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B O gás não está associado a decomposição de matéria orgânica, como normalmente é dito e ocorre em rochas magmáticas.</p><p>C O carvão mineral não é originado da decomposição de material orgânica. O que ocorre é que em regiões de rochas muito antigas, formadas por magma, o carvão mineral se forma expontaneamente.</p><p>D Elementos radioativos são aqueles que possuem a capacidade de emitir radiação, num processo para tornar seus enormes núcleos instáveis, mas apenas quando elevados à alta temperatura.</p><p>Questão 4/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>O clima é fundamental na gênese de solos. De maneira individual, é o fator que mais influencia o intemperismo porque é em função da condição climática que o</p><p>regime pluviométrico e as temperaturas se estabelecem, e já sabemos que a água é fator imprescindível nos processos intempéricos e erosivos.</p><p>Sobre este assunto, podemos afirmar que:</p><p>i. A quantidade de água regula a velocidade das reações químicas dos processos intempéricos e pedogenéticos.</p><p>ii. Quanto mais abundante for a quantidade de água e sua renovação no sistema, mais completas serão as reações químicas.</p><p>iii. Quanto menor a precipitação, mais profundo é o manto de alteração.</p><p>Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A os itens i e iii estão corretos;</p><p>B os itens ii e iii estão corretos;</p><p>C os itens i e ii estão corretos;</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D Todos os itens estão corretos.</p><p>Questão 5/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os processos formadores de minério podem ser endógenos ou exógenos.</p><p>Depósitos endógenos podem ser magmáticos, hidrotermais, vulcano-sedimentares ou metamórficos.</p><p>Depósitos exógenos podem ser sedimentares ou supérgenos.</p><p>Sobre estes processos, assinale a única alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Depósitos endógenos magmáticos são formados pela vaporização resultande de gases de magmas ricos em oxigênio.</p><p>B Depósitos endógenos hidrotermais são formado pelo aquecimento de fluidos quando ocorrem intrusões magmáticas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Depósitos exógenos sedimentares são formados por magma expelido de vulcões.</p><p>D Depósitos exógenos supérgenos ocorrem quando há um enriquecimento de porções internas de solos.</p><p>Questão 6/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os solos podem ser analisados levando-se em conta um perfil, que é a representação de seus estratos – horizontes – em um corte vertical da superfície até a</p><p>rocha sã, como vemos na Figura a seguir:</p><p>Um horizonte de solo pode ser compreendido como uma camada de porção sólida (minerais e/ou matéria orgânica) aproximadamente paralela à superfície do</p><p>terreno e que apresenta características produzidas por processos pedogenéticos.</p><p>Os horizontes de solo ainda interagem entre si, sendo às vezes a origem ou a causa de outro horizonte.</p><p>Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Os horizontes podem ser classificados como horizontes genéticos e em horizontes clonados.</p><p>B Quando nos deparamos com um perfil de solo, é necessária a compreensão desses horizontes para entendermos as características de cada tipo de solo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Processos intempéricos são derivados dos fatores de formação de um solo.</p><p>D Os fatores de formação de solo não tem relação com mecanismos físicos, químicos e biológicos, que vão originar os diferentes tipos de solos e seus horizontes distintos.</p><p>Questão 7/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Recursos minerais simples podem ser cubados com métodos simples, usando conhecimento geológico básico. Depósitos minerais complexos, normalmente</p><p>metálicos, exigem técnicas mais robustas de geoestatística. As técnicas de geoestatística permitem modelar depósitos, considerando suas características</p><p>geológicas, inferindo teores em diferentes direções, conforme o modelo do processo mineralizador.</p><p>Quando os depósitos minerais são avaliados em função de teores e quantidade,</p><p>eles podem ser classificados como uma reserva mineral medida, quase prontos</p><p>para serem explorados economicamente. No entanto, fatores externos podem também modificar a viabilidade econômica de um depósito, como distância do</p><p>centro consumidor, infraestrutura do local do jazimento, demanda pelo minério etc.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Para que um depósito seja economicamente viável de ser explorado, além da presença do minério no local, é necessário avaliar seu volume, o teor de cada parte do depósito e as condições locais e de comércio daquele produto.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B Existem uma única forma de extrair minérios da natureza e ela é chamada de lavra, e o depósito mineral em operação de lavra é uma mina.</p><p>C Para chegar a efetivar a lavra de uma reserva, não são necessários trâmites legais com o governo federal, porque o subsolo pertence à quem comprou o terreno.</p><p>D Em garimpos, são realizados estudos de cubagem do depósito e viabilidade econômica, sendo um processo que não envolve perdas minerais e nem destruição ambiental.</p><p>Questão 8/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>As faixas móveis, ou cinturões de dobramentos, são áreas geradas por uma tectônica ativa que forma grandes dobramentos e falhamentos regionais,</p><p>construindo cadeias de montanhas. Estão associadas aos limites de placas convergentes, tanto entre placas continentais quanto oceânicas ou de ambas. Na</p><p>colisão de placas, os processos de diastrofismo geram a orogênese, que simplificadamente é um processo tectônico de encurtamento, espessamento e</p><p>consequente soerguimento da litosfera. Importante frisar que são áreas de instabilidade tectônica, sujeitas a vulcanismo e terremotos.</p><p>Atualmente, o entendimento da formação de faixas móveis se dá de maneira policíclica, isto é, pode haver diferentes processos de orogenia no mesmo espaço,</p><p>em tempos diferentes, gerando “colagens orogênicas” e determinando uma origem composta das faixas móveis, impossibilitando a existência de duas faixas</p><p>móveis idênticas. Além disso, nem sempre a faixa móvel completa os estágios evolutivos teóricos.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A As faixas móveis (ou cinturões de dobramento) estão relacionadas à colisão de placas tectônicas, gerando cadeias de montanhas – cordilheiras, e as mais conhecidas formadas no cenozoico são as Cordilheiras dos Himalaias e a Cordilheira</p><p>dos Andes.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B No território brasileiro temos faixas móveis recentes, diferente de outros lugares do mundo.</p><p>C As faixas móveis no Brasil ainda não sofreram com a dinâmica externa do planeta.</p><p>D As faixas móveis não possuem importância econômica, pois agregam minerais metálicos e também rochas ornamentais de baixo valor.</p><p>Questão 9/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites principais a</p><p>placa africana a oeste, separada pela cadeia meso-oceânica; a leste está a Cordilheira dos Andes, que é produto da subducção da placa de nazca, onde está o</p><p>Oceano Pacífico. A figura a seguir demonstra a disposição das placas.</p><p>O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à</p><p>dinâmica interna do planeta.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e não possuem vulcões e terremotos, pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas</p><p>dinâmica interna do planeta.</p><p>B Países como as Guianas, Suriname, Paraguai e Uruguai, assim como o Brasil, se situam em zonas muito ativas em relação à dinâmica interna do planeta e todos possuem vulcões e consequentemente terremotos.</p><p>C O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna do planeta. É por isso que não são comuns no país eventos como</p><p>terremotos ou vulcanismo, visto que esses fenômenos estão relacionados normalmente ao encontro de placas - convergentes, divergentes ou conservativas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D Numa situação intraplaca, territórios não estão sujeitos a movimentações da crosta continental. Neste caso, temos os exemplos do Acre ou em Estados do Nordeste, que nunca sofreram abalo sísmico nenhum.</p><p>Questão 10/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os solos podem ser analisados levando-se em conta um perfil, que é a representação de seus estratos – horizontes – em um corte vertical da superfície até a</p><p>rocha sã, como vemos na Figura a seguir:</p><p>Um horizonte de solo pode ser compreendido como uma camada de porção sólida (minerais e/ou matéria orgânica) aproximadamente paralela à superfície do</p><p>terreno e que apresenta características produzidas por processos pedogenéticos. Os horizontes de solo ainda interagem entre si, sendo às vezes a origem ou a</p><p>causa de outro horizonte.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Os horizontes podem ser classificados como horizontes genéticos e em horizontes pedogênicos.</p><p>B Quando nos deparamos com um perfil de solo, é necessária a compreensão desses horizontes para entendermos as características de cada tipo de solo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Processos intempéricos são derivados dos fatores de formação de um solo.</p><p>D Os fatores de formação de solo não tem relação com mecanismos físicos, químicos e biológicos, que vão originar os diferentes tipos de solos e seus horizontes distintos.</p><p>Questão 1/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os terrenos geológicos da América do sul são distintos entre si, e há uma clara separação entre compartimentos.</p><p>Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A A região do Brasil Central e a das Guianas são consideradas escudos cristalinos e não estão estáveis ao longo dos últimos milhões de anos.</p><p>B A Cordilheira dos Andes é classificada como uma faixa de dobramentos modernos, com as maiores montanhas da América do Sul.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Apesar do Brasil ter dimensões continentais, não é esperado que haja diferentes tipos de ambientes geológicos em seu território porque não existem muitas alterações geológicas nesta região do mundo.</p><p>D As estruturas geológicas que compõem a geologia brasileira nunca fizeram parte de diferentes continentes, e sempre apresentou tamanhos constantes ao longo do tempo geológico.</p><p>Questão 2/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites principais a</p><p>placa africana a oeste, separada pela cadeia meso-oceânica; a leste está a Cordilheira dos Andes, que é produto da subducção da placa de nazca, onde está o</p><p>Oceano Pacífico. A figura a seguir demonstra a disposição das placas.</p><p>O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à</p><p>dinâmica interna do planeta.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e não possuem vulcões e terremotos, pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas</p><p>dinâmica interna do planeta.</p><p>B Países como as Guianas, Suriname, Paraguai e Uruguai, assim como o Brasil, se situam em zonas muito ativas em relação à dinâmica interna do planeta e todos possuem vulcões e consequentemente terremotos.</p><p>C O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna</p><p>do planeta. É por isso que não são comuns no país eventos como</p><p>terremotos ou vulcanismo, visto que esses fenômenos estão relacionados normalmente ao encontro de placas - convergentes, divergentes ou conservativas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D Numa situação intraplaca, territórios não estão sujeitos a movimentações da crosta continental. Neste caso, temos os exemplos do Acre ou em Estados do Nordeste, que nunca sofreram abalo sísmico nenhum.</p><p>Questão 3/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>O Brasil é um país privilegiado em relação a jazimentos metálicos. Somos detentores da maior jazida de ferro do mundo, localizada em Carajás, no Pará, que é</p><p>uma grande província mineralógica no país. Além de ferro, a cidade produz também cobre e ouro, mostrando que depósitos minerais metálicos podem ter</p><p>diferentes metais associados.</p><p>Os elementos metálicos dividem-se em (Teixeira et al., 2009):</p><p>Nota: 10.0</p><p>A  Ferrosos: Fe, Mn, Cr, Ni, Mo, Co, W, V;</p><p> Cubosos: Cu, Pb, Zn, Sn;</p><p> Leves: Al, Mg, Ti, Be;</p><p> Preciosos: Au, Ag, Pt;</p><p> Belos: Be, Cs, Li etc.</p><p>B  Ferrosos: Fe, Mn, Cr, Ni, Mo, Co, W, V;</p><p> Básicos: Cu, Pb, Zn, Sn;</p><p> Alumínicos: Al, Mg, Ti, Be;</p><p> Belos: Au, Ag, Pt;</p><p> Raros: Be, Cs, Li etc.</p><p>C  Ferrosos: Fe, Mn, Cr, Ni, Mo, Co, W, V;</p><p> Básicos: Cu, Pb, Zn, Sn;</p><p> Leves: Al, Mg, Ti, Be;</p><p> Preciosos: Au, Ag, Pt;</p><p> Raros: Be, Cs, Li etc.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D  Aluminosos: Fe, Mn, Cr, Ni, Mo, Co, W, V;</p><p> Cubosos: Cu, Pb, Zn, Sn;</p><p> Leves: Al, Mg, Ti, Be;</p><p> Preciosos: Au, Ag, Pt;</p><p> Belos: Be, Cs, Li etc.</p><p>Questão 4/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Os minérios também podem ser energéticos, ou seja, capazes de produzir energia. Destacam-se o petróleo, gás, carvão e os elementos radioativos.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A O petróleo é um líquido originado pela decomposição de matéria orgânica, principalmente algas, formado pelo soterramento e compactação dessa matéria orgânica em ambiente anaeróbico, concentrando carbono e transformando</p><p>em hidrocarbonetos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B O gás não está associado a decomposição de matéria orgânica, como normalmente é dito e ocorre em rochas magmáticas.</p><p>C O carvão mineral não é originado da decomposição de material orgânica. O que ocorre é que em regiões de rochas muito antigas, formadas por magma, o carvão mineral se forma expontaneamente.</p><p>D Elementos radioativos são aqueles que possuem a capacidade de emitir radiação, num processo para tornar seus enormes núcleos instáveis, mas apenas quando elevados à alta temperatura.</p><p>Questão 5/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>A Geologia Econômica estuda desde a formação dos depósitos minerais até seu dimensionamento e sua exploração econômica. Um depósito mineral é formado</p><p>pelos processos geológicos internos da Terra, em diferentes tipos de ambientes, onde é acumulada uma quantidade elevada de determinado elemento químico</p><p>ou mineral que tem importância econômica. Mineral ou elemento químico com importância econômica é uma definição para o termo minério.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A A exploração de depósitos minerais não é um assunto complexo e envolve poucas etapas de conhecimento geológico sobre o depósito mineral</p><p>B Nem todo mineral pode ser modelados usando as relações de uma fonte de energia.</p><p>C Recurso mineral é a identificação de material rochoso que tem ou pode ter utilidade para o ser humano. Para determinar o tamanho desse recurso mineral (depósito), são necessárias etapas de investigação geológica, como sondagens em</p><p>conjunto com análises químicas de água, solo e rochas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D Um processo mineralizador é um conjunto de ações que se desenvolvem de modo desordenado e que leva a formação de uma bacia sedimentar que futuramente receberá água.</p><p>Questão 6/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Conforme o conhecimento geológico de um recurso mineral cresce, esse depósito passa a ser uma reserva mineral — um volume de minério medido e avaliado</p><p>e com perspectivas de ser aproveitada economicamente. A avaliação de recursos minerais inicia-se com a cubagem do depósito.</p><p>Cubar um depósito significa:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A avaliar o volume de um corpo em unidades cúbicas</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B avaliar o volume de um corpo em unidades quadradas</p><p>C avaliar o volume de um corpo em unidades lineares</p><p>D avaliar o volume de um corpo em unidades temáticas de aprendizagem.</p><p>Questão 7/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>As bacias sedimentares são as grandes estruturas regionais que recebem sedimentos de áreas-fontes, durante milhões de anos, formando rochas sedimentares</p><p>nessas depressões.</p><p>Essas bacias podem ter períodos de deposição e intervalos entre essas deposições, dando origem a discordâncias erosivas, e normalmente estão associadas a</p><p>uma tectônica suave, com soerguimento de alguns arcos, e o metamorfismo, quando presente, é de contato ou muito baixo grau. Os critérios de classificação de</p><p>bacias sedimentares se baseiam no ambiente tectônico em que foram formadas.</p><p>Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A As bacias ditas intraplacas – é comum o termo intracratônicas – são formadas no exterior de uma placa tectônica.</p><p>B Bacias sedimentares de fundos oceânicos, como uma porção do Oceano Atlântico, já foram consideradas intraplacas mas hoje em dia são conhecida como extraplacas.</p><p>C Bacias sedimentares são divididas em dois tipos principais: aquelas formadas no interior da placa tectônica e as formadas próximas das bordas das placas tectônicas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>D Bacias formadas nas bordas das placas tectônicas nã variam.</p><p>Questão 8/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Na nossa sociedade, as rochas e os minerais assumem um importante papel, desde os primórdios da civilização.</p><p>Sobre recursos minerais metálicos, assina-le a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A O minério de ferro normalmente está associado a depósitos vulcano-sedimentares e sua lavra é de pequenas dimensões. Os minerais que formam os minérios de ferro normalmente são a hematita e a rocha.</p><p>maior reserva de minério de ferro do país, porém, é uma das menores do mundo.</p><p>B O ouro (Au) é um metal de cor amarela brilhante, baixa dureza, alta densidade e de fácil manuseio, pois é maleável. Ocorre na forma de pepitas, grãos ou como agregados dendríticos associados a outros minerais. Forma depósitos</p><p>minerais de difícil modelamento, associados a processos hidrotermais, estando alojando normalmente em veios de quartzo que preenchem fraturas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C Na Cordilheira do Andes existe um grande acúmulo de cobre, uma indústria não tão importante para o país mas que é promissora para o futuro, uma vez que a estrutura geológica formada na colisão continental de placas tectônicas</p><p>continua crescendo e formando cada vez mais minérios de cobre.</p><p>D A prata (Ag) é um metal de cor amarela, com alta condutividade elétrica e alta maleabilidade. Apesar de ser estável em contato com o ar e a água, desenvolve uma película de sulfeto que lhe confere uma cor dourada</p><p>oxigênio. A Argentina continua sendo o maior produtor de prata da América latina e tem seu nome originado de Argentum, prata em latim.</p><p>Questão 9/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>A geologia é uma ciência básica para os humanos. As culturas desenvolvidas em nosso planeta estão intimamente relacionadas com as paisagens ao seu redor, e</p><p>a paisagem física é produto da geologia local. Além disso, somos mais de 7 bilhões de pessoas, sempre crescendo e desenvolvendo tecnologias e precisando</p><p>cada vez mais de recursos naturais para atender às suas demandas. Como parte da indústria primária, a geologia é fundamental nesse processo e em outros.</p><p>Sobre esse tema, levantamos</p><p>algumas considerações:</p><p>i. A indústria mineral brasileira é composta principalmente por pequenas e médias empresas e responsável por mais de 54 bilhões de dólares do PIB brasileiro.</p><p>ii. A mineração é uma atividade industrial essencial à vida moderna, mas provoca poluição sonora, da água e do ar, além de erosão e subsidência de terrenos.</p><p>iii. Quando a mineração é realizada em ambientes urbanos, não temos tantos problemas quanto em áreas abertas, evitando desta forma vibrações, ruídos e</p><p>impactos visuais advindos da movimentação volumosa de terra.</p><p>iv. No Brasil, a exploração irregular associada ao uso intenso de minerais industriais de construção aumentou as jazidas e potencializou o uso do solo, resultando</p><p>em áreas ricas no entorno de grandes cidades.</p><p>v. O modelo de desenvolvimento brasileiro teve um incremento dos núcleos urbanos a partir da década de 1970, pressionando a exploração dos recursos</p><p>naturais, principalmente para a indústria e a construção civil.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A As considerações i, ii e iii estão corretas</p><p>B As considerações i, ii e v estão corretas</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>C As considerações ii, iii e iv estão corretas</p><p>D Nenhuma consideração está correta.</p><p>Questão 10/10 - Geologia e Mecânica dos Solos</p><p>Recursos minerais simples podem ser cubados com métodos simples, usando conhecimento geológico básico. Depósitos minerais complexos, normalmente</p><p>metálicos, exigem técnicas mais robustas de geoestatística. As técnicas de geoestatística permitem modelar depósitos, considerando suas características</p><p>geológicas, inferindo teores em diferentes direções, conforme o modelo do processo mineralizador.</p><p>Quando os depósitos minerais são avaliados em função de teores e quantidade, eles podem ser classificados como uma reserva mineral medida, quase prontos</p><p>para serem explorados economicamente. No entanto, fatores externos podem também modificar a viabilidade econômica de um depósito, como distância do</p><p>centro consumidor, infraestrutura do local do jazimento, demanda pelo minério etc.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A Para que um depósito seja economicamente viável de ser explorado, além da presença do minério no local, é necessário avaliar seu volume, o teor de cada parte do depósito e as condições locais e de comércio daquele produto.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>B Existem uma única forma de extrair minérios da natureza e ela é chamada de lavra, e o depósito mineral em operação de lavra é uma mina.</p><p>C Para chegar a efetivar a lavra de uma reserva, não são necessários trâmites legais com o governo federal, porque o subsolo pertence à quem comprou o terreno.</p><p>D Em garimpos, são realizados estudos de cubagem do depósito e viabilidade econômica, sendo um processo que não envolve perdas minerais e nem destruição ambiental.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina