Buscar

AULA 2 - EXERCICIOS DE BALIZAMENTO

Prévia do material em texto

�
Curso de Direito – Direito Civil IV
Direito das coisas
QUESTÕES PRELIMINARES – PROVA 1
1. Com relação ao direito das coisas é correto afirmar: 
O direito das coisas analisa as relações de direito real, assim como as relações de direito pessoal, posto que a posse, ainda que não seja um direito real, é abrangida pelo direito das coisas, por representar uma relação contratual. 
A relação de sujeição da coisa à pessoa, oriunda de uma situação jurídica referente à propriedade e/ou direitos reais limitados, representa o ius possidendi e desafia Ação Petitória. 
A relação de sujeição da coisa à pessoa, proveniente de uma situação de fato com conseqüências jurídicas, representa a posse, que divide-se em “ad interdicata” e “ad usucapionem”, sendo que, aquele gera direito de proteção possessória, enquanto esta, possibilita a aquisição da propriedade. 
Pelo principio da taxatividade, o direito das coisas, estabelece um vinculo entre o sujeito e o objeto, independendo da existência ou não de um sujeito passivo, gerando entre a pessoa e a coisa uma relação direta e imediata. 
A posse é um direito real, em razão do principio da tipicidade, posto que somente os direitos constituídos a luz de um modelo rígido, e consagrados no texto positivo é que poderão ser tidos como reais.
 A posse formal, identificada pela ius possessionis, ocorre quando o sujeito em razão da aquisição justa da propriedade, possa a exercer, sobre o objeto, a plenitude dos poderes a ela inerentes. 
2. Com relação a classificação da posse é correto afirmar: 
I – A posse justa é aquela que foi legitimamente adquirida, como por exemplo a do inquilino, enquanto que a posse injusta é aquele que é tomada de forma viciada.
II – A posse precária, é aquela que se caracteriza pelo fato de ter sido tomada do antigo possuidor, de forma obscura e alheia ao seu conhecimento. 
III - Somente o possuidor indireto poderá adquirir a propriedade através do usucapião, posto qeu o possuidor direito não apresenta conduta de dono.
IV – A pessoa que invade uma área de terra, sem fazer uso da violência, e na presença do proprietário, pode adquiri a propriedade por usucapião, ainda que sua posse seja perpetuamente injusta. 
V - A ação de força velha é ajuizada pelo possuidor que esta no objeto a mais de ano e dia, e que foi turbado ou esbulhado a menos de ano e dia. 
a) Das assertivas acima estão corretas as I, III e V
b) Das assertivas acima estão corretas as II, III, IV
c) Das assertivas acima estão corretas as I, III, IV
3. Sobre o constituto possessório, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de modo originário de aquisição da propriedade.
(B) Trata-se de modo originário de aquisição da posse.
(C) Representa uma tradição ficta.
(D) É imprescindível para que se opere a transferência da posse aos herdeiros na sucessão universal.
4. Assinale a alternativa que contemple exclusivamente obrigação propter rem:
(A) a obrigação de indenizar decorrente da aluvião e aquela decorrente da avulsão.
(B) a hipoteca e o dever de pagar as cotas condominiais.
(C) o dever que tem o servidor da posse de exercer o desforço possessório e o dever de pagar as cotas condominiais.
(D) a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
5. Numa ação de reintegração de posse em que o esbulho ocorreu há menos de 1 ano e 1 dia, ao examinar o pedido de liminar constante da petição inicial, o juiz 
(A) deve sempre realizar a inspeção judicial no local, sendo tal diligência requisito para a concessão da liminar. 
(B) deve deferir de plano, sem ouvir o réu, se a petição inicial estiver devidamente instruída e sendo a ação entre particulares. 
(C) deve sempre designar audiência prévia ou de justificação, citando o réu, para, então, avaliar o pedido liminar. 
(D) pode deferir a liminar de plano, sem ouvir o réu, desde que haja parecer favorável do Ministério Público. 
6. Diogo, proprietário de um terreno urbano localizado no Município de Vila Formosa, autorizou Rafael, dono de uma transportadora, a utilizar parte desse terreno como garagem. Passados alguns meses de uso, Rafael, sem autorização de Diogo, construiu um galpão coberto com objetivo de proteger sua frota da chuva e do sol. Com o crescimento dos negócios, Rafael ampliou o galpão e ali montou uma oficina para realizar a manutenção dos seus veículos. Verificando uma oportunidade de negócio, Rafael passou a prestar serviços mecânicos a terceiros. 
Considerando a situação hipotética e as regras atinentes à acessão artificial, assinale a alternativa correta. 
(A) Configurará aquisição por acessão invertida se o valor das construções realizadas por Rafael ultrapassar consideravelmente o valor do terreno. 
(B) Mesmo que Rafael estivesse agindo de má-fé quando da realização da construção no terreno de Diogo, teria direito à indenização das benfeitorias úteis para evitar enriquecimento sem causa deste. 
(C) A acessão decorrente de construção é forma de aquisição derivada da propriedade. 
(D) As acessões artificiais podem ser equiparadas às benfeitorias úteis, sobretudo quando representarem instrumento apropriado para conservação do bem principal. 
Com relação a aquisição da posse é INCORRETO afirmar (1,0)
I - A aquisição da posse de forma originária se dá pela apreensão, pelo exercício de um direito e pela disposição, enquanto que a aquisição de forma derivada se dá pela tradição e pela sucessão na posse. 
II - Tem-se como efeitos da posse mais evidentes: a) Usucapião; b) Presunção de propriedade; c) Percepção dos frutos; d) Direito de retenção; e) Indenização pelas benfeitorias; e) Autodefesa. 
III - sujeito turbado em sua posse tem direito a propor ação de reintegração da posse, enquanto que o sujeito que foi esbulhado poderá fazer uso do interdito possessório. 
IV - São consideradas ações eminentemente possessórias, a manutenção na posse, a reintegração da posse, e o interdito proibitório, sendo que as demais ações relacionadas a posse, são considerada ações afins aos interditos possessórios.
V - Será admitida a alegação de domínio pelo possuidor que for citado de ação de reintegração de posse, posto que seu domínio autorize a tomada da posse alheia. 
a) Das assertivas acima estão incorretas as I, III e V
b) Das assertivas acima estão incorretas as II, III
c) Das assertivas acima estão incorretas as I, II, IV
d) das assertivas acima estão incorretas as III e V
e) Todas as assertivas estão incorretas.
Considerando-se as teorias que justificam a posse. É correto afirmar que a teoria recepcionada pelo ordenamento jurídico brasileiro é a Sociológica? Baseada na função social da propriedade, e na destinação econômica autônoma do bem, possibilidade esta, apresentada a partir da Constituição Federal de 1988? Justifique sua resposta, apresentando qual a função desempenhada pela teoria Sociológica atualmente, e quais os seus fundamentos.
O legislador ao recepcionar a possibilidade de desmembramento da posse em relação a propriedade, também determinou que existem algumas situações em que não existem nem posse e nem propriedade, ainda que efetivamente haja uma situação de fato, porém, não protegida pelo direito. Qual é esta possibilidade? Explique em que caso ela pode ocorrer? Indique o fundamento Legal. 
Flavio da Silva, é proprietário de um imóvel rural, com 30HA, à mais de 20 anos, conforme demonstra a respectiva matricula, sendo que João dos Santos, trabalha com o mesmo a aproximadamente 15 anos, na condição de capataz. Em 23 de agosto de 2015 a propriedade é invadida durante a madrugada, por um grupo de agricultores desapropriados, que cercam uma área de aproximadamente 10HA, impedido Flavio e o capaz de entrarem na área cercada. O capataz toma conhecimento da respectiva invasão pela manhã e imediatamente informa Flavio da Silva. 
Nessa situação, qual o procedimento deverá ser adotado pelaproprietário do imóvel, para que sejam retirados do mesmo os invasores? Justifique e indique o fundamento legal.
Que tipo de moléstia ocorreu, para desafiar o respectivo procedimento, supramencionado? Fundamente e justifique sua resposta. 
João Carlos da Silva, é arrendatário de 10 HÁ. de terra localizadas na fazenda “Recanto feliz”, na qual produz soja e milho, auxiliado por três funcionários, na data de 20 de julho de 2015, enquanto trabalhava na plantação percebeu aproximação de três pessoas armadas com pedaços de madeira e tijolos, que começaram a derrubar a cerca que faz a divisão da propriedade, surpreso com a atitude, João Carlos, chama seus funcionário e seus filhos homens e maiores, para que os mesmos impeçam a tomada da posse pelos invasores. Em razão de sua atitude os invasores acabam por serem afastados, todavia, furiosos com a atitude do arrendatário procuram a Policia Militar e registram uma ocorrência. O Sr. João Carlos lhe procura na condição de advogado (a) e lhe pede informações: 
A atitude adotada por João Carlos é legitima? Justifique adequadamente sua resposta. 
Qual a classificação da posse mantida por João Carlos?
Em caso de ter sido consolidada a invasão, qual o meio hábil deveria ser adotado pelo arrendatário para retomar a sua posse?
Apresente o embasamento legal de sua resposta.

Continue navegando