Logo Passei Direto
Buscar

Desenvolvimento do Direito Internacional

User badge image
Elvis Godoi

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

PROVA FINAL 
Questão 1
Respondida
O desenvolvimento do regime internacional de proteção do Direito Internacional dos Direitos Humanos pode ser vislumbrado em ciclos, que compreendem as diversas etapas de proteção para a consecução e proteção dos direitos inerentes a todos os seres humanos.
Com relação aos ciclos de desenvolvimento dos Direito Internacional dos Direitos Humanos e alguns documentos de proteção, analise as tabelas abaixo:
	Tabela A
	Tabela B
	Primeiro Ciclo
	I. Declaração Universal dos Direitos Humanos
	Segundo Ciclo
	II. Agenda 21 
	Terceiro Ciclo
	III. Convenção Internacional para a eliminação de todas as formas de discriminação racial
Associe o tipo de importância a sua justificativa, marcando a alternativa correta:
· 1-I; 2-II; 3-III
· 1-II; 2-III; 3-I
· 1-III; 2-I; 3-II
· 1-I; 2-III; 3-II
· 1-II; 2-I; 3-III
Sua resposta
1-I; 2-III; 3-II
O primeiro ciclo corresponde ao período inicial de formação da ONU e a elaboração do primeiro documento de proteção, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O segundo ciclo corresponde aos documentos elaborados nas três décadas seguintes, como, por exemplo, a Convenção Internacional para a eliminação de todas as formas de discriminação racial de 1965. O terceiro ciclo corresponde ao ressurgimento de uma nova fase na produção de tratados internacionais de direitos humanos iniciada a partir da década de 1980, como, por exemplo, a Agenda 21, de 1992.
Questão 2
Respondida
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) teve como objetivo fortalecer a proteção ao meio ambiente por meio de iniciativas de cooperação e negociações entre os Estados. Para o desenvolvimento de uma agenda internacional de proteção, foram firmados diversos tratados e pactos internacionais.
O Tratado assinado no ano de 1997 e que teve como objetivo estipular metas qualitativas de redução das emissões de gases de efeito estufa foi denominado de
· Declaração de Estocolmo
· Agenda 21
· Protocolo de Kyoto
· Acordo de Paris
· Declaração de Johanesburgo
Sua resposta
Protocolo de Kyoto
A Declaração de Estocolmo é de 1972 e foi o marco para a proteção ambiental e de onde adveio o PNUMA. A Agenda 21, que é de 1992, trouxe ações voltadas à proteção da atmosfera, o combate ao desmatamento, a perda de solo e a desertificação, além da prevenção da poluição da água e ar e promoção da gestão segura dos resíduos tóxicos. O Protocolo de Kyoto, que é de 1997, definiu que os países desenvolvidos e aqueles com economia em transição firmariam compromissos de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, tais como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hidrofluorcarbono, perfluorcarbono e hexafluoreto de enxofre, em níveis, no mínimo, 5% inferiores aos de 1990, durante os anos de 2008 e 2012. Acordo de Paris, que é de 2015, firma o compromisso dos Estados de manterem o aquecimento global abaixo de 2ºC, bem como envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais. Já a Declaração de Johanesburgo sobre desenvolvimento sustentável, que é de 2002, objetivou transformar os compromissos assumidos na Agenda 21 em ações concretas.
Questão 3
Respondida
Os direitos humanos foram delineados ao longo da história, sendo fruto de um processo longo e gradual de aquisição e, por vezes, perdas de direitos, até a elaboração de um Sistema de Proteção que vinculasse os Estados ao respeito dos direitos inerentes aos seres humanos.
Da lei natural aos direitos humanos, assinale a alternativa que apresenta a instituição internacional, que além de responsável pela manutenção da paz e da segurança internacional, é competente para o processo político de internacionalização das normas gerais de direitos humanos.
· Liga das Nações
· Organização das Nações Unidas
· Organização dos Estados Americanos
· União Europeia
· Corte Internacional de Justiça
Sua resposta
Organização das Nações Unidas
A Liga das Nações foi a primeira organização internacional com princípios e regras bem definidos. No entanto, a ela não competia o processo político de internacionalização dos direitos humanos, mesmo porque o marco do Sistema de Proteção é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é de 1948 e, como consequência, posterior à própria Liga. Com o término da Segunda Guerra, a Liga foi substituída pela Organização das Nações Unidas. A ONU é a organização responsável tanto pela manutenção da paz e segurança coletiva como pelo processo político de internacionalização destes direitos. A Organização dos Estados Americanos e a União Europeia são blocos regionais e a Corte Internacional de Justiça é apenas um dos órgãos da ONU.
Questão 4
Respondida
A Conferência de Estocolmo ocorrida no ano de 1972 foi importante para traçar os princípios de proteção ambiental. Dela adveio a Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, considerada um manifesto para uma nova agenda ambiental do Sistema das Nações Unidas de proteção.
Com relação à Declaração de Estocolmo, assinale as assertivas abaixo:
 
I. A Declaração serviu de parâmetro mínimo para o Sistema de Proteção Internacional do Meio Ambiente
II. Quando da elaboração da declaração, destacaram-se dois grupos antagônicos, sendo um formado pelos países desenvolvidos e outro pelos países em desenvolvimento.
III. Os países em desenvolvimento defendiam uma maior regulação para a poluição das águas, solos e atmosferas; enquanto os países desenvolvidos mostravam uma maior preocupação com o seu desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa correta:
· Todas estão corretas
· I e II estão corretas
· I e III estão corretas
· II e III estão corretas
· Todas estão incorretas
Sua resposta
I e II estão corretas.
Estão corretas as assertivas I e II. A Assertiva III está invertida, uma vez que o grupo formado pelos países desenvolvidos defendiam uma maior regulação para a poluição das águas, solos e atmosferas. Já aquele formado pelos países em desenvolvimento, cuja maior preocupação era seu desenvolvimento econômico.
Questão 5
Respondida
O Sistema de Proteção dos Direitos Humanos começou a ser estruturado após a Segunda Guerra Mundial. De início, ele buscou abarcar o âmbito global, seno, portanto, aplicado a todos os Estados. Posteriormente, ele passa a levar em consideração as regiões.
Considerando o Sistema Regional de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os sistemas regionais implementados:
· Interamericano, Asiático e Europeu
· Asiático, Africano e Árabe
· Interamericano, Africano e Europeu
· Árabe, asiático e europeu
· Interamericano, Africano e Árabe
Sua resposta
Interamericano, Africano e Europeu
A proteção regional, que é aquela que leva em consideração os valores regionais e as peculiaridades de cada região, possui atualmente três sistemas existentes: o Interamericano, o africano e o europeu. Salienta-se que não existem sistemas regionais de proteção implementados no mundo árabe nem no continente asiático.
Questão 6
Sem resposta
O Sistema de Proteção ao Meio Ambiente começou a ser estruturado na segunda metade do século XX, embora tenham existido alguns acordos e negociações que remontam ao início do século XX. Com relação ao sistema de proteção ambiental, analise as assertivas abaixo:
I. O Sistema de Proteção ao Meio Ambiente começou a ser elaborado com finalidade tanto econômica como de proteção e conservação do meio ambiente.
II. As primeiras regulamentações do Sistema de Proteção Ambiental tinham por finalidade a proteção dos estoques de recursos naturais para que sua utilização econômica e comercial não fosse prejudicada. 
III. Até o início do século XX existia o entendimento de que o meio ambiente seria capaz de absorver todos os resíduos industriais sem que a natureza sofresse qualquer consequência.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
· Todas estão corretas
· I e II estão corretas
· I e III estão corretas
· II e III estão corretas
· Todas estão incorretas
Sua resposta
II e III estão corretas.
As assertivas II e III estão corretas, pois os primeiros acordose negociações ambientais tinham por finalidade a proteção econômica e comercial, uma vez que se partia do princípio de que a natureza por si só poderia absorver os impactos da degradação ambiental. Tal pensamento era justificado pelo fato de não existirem até o início do século XX problemas ambientais graves.   A assertiva I está incorreta porque o Sistema de Proteção ao Meio Ambiente começou a ser elaborado com finalidade estritamente econômica, ou seja, sem considerar qualquer relação ecológica sistêmica e de conservação ambiental.
Questão 7
Sem resposta
Com o término da Guerra Fria e o avanço da globalização, os Estados passam a vislumbrar nas instituições internacionais mecanismos importantes para uma melhor atuação regional e global. Considerando as instituições internacionais
 
I. As instituições internacionais promovem a cooperação entre os Estados
PORQUE
II. Por serem independentes destes, impedem a influência negativa das estruturas do sistema internacional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
· A asserção I é proposição verdadeira e a II, falsa.
· A asserção I é proposição falsa e a II, verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
As instituições internacionais, por terem personalidade distinta dos Estados que a compõem, desempenham suas atuações, geralmente, com independência e imparcialidade, de forma a aumento do fluxo de informações, o controle do cumprimento dos compromissos e a mudança de expectativa a respeito da solidez dos acordos.
Questão 8
Sem resposta
O refúgio é um instituto de proteção criado para proteger as pessoas que necessitam sair do seu meio social, de modo a restabelecer seus direitos mínimos. Considerando a proteção ao refugiado:
 
I. Para a proteção aos refugiados incidem normas tanto de Direito Internacional dos Direitos Humanos como de Direito Internacional Humanitário
PORQUE
II. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) busca a proteção tanto dos refugiados como das populações deslocadas por guerras, conflitos e perseguições.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
· A asserção I é proposição verdadeira e a II, falsa.
· A asserção I é proposição falsa e a II, verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As duas asserções são verdadeiras. O Sistema de Proteção aos Refugiados é composto tanto por normas de direitos humanos como de direito internacional humanitário. Do mesmo modo, o ACNUR é o órgão responsável pela proteção. No entanto, não há relação entre as asserções, mesmo porque o sistema de proteção ao refugiado é mais antigo que o próprio ACNUR.
Questão 9
Sem resposta
 A respeito da COVID-19, Martin Wolf, comentarista chefe de economia do tradicional Financial Times, admitiu o fim da “era Friedman” (1970/2020), apontando que, a partir de agora, a “cidadania” deveria ser a “ideia política” em torno da qual devem girar “a sociedade e a economia”. Segundo ele, “a primeira preocupação dos Estados democráticos é o bem-estar de todos seus cidadãos” (Wolf, 2020). 
 
Fonte: Pixabay
 
I A sentença acima traz uma reflexão sobre o conceito de Welfare State e sua aplicação a partir do contexto da COVID-19.
II A sentença acima traz um exemplo de concentração de renda e desigualdade econômica no Brasil.
III A sentença apresentada traz implícita a necessidade de intervenção do Estado na economia como medida básica para assegurar um regime neoliberal.
IV A sentença discute a importância de se alinhar questões sociais e econômicas visando assegurar o bem-estar dos cidadãos.
V A sentença sugere a ideia de que o Estado deve optar por princípios liberais para fortalecer sua economia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· As asserções II e III são proposições verdadeiras e a III justifica a II.
· A asserção I e IV são proposições verdadeiras, e a IV complementa a I.
· A asserção II é uma proposição verdadeira e a V complementa a IV.
· A asserção III é uma proposição verdadeira e a V é falsa.
Sua resposta
A asserção I e IV são proposições verdadeiras, e a IV complementa a I.
Somente a alternativa C está correta.  O texto base apresentado faz uma reflexão sobre o contexto da COVID-19 e seus impactos na economia e no Estado de bem-estar social. Diante do contexto de crise o texto base destaca a necessidade de investimento nos direitos sociais para melhor distribuir e ampliar as riquezas. Sob essa perspectiva é correto dizer que as alternativas I e IV estão corretas, visto que, a I traz uma reflexão sobre a necessidade da atuação o Estado como garantidor de direitos sociais mínimos. A Alternativa IV, complementa o raciocínio ao destacar a importância do alinhamento de questões sociais e econômicas para contornar a crise econômica e social. A alternativa II traz uma discussão sobre desigualdade econômica, não abordado no trecho. A alternativa III associa a ideia de intervenção do Estado na economia para assegurar um regime neoliberal, o que é contraditório, visto que, sob a ótica neoliberal o objetivo é que haja menor intervenção estatal. A alternativa V, sugere que a economia pode ser fortalecida por meio da adoção de princípios liberais, o que também é contraditório quando se fala a respeito da Economia de Bem-estar.
Questão 10
Sem resposta
O Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário são ramos do Direito Internacional com o objetivo de regulamentar a relação entre os Estados, de modo a estipular direitos e obrigações. Analise as assertivas abaixo:
 
I. A história da guerra influenciou a elaboração do conjunto de regras de Direito Internacional.
II. O Direito Internacional Humanitário consiste no conjunto de normas de proteção indispensável à vida humana, sendo aplicado tanto em tempo de paz como em tempo de guerra
III. O Direito Internacional dos Direitos Humanos, por sua vez, é aplicado aos conflitos armados entre Estados ou no âmbito interno dos Estados com o objetivo de proteger as pessoas e os bens afetados pelas conflagrações. 
Analise a assertivas e assinale a alternativa correta:
· I, apenas.
· II, apenas.
· III, apenas.
· I e II, apenas.
· II e III, apenas.
Sua resposta
I e II, apenas.
A assertiva I está correta, enquanto a II e III estão invertidas. As formas corretas são: II. O Direito Internacional dos Direitos Humanos consiste no conjunto de normas de proteção indispensável à vida humana, sendo aplicado tanto em tempo de paz como em tempo de guerra III. O Direito Internacional Humanitário, é aplicado aos conflitos armados entre Estados ou no âmbito interno dos Estados com o objetivo de proteger as pessoas e os bens afetados pelas conflagrações. 
image1.png