Buscar

Sistemas partidários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas partidários 
Conceito de partido político- partido político é um agrupamento de indivíduos que representam uma dada corrente política-ideológica da opinião pública, objetivando a aquisição e o exercício do poder. Do ponto de vista da sociologia política, os partidos políticos são considerados grupos intermediários que mediam a relação entre o estado e a sociedade civil. Os doutrinadores favoráveis à existência de partido argumentam que tais agremiações seriam indispensáveis à democracia representativa ao canalizar as diversas vertentes ideológicas do pluralismo social. Contra a existência dos partidos políticos argumenta-se que tais agremiações fragmentariam a sociedade, potencializando divergências e conflitos políticos.
Tipologias de partidos políticos
Partidos de quadro x partidos de massa:
Partido de quadro: Max weber- são agremiações políticas que privilegiam a qualidade em detrimento da quantidade de seus integrantes. Neste sentido, são partidos mais seletivos no processo de escolha e admição de seus filiados, valendo-se de critérios econômicos, religiosos ou culturais. Ex: PSDB
Partido de massa- são agremiações políticas que privilegiam a quantidade em detrimento da qualidade dos seus integrantes, não estabelecendo critérios para adimição de seus filiados. Ex: PT
Partido de oposição x partidos de situação:
Partido de oposição- são agremiações políticas que se encontram fora das estruturas institucionais do governo e que exercem um relevante papel de fiscalizar as ações dos governantes.
Partido de situação- são agremiações políticas que atuam nos limites institucionais de um governo instituído, executando políticas públicas e gerenciando a administração pública.
Partidos locais x Partidos regionais x Partidos nacionais:
Partidos locais – são partidos que atuam nos limites estritos de um município ou de uma província. 
Partidos regionais- são aqueles que atuam no espectro mais dilatado de uma região, compreendendo diversas localidades.
Partidos nacionais- são agremiações partidárias que atuam em todo o território de um estado soberano.

Outros materiais

Outros materiais