Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

“O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), criado pela Resolução CFC n.º 1.502 , de 19 de fevereiro de 2016, e alterada pela Resolução CFC n.º 1.513, de 26 de outubro de 2016, tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como Peritos Contábeis, permitindo ao Sistema CFC/CRC identificá-los com o intuito de dar maior celeridade à ação do poder judiciário, uma vez que se poderá conhecer geograficamente e, também, por especialidade a disponibilidade desses profissionais”. Este texto você pode consultar no site do Conselho Federal de Contabilidade. 
A solicitação da perícia contábil se dá por meio da solicitação do juiz que conduz o caso no Judiciário. 
Com base nos procedimentos da conduta do perito contábil, em que pese à área de atuação e requisitos necessários para o desempenho da atividade pericial, destaque:
Com base no exposto acima, responda:
1 – De quem é a competência do exercício da perícia contábil? 
 
2 – Cite 2 requisitos necessários para o exercício da perícia contábil. 
(Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou).
Sua resposta
1 – A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.
2 - O perito contábil precisa estar corretamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região, assegurando que possui a formação e as credenciais exigidas.
É fundamental ter um entendimento aprofundado do objeto da perícia a ser executada. O perito deve se isentar ou ser substituído na função caso não tenha domínio sobre o assunto que está sendo analisado, ou se não conseguir realizar suas funções de maneira imparcial, sem qualquer influência externa ao processo.
O perito precisa possuir domínio em contabilidade, legislações e normas relevantes, bem como se manter informado sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), especialmente aquelas relacionadas à Perícia Contábil. Além disso, é essencial que tenha experiência prática no campo, a fim de conduzir análises e elaborar laudos com exatidão.
O perito, ao realizar suas funções, precisa demonstrar que está inserido em um programa de formação contínua, de acordo com as normas que serão estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina