Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)- EIXO :SISTEMA 
ORGÂNICOS INTEGRADOS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
 
Tireoidectomia
 
Professor: Francilio de Carvalho Oliveira 
 
Discente: João Pedro de Araújo Carvalho Farias
 
Curso: MEDICINA 
 
Turma: 40
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Nesse contexto, de procedimento cirúrgico, está a indicação da tireoidectomia total (TT) para determinadas doenças benignas, tendência que vem ganhando cada vez adeptos nas duas últimas décadas (ACETTA, P. et al; 2019). As finalidades são evitar surpresas causadas por um diagnóstico equivocado de benignidade no exame de congelação intra operatório, eliminar a possibilidade de um carcinoma futuro ou mesmo incidental, evitar recidivas e reoperações, reconhecidamente mais difíceis e com maior potencial de complicações ainda que alguns as minimizem amparados na experiência e na boa técnica operatória (CHAO, TC. et al. 1998).
A indicação de TT deve ser considerada nos casos de nódulos suspeitos de neoplasia maligna, bócios multinodulares atóxicos com comprometimento bilateral da tireóide, tumores foliculares, tireoidite de autoimune e nas reoperações. Também devem ser consideradas nos nódulos com histórico de irradiação prévia na região da cabeça e pescoço e nos bócios tóxicos difusos 3,12,13 onde a ressecção pode ser um excelente tratamento, sobretudo nos grandes bócios, nos portadores de oftalmopatias graves, nas crianças, nas gestantes e naqueles com alguma deficiência mental que prejudique o acompanhamento em longo prazo (BOGER, MS. PERRIER, ND. 2004).
Ao pós-operatório desta cirurgia, uma boa parcela dos pacientes submetidos à mesma, podem apresentar efeitos colaterais que influenciam em mudanças na sua qualidade de vida, vide a área sensível à qual a tireoide se localiza, tendo como base, a importância dos hormônios produzidos pela glândula, que apesar de administrados por via exógena quando necessário, ainda assim não tem a mesma eficácia de quando produzidos naturalmente (CAULLEY, L. et al; 2020). 
As complicações da retirada total da tireoide geralmente estão associadas à fatores como idade, condições pré-operatória, tipo da cirurgia, intercorrências durante o procedimento e a escolha e eficácia das medidas terapêuticas (SOBECC, 2013). Apesar das baixas taxas de sequelas no pós-operatório, estas, quando ocorrem, podem ser temporárias, indo de leves à graves ocorrências, ou definitivas, incomodando ou incapacitando o paciente, neste caso (SOUSA, A. A. et al; 2012). 
Relacionando o assunto com a temática vista em sala, vale ressaltar como a tireoide e sua função na homeostase hormonal são constantemente relembrados nos conteúdos, seja em sistema cardiovascular, sistema respiratório ou, até mesmo, sistema nervoso, visto ultimamente, verificando o papel de cada hormônio na atuação de cada sistema corporal, contribuindo, desta forma, para o equilíbrio corporal. 
 
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, F. REIS, G. PINTO, A. Impactos da Tireoidectomia na Qualidade de Vida de Pacientes que Foram Submetidos à Cirurgia. RECIMA 21 - Revista científica, 2024. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/880 Acesso em: 06 de Outubro de 2024.
 
 
 
2
Teresina, 03 de outubro de 2024.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina