Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO IDECAN SUS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação à construção do SUS, analise as alternativas legislativas a seguir.
Foca(m) a construção do SUS a(s) alternativa(s)
I. Constituição Federal.
II. Lei nº 8.080 de 1990.
III. Lei nº 8.142 de 1990.
A)I, II e III.
B)I, apenas.
C)I e II, apenas.
D)II e III, apenas.

A universalização do atendimento à saúde é um conceito básico do SUS que foi concretizado a partir da
A)Lei nº 8.080 de 1990.
B)Lei nº 8.142 de 1990.
C)NOB SUS de 1996.
D)Constituição Federal de 1988.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A integralidade deve ter sua leitura combinada com o princípio da igualdade da assistência.
Desse modo, do ponto de vista jurídico-institucional, a integralidade é definida como:
A) a operacionalização articulada e descentralizada com os sujeitos.
B) a reorientação da relação das esferas governamentais, a fim de consolidar a regionalização.
C) a orientação médico-hospitalar de sujeitos e profissionais em nível federal, estadual e municipal.
D) um conjunto articulado de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e coletivos, nos diversos níveis de complexidade do sistema.
E) a capacidade de responder adequadamente às necessidades impostas pelos diferentes perfis demográficos e epidemiológicos de cada região do país, superando as desigualdades regionais.

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
A)descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.
B) proteção à família e ao trabalhador; promoção da integração à saúde; e descentralização do governo.
C) diversidade da base de financiamento; participação comunitária; proteção à gestante; e proteção ao trabalhador.
D) equivalência dos benefícios e serviços urbanos integrados à Assistência Social; e atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas.
E) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; irredutibilidade do valor dos benefícios; e caráter democrático e descentralizado.

De acordo com o Artigo 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei, o(a)
A)habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências em sua integridade e o atendimento priorizado às práticas preventivas.
B) controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; e a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
C) proteção ao trabalhador em caso de desemprego e o amparo a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
D) atendimento integral com prioridade às atividades preventivas e realização chamamentos para a comunidade fiscalizar casos de omissão de socorro.
E) contatação do serviço de previdência para encaminhamento de trabalhadores usuários de hospitais públicos e de Unidades Básicas de Saúde; e a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência em sua integridade.

A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) define, no art. 3º, os fatores determinantes e condicionantes em saúde. Essa regulamentação evidencia que a educação em saúde é, um processo que exige, também, a urgência de uma compreensão biopsicossocial da saúde dos indivíduos, grupos e comunidades.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, fatores determinantes e condicionantes do estado de saúde.
A)Desenvolvimento social e econômico do País, Estado e Município e diversidade cultural.
B)Hábitos alimentares inadequados que levam às situações de desnutrição ou de transtornos alimentares.
C)Déficit ou falta de saneamento básico e formas de destruição do meio ambiente e insegurança no trabalho.
D)Participação das pessoas nas decisões da comunidade, violência, discriminação, dominação e presença de drogas.
E)Infraestrutura existente, condições de saneamento básico, de moradia e de trabalho e o grau de desigualdade de renda.

O SUS constitui “o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público (...)” (Lei nº 8.080/90).
Fazem parte do campo de atuação do SUS, EXCETO:
A)A colaboração na proteção do meio ambiente.
B)A promoção da integração ao mercado de trabalho.
C)A participação na formulação da política de ações de saneamento básico.
D)A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para o consumo humano.

São ações implícitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em relação aos objetivos e atribuições, segundo a Lei nº 8080 de 1990:
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a obrigação do Estado em garantir a saúde da população.
III. Ampliar as ações junto à previdência social.
A)I, II e III.
B)I, apenas.
C)III, apenas.
D)I e II, apenas.

Faz parte do campo de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral que, de acordo com o inciso I do Art. 19-M da Lei nº 8.080/90, consiste em: “dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratado...”
Os produtos de interesse para a saúde citados no inciso são, EXCETO:
A)Órteses.
B)Bolsas coletoras.
C)Equipamentos médicos.
D)Medicamentos antineoplásicos.

Analise as afirmativas correlatas.
Assinale a alternativa correta.
I. “A Lei nº 8.080/90 afirma que o Sistema Único de Saúde é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.”
II. “As instituições privadas somente poderão prestar serviços de saúde ao SUS quando houver falhas na prestação da assistência à saúde pelas instituições do poder público, mediante contrato firmado por tempo determinado entre as duas partes e após processo licitatório, sendo permitida somente a participação das entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.”
A)As duas afirmativas são falsas.
B)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
C)A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
D)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
E)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Analise as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
II. A Conferência de Saúde irá se reunir a cada dois anos com a representação apenas do Poder Executivo e do Conselho de Saúde vários, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.
III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
A)II.
B)I e II.
C)I e III.
D)II e III.

A Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
De acordo com a Lei, o Sistema Único de Saúde (SUS), contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com duas instâncias colegiadas, que são as Conferências de Saúde e o Conselho de Saúde, sobre o qual, determine a afirmativa correta.
(A)As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento definido por cada município.
(B) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será composta por 1/3 da quantidade de membros em relação ao conjunto dos demais segmentos.
(C) Na composição dos Conselhos de Saúde, os representantes dos profissionais de saúde são funcionários de entidades prestadoras de serviços de saúde e de entidades empresariais de saúde.
(D) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, constitui um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Para ser instituída, uma região de saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
I.Atenção primária.
II. Atenção psicossocial.
III. Atenção secundária.
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.

Por RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, compreende-se a seleção e a padronização de medicamentos
A)utilizados nos serviços básicos de saúde do SUS.
B)indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS.
C)utilizados nos serviços especializados do SUS, como hospitais de alta densidade tecnológica.
D)especiais para o tratamento de agravos e doenças classificadas como prioritárias para o governo.

O Art. 8º do Decreto Presidencial nº 7.508/2011 afirma que “o acesso universal, igualitário e ordenado as ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço”.
São Portas de Entradas do SUS os serviços, EXCETO:
A)De atenção primária.
B)De atenção psicossocial.
C)Ambulatoriais especializados.
D)De atenção de urgência e emergência.

Região Saúde é definida pelo Decreto Presidencial nº 7.508/2011 como o “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”.
De acordo com a Lei, as Regiões Saúde são instituídas:
A)Pela União.
B)Pelos Municípios.
C)Pelos Estados em articulação com os Municípios.
D)Pela União em articulação com os Estados e Municípios.

De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde são compreendidos pela
A)CIB.
B)CIR.
C)CIT.
D)RENAME.
E)RENASES.

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
Para efeito deste Decreto, considera-se INCORRETO afirmar que:
A)Rede de Atenção à Saúde se refere a um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente.
B)Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
C)Mapa da Saúde corresponde à descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados apenas pelo SUS.
D)Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais.
E)Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação à construção do SUS, analise as alternativas legislativas a seguir.
Foca(m) a construção do SUS a(s) alternativa(s)
I. Constituição Federal.
II. Lei nº 8.080 de 1990.
III. Lei nº 8.142 de 1990.
A)I, II e III.
B)I, apenas.
C)I e II, apenas.
D)II e III, apenas.

A universalização do atendimento à saúde é um conceito básico do SUS que foi concretizado a partir da
A)Lei nº 8.080 de 1990.
B)Lei nº 8.142 de 1990.
C)NOB SUS de 1996.
D)Constituição Federal de 1988.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A integralidade deve ter sua leitura combinada com o princípio da igualdade da assistência.
Desse modo, do ponto de vista jurídico-institucional, a integralidade é definida como:
A) a operacionalização articulada e descentralizada com os sujeitos.
B) a reorientação da relação das esferas governamentais, a fim de consolidar a regionalização.
C) a orientação médico-hospitalar de sujeitos e profissionais em nível federal, estadual e municipal.
D) um conjunto articulado de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e coletivos, nos diversos níveis de complexidade do sistema.
E) a capacidade de responder adequadamente às necessidades impostas pelos diferentes perfis demográficos e epidemiológicos de cada região do país, superando as desigualdades regionais.

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
A)descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.
B) proteção à família e ao trabalhador; promoção da integração à saúde; e descentralização do governo.
C) diversidade da base de financiamento; participação comunitária; proteção à gestante; e proteção ao trabalhador.
D) equivalência dos benefícios e serviços urbanos integrados à Assistência Social; e atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas.
E) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; irredutibilidade do valor dos benefícios; e caráter democrático e descentralizado.

De acordo com o Artigo 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei, o(a)
A)habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências em sua integridade e o atendimento priorizado às práticas preventivas.
B) controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; e a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
C) proteção ao trabalhador em caso de desemprego e o amparo a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
D) atendimento integral com prioridade às atividades preventivas e realização chamamentos para a comunidade fiscalizar casos de omissão de socorro.
E) contatação do serviço de previdência para encaminhamento de trabalhadores usuários de hospitais públicos e de Unidades Básicas de Saúde; e a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência em sua integridade.

A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) define, no art. 3º, os fatores determinantes e condicionantes em saúde. Essa regulamentação evidencia que a educação em saúde é, um processo que exige, também, a urgência de uma compreensão biopsicossocial da saúde dos indivíduos, grupos e comunidades.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, fatores determinantes e condicionantes do estado de saúde.
A)Desenvolvimento social e econômico do País, Estado e Município e diversidade cultural.
B)Hábitos alimentares inadequados que levam às situações de desnutrição ou de transtornos alimentares.
C)Déficit ou falta de saneamento básico e formas de destruição do meio ambiente e insegurança no trabalho.
D)Participação das pessoas nas decisões da comunidade, violência, discriminação, dominação e presença de drogas.
E)Infraestrutura existente, condições de saneamento básico, de moradia e de trabalho e o grau de desigualdade de renda.

O SUS constitui “o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público (...)” (Lei nº 8.080/90).
Fazem parte do campo de atuação do SUS, EXCETO:
A)A colaboração na proteção do meio ambiente.
B)A promoção da integração ao mercado de trabalho.
C)A participação na formulação da política de ações de saneamento básico.
D)A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para o consumo humano.

São ações implícitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em relação aos objetivos e atribuições, segundo a Lei nº 8080 de 1990:
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a obrigação do Estado em garantir a saúde da população.
III. Ampliar as ações junto à previdência social.
A)I, II e III.
B)I, apenas.
C)III, apenas.
D)I e II, apenas.

Faz parte do campo de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral que, de acordo com o inciso I do Art. 19-M da Lei nº 8.080/90, consiste em: “dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratado...”
Os produtos de interesse para a saúde citados no inciso são, EXCETO:
A)Órteses.
B)Bolsas coletoras.
C)Equipamentos médicos.
D)Medicamentos antineoplásicos.

Analise as afirmativas correlatas.
Assinale a alternativa correta.
I. “A Lei nº 8.080/90 afirma que o Sistema Único de Saúde é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.”
II. “As instituições privadas somente poderão prestar serviços de saúde ao SUS quando houver falhas na prestação da assistência à saúde pelas instituições do poder público, mediante contrato firmado por tempo determinado entre as duas partes e após processo licitatório, sendo permitida somente a participação das entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.”
A)As duas afirmativas são falsas.
B)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
C)A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
D)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
E)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Analise as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
II. A Conferência de Saúde irá se reunir a cada dois anos com a representação apenas do Poder Executivo e do Conselho de Saúde vários, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.
III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
A)II.
B)I e II.
C)I e III.
D)II e III.

A Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
De acordo com a Lei, o Sistema Único de Saúde (SUS), contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com duas instâncias colegiadas, que são as Conferências de Saúde e o Conselho de Saúde, sobre o qual, determine a afirmativa correta.
(A)As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento definido por cada município.
(B) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será composta por 1/3 da quantidade de membros em relação ao conjunto dos demais segmentos.
(C) Na composição dos Conselhos de Saúde, os representantes dos profissionais de saúde são funcionários de entidades prestadoras de serviços de saúde e de entidades empresariais de saúde.
(D) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, constitui um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Para ser instituída, uma região de saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
I.Atenção primária.
II. Atenção psicossocial.
III. Atenção secundária.
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.

Por RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, compreende-se a seleção e a padronização de medicamentos
A)utilizados nos serviços básicos de saúde do SUS.
B)indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS.
C)utilizados nos serviços especializados do SUS, como hospitais de alta densidade tecnológica.
D)especiais para o tratamento de agravos e doenças classificadas como prioritárias para o governo.

O Art. 8º do Decreto Presidencial nº 7.508/2011 afirma que “o acesso universal, igualitário e ordenado as ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço”.
São Portas de Entradas do SUS os serviços, EXCETO:
A)De atenção primária.
B)De atenção psicossocial.
C)Ambulatoriais especializados.
D)De atenção de urgência e emergência.

Região Saúde é definida pelo Decreto Presidencial nº 7.508/2011 como o “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”.
De acordo com a Lei, as Regiões Saúde são instituídas:
A)Pela União.
B)Pelos Municípios.
C)Pelos Estados em articulação com os Municípios.
D)Pela União em articulação com os Estados e Municípios.

De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde são compreendidos pela
A)CIB.
B)CIR.
C)CIT.
D)RENAME.
E)RENASES.

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
Para efeito deste Decreto, considera-se INCORRETO afirmar que:
A)Rede de Atenção à Saúde se refere a um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente.
B)Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
C)Mapa da Saúde corresponde à descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados apenas pelo SUS.
D)Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais.
E)Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial.

Prévia do material em texto

SIMULADO IDECAN 
PROF. MICHELLE SAMPAIO 
 
Constituição Federal 1988, Título VIII artigos de 194 a 200. 
01.“A base legal do SUS é constituída fundamentalmente por documentos que expressam os 
elementos básicos que estruturam e organizam o sistema de saúde brasileiro.” 
(MATTA, G. C. A. Construção da integralidade nas estratégias de atenção básica em saúde. 
In: EPSJV. (Org.). 
Estudos de Politécnica e Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, Fiocruz, 2006.) Em relação à 
construção do SUS, analise as alternativas legislativas a seguir. 
I. Constituição Federal. 
II. Lei nº 8.080 de 1990. 
III. Lei nº 8.142 de 1990. 
Foca(m) a construção do SUS a(s) alternativa(s) 
A)I, II e III. 
B)I, apenas. 
C)I e II, apenas. 
D)II e III, apenas. 
02.Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Apiacá - ES Prova: IDECAN - 2016 - 
Prefeitura de Apiacá - ES - Dentista 
A universalização do atendimento à saúde é um conceito básico do SUS que foi concretizado 
a partir da 
A)Lei nº 8.080 de 1990. 
B)Lei nº 8.142 de 1990. 
C)NOB SUS de 1996. 
D)Constituição Federal de 1988. 
03. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do 
Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de 
doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua 
promoção, proteção e recuperação. A integralidade deve ter sua leitura combinada com o 
princípio da igualdade da assistência. Desse modo, do ponto de vista jurídico-institucional, a 
integralidade é definida como: 
A) a operacionalização articulada e descentralizada com os sujeitos. 
B) a reorientação da relação das esferas governamentais, a fim de consolidar a regionalização. 
C) a orientação médico-hospitalar de sujeitos e profissionais em nível federal, estadual e 
municipal. 
D) um conjunto articulado de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e 
coletivos, nos diversos níveis de complexidade do sistema. 
E) a capacidade de responder adequadamente às necessidades impostas pelos diferentes 
perfis demográficos e epidemiológicos de cada região do país, superando as desigualdades 
regionais. 
04. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e 
constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 
A)descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com 
prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e 
participação da comunidade. 
B) proteção à família e ao trabalhador; promoção da integração à saúde; e descentralização do 
governo. 
C) diversidade da base de financiamento; participação comunitária; proteção à gestante; e 
proteção ao trabalhador. 
 
 
 
D) equivalência dos benefícios e serviços urbanos integrados à Assistência Social; e 
atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas. 
E) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; 
irredutibilidade do valor dos benefícios; e caráter democrático e descentralizado. 
05. De acordo com o Artigo 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único 
de Saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei, o(a) 
A)habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências em sua integridade e o atendimento 
priorizado às práticas preventivas. 
B) controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a 
saúde e equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; e a colaboração na 
proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 
C) proteção ao trabalhador em caso de desemprego e o amparo a crianças e adolescentes em 
situação de acolhimento institucional. 
D) atendimento integral com prioridade às atividades preventivas e realização chamamentos 
para a comunidade fiscalizar casos de omissão de socorro. 
E) contatação do serviço de previdência para encaminhamento de trabalhadores usuários de 
hospitais públicos e de Unidades Básicas de Saúde; e a habilitação e reabilitação de pessoas 
com deficiência em sua integridade 
Lei Orgânica da Saúde - Lei n º 8.080/1990 
01.A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) define, no art. 3º, os fatores determinantes e 
condicionantes em saúde. Essa regulamentação evidencia que a educação em saúde é, um 
processo que exige, também, a urgência de uma compreensão biopsicossocial da saúde dos 
indivíduos, grupos e comunidades. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, 
fatores determinantes e condicionantes do estado de saúde. 
A)Desenvolvimento social e econômico do País, Estado e Município e diversidade cultural. 
B)Hábitos alimentares inadequados que levam às situações de desnutrição ou de transtornos 
alimentares. 
C)Déficit ou falta de saneamento básico e formas de destruição do meio ambiente e 
insegurança no trabalho. 
D)Participação das pessoas nas decisões da comunidade, violência, discriminação, dominação 
e presença de drogas. 
E)Infraestrutura existente, condições de saneamento básico, de moradia e de trabalho e o 
grau de desigualdade de renda. 
02.Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Apiacá - ES Prova: IDECAN - 2016 - 
Prefeitura de Apiacá - ES - Dentista 
O SUS constitui “o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e 
instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e 
das fundações mantidas pelo poder público (...)” (Lei nº 8.080/90). Fazem parte do campo 
de atuação do SUS, EXCETO: 
A)A colaboração na proteção do meio ambiente. 
B)A promoção da integração ao mercado de trabalho. 
C)A participação na formulação da política de ações de saneamento básico. 
D)A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para o consumo humano. 
03.São ações implícitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em relação aos objetivos e 
atribuições, segundo a Lei nº 8080 de 1990: 
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. 
II. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a 
obrigação do Estado em garantir a saúde da população. 
III. Ampliar as ações junto à previdência social. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
A)I, II e III. 
 
 
 
B)I, apenas. 
C)III, apenas. 
D)I e II, apenas. 
04.Faz parte do campo de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica 
integral que, de acordo com o inciso I do Art. 19-M da Lei nº 8.080/90, consiste em: 
“dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja 
em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a 
doença ou o agravo à saúde a ser tratado...” Os produtos de interesse para a saúde citados 
no inciso são, EXCETO: 
A)Órteses. 
B)Bolsas coletoras. 
C)Equipamentos médicos. 
D)Medicamentos antineoplásicos. 
05.Analise as afirmativas correlatas. 
I. “A Lei nº 8.080/90 afirma que o Sistema Único de Saúde é constituído pelo conjunto de 
ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e 
municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.” 
POR ISTO 
II. “As instituições privadas somente poderão prestar serviços de saúde ao SUS quando 
houver falhas na prestação da assistência à saúde pelas instituições do poder público, 
mediante contrato firmado por tempo determinado entre as duas partes e após processo 
licitatório, sendo permitida somente a participação das entidades filantrópicas e as sem fins 
lucrativos.” 
Assinale a alternativa correta. 
A)As duas afirmativas são falsas. 
B)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa. 
C)A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira. 
D)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
E)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. 
06.Analise as afirmativas a seguir. 
I.O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei nº 8.080,de 19 de setembro de 1990, 
contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as 
seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. 
II. A Conferência de Saúde irá se reunir a cada dois anos com a representação apenas do 
Poder Executivo e do Conselho de Saúde vários, para avaliar a situação de saúde e propor as 
diretrizes para a formulação da política de saúde. III. O Conselho Nacional de Secretários de 
Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão 
representação no Conselho Nacional de Saúde. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
A)II. 
B)I e II. 
C)I e III. 
D)II e III. 
07.A Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 dispõe sobre a participação da comunidade 
na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais 
de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. De acordo com a Lei, o 
Sistema Único de Saúde (SUS), contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das 
funções do Poder Legislativo, com duas instâncias colegiadas, que são as Conferências de 
Saúde e o Conselho de Saúde, sobre o qual, determine a afirmativa correta. 
(A)As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de 
funcionamento definidas em regimento definido por cada município. 
(B) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será composta por 
 
 
 
1/3 da quantidade de membros em relação ao conjunto dos demais segmentos. 
(C) Na composição dos Conselhos de Saúde, os representantes dos profissionais de saúde são 
funcionários de entidades prestadoras de serviços de saúde e de entidades empresariais de 
saúde. 
(D) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, constitui um órgão 
colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de 
saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de 
saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas 
decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do 
governo. 
 
Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011. 
 
01.Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: INCA Provas: IDECAN - 2017 - INCA - Analista em 
Ciência e Tecnologia Júnior L – I - Gestão de Projetos em Pesquisa e Prevenção do Câncer 
Para ser instituída, uma região de saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de: 
I.Atenção primária. 
II. Atenção psicossocial. 
III. Atenção secundária. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s) 
A) I. 
B) II. 
C) I e II. 
D) I e III. 
02.Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: INCA Provas: IDECAN - 2017 - INCA - Analista em 
Ciência e Tecnologia Júnior L – I - Gestão de Projetos em Pesquisa e Prevenção do Câncer 
“Compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da 
integralidade da assistência à saúde.” 
Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508 de 2011, essa descrição se refere a: 
A)RENAME. 
B)RENASES. 
C)Articulação interfederativa. 
D)Sistema municipal de atenção integrada. 
03.Por RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, compreende-se a seleção 
e a padronização de medicamentos 
A)utilizados nos serviços básicos de saúde do SUS. 
B)indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. 
C)utilizados nos serviços especializados do SUS, como hospitais de alta densidade tecnológica. 
D)especiais para o tratamento de agravos e doenças classificadas como prioritárias para o 
governo. 
04.O Art. 8º do Decreto Presidencial nº 7.508/2011 afirma que “o acesso universal, 
igualitário e ordenado as ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS 
e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do 
serviço”. São Portas de Entradas do SUS os serviços, EXCETO: 
A)De atenção primária. 
B)De atenção psicossocial. 
C)Ambulatoriais especializados. 
D)De atenção de urgência e emergência. 
05.Região Saúde é definida pelo Decreto Presidencial nº 7.508/2011 como o “espaço 
geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a 
partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e 
 
 
 
infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o 
planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. De acordo com a Lei, as Regiões 
Saúde são instituídas: 
A)Pela União. 
B)Pelos Municípios. 
C)Pelos Estados em articulação com os Municípios. 
D)Pela União em articulação com os Estados e Municípios. 
06.De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, todas as ações e serviços que o 
SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde são 
compreendidos pela 
A)CIB. 
B)CIR. 
C)CIT. 
D)RENAME. 
E)RENASES. 
07.O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 
de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde 
(SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação 
interfederativa. Para efeito deste Decreto, considera-se INCORRETO afirmar que: 
A)Rede de Atenção à Saúde se refere a um conjunto de ações e serviços de saúde 
articulados em níveis de complexidade crescente. 
B)Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes 
federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS. 
C)Mapa da Saúde corresponde à descrição geográfica da distribuição de recursos 
humanos e de ações e serviços de saúde ofertados apenas pelo SUS. 
D)Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos 
de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e 
sociais. 
E)Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o 
atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de 
atendimento especial. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
https://cursoms.com.br/cursoid.asp?id=940&Conhecimentos_Gerais_-_Concurso_P%C3%BAblico_FMS_e_Salvador/BA_-_Banca_Idecan
https://cursoms.com.br/cursoid.asp?id=940&Conhecimentos_Gerais_-_Concurso_P%C3%BAblico_FMS_e_Salvador/BA_-_Banca_Idecan
https://cursoms.com.br/cursoid.asp?id=940&Conhecimentos_Gerais_-_Concurso_P%C3%BAblico_FMS_e_Salvador/BA_-_Banca_Idecan

Mais conteúdos dessa disciplina