Buscar

Historia da idade media oriental forum

Prévia do material em texto

Historia da idade media oriental
Fórum 1 a 3: 
A idade media desde o renascimento é considerada um período obscuro e decadente; traçar uma linha temporal que identifique ou simbolize aos anos de 476 e 1453 como uma referencia cronológica de periodização da época é refutada pelos historiadores e pesquisadores que não acreditam que uma mudança tão significativa possa acontecer numa única data, num único lugar e como um fato único? – o medievalista Jaques Le goff comenta que a idade média durou até o final do sec. Xviii. Portanto, vimos que não há a necessidade de delimitarmos o período, vamos analisar as ocorrências históricas, consideremos seus aspectos mais significativos que moldaram sua época como: a desagregação do império romano, as suas causas e consequências, a influencia da igreja, a soberania do império romano do oriente sua consolidação e estratégias políticas que fortaleceram sua fronteiras, o governo de bizâncio, Justiniano e o corpus iuris civilis.
Um período marcado por sucessivas batalhas por demarcação territorial, o povos se viam subjugados por outros povos de poder bélico de maior força, assim Roma foi conquistando territórios além dos seus limites, e outros povos foram sendo agregados ao seu poder imperial, que com o passar dos séculos esses povos se rebelaram contra Roma que foi necessário dividir o império em dois. Neste ambiente de multicultural idade dois fatores atraíram a atenção de Roma: a religião (cristianismo x Roman ismo/helenismo) e o sistema de governo.
A causa da crise no império foi relacionada ao enfraquecimento econômico, devido sua expansão e a necessidade de mão de obra, manteve o alto custo de impostos nas províncias o que ocasionou suas revoltas internas, os generais entram em conflitos definindo uma tetrarquia no poder, cresce o cristianismo, Constantino se torna imperador e adere ao cristianismo tornando a religião católica como a oficial do império, funda sua capital Constantinopla e bizâncio , Teodósio sobe ao poder em 395 a.c, e dividi o império em dois o do ocidente e do oriente. O império ocidental com uma fronteira vasta e desprotegida devido a crise econômica e a desestabilidade política, foi um dos fatores de maior relevância para a queda do lado ocidental ;tendo em vista que seu exercito estava em constante batalhas para retomada do oriente e sua consequente unificação romana esquecendo de suas áreas fronteiriças assim sucumbiu nas mãos dos povos “bárbaros”. 
No oriente sua nação apresentava uma política mais sólida e uma pacificação dos povos, alem de sua região apresentar uma condição demográfica favorável a defesa de suas fronteiras o que resistiu por varias incursões “bárbara”. Tendo sua capital Constantinopla, o império bizantino foi herdeiro do romano ou uma nova Roma, tendo como grande governante Justiniano, um legislador que mandou compilar as leis romanas desde a república até o império; combateu as heresias procurando dar unidade ao cristianismo, facilitando a monarquia. Assim, Justiniano conservou ou restabeleceu os quadros administrativos romanos em todo o império. O direito romano foi revisado e atualizado, para fortalecer juridicamente as bases do poder imperial. O resultado desse trabalho é conhecido pela denominação de corpus júris civilis. ("foi neste corpus júris civilis, obra-prima do direito romano, que os legistas da idade média e dos tempos modernos estudaram esta ciência, e foi também ele que serviu de base aos nossos códigos atuais." segundo genicot, l. E houssiau, p., in "le moyen age", coleção histoire et humanités).
Esse código está dividido em: o código de Justiniano (novus justinianus codex), que continha toda a legislação romana revisada desde o imperador Adriano; o digesto ou pandectas, que incluía um sumário da jurisprudência romana; as institutos, que constituíam um resumo para ser utilizado pelos estudiosos de direito; as novelas ou autênticas, que reuniam as novas leis de Justiniano. No campo religioso conceituamos as heresias como doutrinas ou linhas de pensamento contrárias ou diferentes de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado vigente e hegemônico. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, dentre outros. No caso do império bizantino, podemos citar três correntes, que divergem acerca da natureza do espírito santo, a saber: há em Jesus cristo duas pessoas distintas, uma humana e outra divina, completas de tal forma que constituem dois entes independentes. Linha de pensamento que caracteriza ao dogma nestorianismo; o dogma que proclama a união quase completa das duas naturezas em cristo, praticamente negando o caráter humano do filho e, portanto, vendo-o como uma só natureza, a divina chama-se: monofisis. Durante o período que ficou conhecido por cisma do oriente ocorre a divisão da igreja do oriente, a igreja divide-se em católica romana e ortodoxa grega.
Com uma política déspota e teocêntrica, angariou uma economia com intervenção estatal, com comércio e desenvolvimento agrícola, fundou igrejas. Contudo, conseguiu atravessar toda a idade média como um dos estados mais fortes e poderosos do mundo mediterrâneo, tendo seu reino fragmentado por não resistir à migração germana e pelos hunos. Assunto para o próximo fórum!

Continue navegando