Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A importância do protetor solar!
A pele humana é o maior órgão do nosso corpo, ela nos protege e permite a termorregulação do organismo (controle da temperatura do corpo), por ficar exposta aos raios UV (ultra violeta) ela precisa ser cuidada regularmente, e a proteção física ou química nos ajuda nesse cuidado indo além da estética.
O protetor solar é essencial na nossa rotina, pois previne o envelhecimento precoce, queimaduras, manchas, acnes solares e o câncer de pele, quanto maior o seu FPS (fator de proteção solar) e o PPD que vem do inglês persistent pigment darkening, ou (escurecimento pigmentar persistente), maior o tempo de proteção contra os raios, UVB e UVA que são radiações que estão presentes nos raios solares, sendo o UVB mais prejudicial que causa queimaduras e canceres, ele fica com mais intensidade entre às 10 h e 16 h, que é o período que o sol está incidindo diretamente a terra. O PPD protege contra os raios UVA que é a luz que permanece o dia todo mesmo nos dias frios conseguindo ultrapassar qualquer obstáculo até mesmo um céu nublado, é prejudicial pois está associada também ao câncer de pele e o envelhecimento precoce. 
FPS, PPD e PA:
FPS mede especificamente a incidência de proteção da radiação UVB na pele quantas vezes ele protege: por exemplo, um protetor solar com FPS 15 protege sua pele 15 vezes mais do que se você não tivesse usando proteção solar.
PPD mede a incidência de proteção da radiação UVA na pele. "Normalmente a Anvisa exige que esse número seja 1/3 do FPS. Ou seja, o FPS deve ser no mínimo três vezes o número do PPD.
E o PA você conhece?
O PA nada mais é do que a escala PPD, ou seja, o grau de proteção UVA de um protetor solar: "No estudo de UVB (FPS), medimos o quanto a pele demora a apresentar eritema (avermelhada) quando exposta ao UVB. No caso do estudo UVA, mede-se o quanto a pele demora a apresentar pigmentação por melanina quando exposta ao UVA. A medição PA é classificada com PA+ sendo que a quantidade de + na frente refere ao fator de proteção quanto mais + aparecer, maior será a proteção contra os raios UVA.
Existem vários tipos de protetor solar com cor ou sem cor, como: loções, óleos, géis, emulsões, spray, pó e em creme, essa gama vasta ajuda na adaptação para cada tipo de pele (seca, mista, oleosa, sensível, etc.). Os protetores tem a função de absorver, refletir ou dispersarem os raios ultravioletas. 
Para saber qual o protetor ideal para sua pele você pode buscar orientação com um dermatologista, lembrando que todos precisam usar proteção solar independentemente da cor ou etnia.

Mais conteúdos dessa disciplina