A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL – 3 
Discussões Avançadas em Internacionalização 
Pesquisa de Mercado
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
Tanto o financiador como o financiado enfrentam vários tipos de riscos ao desenvolver operações de financiamento para a exportação e a importação de produtos e serviços. O banco, se não avaliar bem para quem vai financiar, corre o risco de não receber. Já as empresas podem ter o valor do seu endividamento aumentado em relação ao valor inicial em consequência da variação cambial que pode ocorrer durante o prazo de financiamento. 
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
Analise os elementos a seguir e enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada tipo de risco descrito, a seguir:
I. Risco de Crédito
II. Risco país ou soberano
III. Risco de câmbio.
( ) Está diretamente ligado à valorização ou à desvalorização da moeda nacional em relação à moeda estrangeira. Portanto, é certo que uma empresa, ao tomar um financiamento (empréstimo) em moeda estrangeira, estará sujeita à variação cambial. 
( ) Ocorre quando existe a possibilidade de o devedor não cumprir com sua obrigação contratual no prazo determinado. Nesse caso, o risco é atribuído à empresa tomadora de crédito, podendo ser o exportador ou o importador brasileiro. Para isso depende de o financiamento ser para exportação ou importação.
( ) Ocorre quando há a possibilidade de um país não pagar seus credores devido a uma decisão política. Nesse caso, o país limita a saída de divisas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) I, II e III.
	
	B
	b) II, I e III.
	
	C
	c) I, III e II.
	
	D
	d) III, II e I.
	
	E
	e) III, I e II.
Questão 2/5
Mady (2014) explica que a técnica de escalonamento é um procedimento onde as escalas colocam os objetos a serem medidos ao longo de um continuum, no qual se identificam os objetos com o número de características de medidas que estes apresentam. Existem quatro tipos de escalas primarias, sendo elas: nominal, ordinal, intervalar e de razão.
MADY, Elaine Batista. Pesquisa de Mercado. Curitiba: InterSaberes, 2014.
Considerando essas escalas, analise as afirmações abaixo.
I - Na escala nominal não há uma relação entre os dados.
II – Na escala ordinal os números servem apenas para nomear os dados.
III - Na escala de razão existe a ordem dos dados pesquisados em razão de suas características.
IV - Na escala intervalar existe uma comparação entre as diferenças de determinadas características.
É correto o que se afirma em
	
	A
	a) I, apenas.
	
	B
	b) I e IV apenas.
	
	C
	c) II e IV apenas.
	
	D
	d) I, II e III.
	
	E
	e) II, III e IV.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
O adiantamento ACC é um dos financiamentos mais utilizados pelos exportadores brasileiros devido à facilidade de sua operacionalização. Consiste na antecipação parcial ou total do valor em moeda nacional por parte do banco financiador, por meio de crédito dos reais em conta corrente da empresa; em contrapartida, a entrega futura do valor equivalente de moeda estrangeira. 
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio):
I. ( ) A formalização do ACC se dá mediante o contrato de câmbio tipo 01 (exportação), no qual o banco compra a moeda estrangeira a ser entregue ao exportador em uma data futura e dispõe o valor equivalente em reais, normalmente na data da contratação do câmbio.
II. ( ) O ACC é utilizado pelo exportador na fase pré-embarque e tem a finalidade de financiar a produção da mercadoria ou serviço a ser exportado. Os recursos provenientes do financiamento são utilizados como um capital de giro e empregados na compra de matéria-prima, pagamento de mão-de-obra e outros custos envolvidos na produção.
III. ( ) O adiantamento ao exportador pode chegar a 20% do valor da exportação, dependendo da necessidade financeira da empresa. O prazo máximo estabelecido pelo Bacen é de até 90 dias antes do embarque da mercadoria ou da entrega do serviço.
IV. ( ) Quem define o prazo da operação são as partes envolvidas: o banco financiador ( banco autorizado a operar em câmbio pelo Bacen) e o seu cliente (o exportador). Normalmente, o parâmetro utilizado pelo banco para estabelecer o prazo de financiamento é o fluxo do processo produtivo empregado pela empresa exportadora.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) V, F, F, F.
	
	B
	b) V, F, V, F.
	
	C
	c) V, V, V, F.
	
	D
	d) V, V, F, V.
	
	E
	e) V, V, F, F.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
É o financiamento concedido pelos bancos às empresas na fase pós-embarque e tem como objetivo financiar a comercialização do produto ou serviço exportado. Isso significa que o exportador pode antecipar o recebimento de sua venda ao exterior efetuada a prazo. [...] Para essa operação, é necessário que o exportador apresente ao banco negociador do câmbio os documentos representativos da exportação (fatura comercial, letra de câmbio, conhecimento de embarque, registro de exportação e outros considerados necessários). 
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
De acordo com o texto e com o livro-base, o financiamento descrito é definido como...
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio)
	
	B
	b) Proger Exportação.
	
	C
	c) ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues)
	
	D
	d) Letra de Câmbio (Bill of Exchange).
	
	E
	e) Romaneio de embarque (Packing List).
Questão 5/5
Mady (2014) explica que a técnica de escalonamento é um procedimento onde as escalas colocam os objetos a serem medidos ao longo de um continuum, no qual se identificam os objetos com o número de características de medidas que estes apresentam. A autora ainda afirma que as técnicas mais utilizadas de escalonamento podem ser classificadas como comparativas e não comparativas.
MADY, Elaine Batista. Pesquisa de Mercado. Curitiba: InterSaberes, 2014.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação as técnicas de escalonamento comparativas:
1. A comparação entre os pares é utilizada na escala Likert. 
2. Uma das técnicas de escalonamento comparativa é a soma constante.
3. A escala de ordem do posto é um exemplo de escalonamento comparativo.
4. A escala Q e outros processos fazem parte do escalonamento comparativo.
	
	A
	a) V, V, V, V.
	
	B
	b) V, F, V, F.
	
	C
	c) V, F, V, V.
	
	D
	d) F, V, V, V.
	
	E
	e) F, V, F, F.