Buscar

unidade 1 -2014.3 massoterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Unidade 1. Cabeça e Pescoço 
*
*
*
*
*
*
Neurocrânio ( caixa do cérebro ou calvaria)
fornece um invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas ( membrana que recobrem o cérebro), partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos.
É composto por 8 ossos :
Frontal (1)
Parietal (2)
Occiptal (1)
Temporal (2)
Esfenóide (1)
Etmóide (1).
Os ossos que compõem a calvária consistem de duas lâminas de substância compacta – lâminas externa e interna -  entre elas existe uma camada de substância esponjosa, que no crânio é conhecida por díploe. A lâmina interna, por ser muito mais frágil que a externa, fratura-se extensamente nos traumatismos, e isto pode provocar rupturas de artérias que se situam entre ela e a dura-máter.
*
*
Ptério 
É um ponto de referencia clínico importante porque fica sobre os ramos anteriores dos vasos meníngeos e médios, que se situam nos sulcos na face interna da parede lateral da calvária. O ptério está à largura de um polegar atrás do processo frontal do zingomático. Um golpe no lado da cabeça pode fraturar os ossos finos que formam o ptério, rompendo o ramo anterior da artéria meníngea média que cruza o ptério. O hematoma resultante (acumulo de sangue) exerce pressão sobre o córtex cerebral subjacente. A hemorragia da artéria meníngea média não tratada pode causar a morte em poucas horas.
*
*
Treinamento 
Durante uma partida de futebol uma bola atingiu o lado esquerdo da cabeça de um jogador que estava próximo ao lance. Ele caiu ao chão e ficou inconsciente por mais de 3 minutos. O exame inicial feito pelo médico e fisioterapeuta na beira do campo revelou que a pele não tinha sido destruída (rompida), porém havia uma tumefação na fossa temporal. O jogador queixou-se de uma dor de cabeça intensa, desorientação e visão turva. Sua pupila esquerda estava moderadamente dilatada e reagia lentamente à luz. 
Problema anatômico: 
Qual dos sinais mencionados acima indicam uma possível fratura do crânio e hematoma extradural (epidural)?
Que ramo arterial foi mais provavelmente rompido? Onde está presente? Que tipo de fratura do crânio provavelmente está presente? Onde o sangue se acumularia?
Se você estivesse presente na hora da lesão e observando os sinais e sintomas acima, o que faria?
Como você acha que o neurocirurgião, removeria o hematoma?
*
*
*
*
*
*
Cont.
A maioria desses ossos são amplamente planos, curvados e unidos por suturas fibrosas engrenadas.
Obs: na infância, alguns ossos são unidos por cartilagem hialina (sincondroses) entre os ossos occiptal e esfenoide.
*
*
Viscerocrânio ou Esplancnocrânio 
forma a parte anterior do crânio contendo as órbitas e as cavidades nasais e inclui à maxila e a mandíbula.
É composto por 14 ossos:
Maxila (2)
Palatino (2)
Zigomático (2)
Lacrimal (2)
Nasal (2)
Vômer (1)
Concha nasal inferior (2)
Mandíbula (1)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Curiosidade 
Durante o parto normal, o crânio fetal desce sob forte pressão. Os ossos podem até mesmo alterar a forma do crânio. Uma ocorrência comum durante a moldagem do crânio fetal é o osso occiptal se reposicionar debaixo dos dois ossos parietais. Além disso, um osso parietal pode se sobrepor ao outro, o que torna a expulsão do feto mais fácil para a mãe. Se um bebê nasce com apresentação de nádegas, estas alterações, não ocorrem, o parto torna-se muito difícil e necessita-se frequentemente da utilização do fórceps.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Obs:
A membrana timpânica – mede aproximadamente 1cm de diâmetro. É uma membrana semitransparente oval e fina, na extremidade medial do meato acústico externo. Forma a partição entre o meato acústico externo e a cavidade timpânica da orelha média. A cavidade timpânica encontra-se em uma câmara de ar situada no temporal, contendo os ossículos da audição, visto anteriormente.
Sangramento no interior da orelha, resultante de trauma, pode produzir um hematoma auricular. O acumulo de sangue se forma entre o pericôndrio e a cartilagem da orelha. A medida que o hematoma aumenta, compromete o suprimento sanguíneo para a cartilagem.
O que pode acontecer?
Formação de tecido fibroso na pele sobrejacente, formando uma orelha malformada (orelha em couve-flor que acontece em alguns boxeadores).
*
*
Otite média 
Quando se observa uma membrana timpânica vermelha e protuberante pode ser um indicador de pus ou liquido na orelha média, um sinal de otite média.
Este tipo de infecção é secundária às infecções do trato respiratório superior. A inflamação e a tumefação da túnica mucosa que reveste a cavidade timpânica pode causar bloqueio parcial ou completo da tuba auditiva.
sintomas: estalos no ouvido com presença de liquido sanguinolento de cor âmbar pode ser observado através da membrana timpânica.
Se não tratada, o otite média pode produzir audição debilitada como resultado da cicatrização dos ossículos da audição, limitando a capacidade destes ossos (martelo, bigorna e estribo) de se mover em resposta ao som. 
*
*
OSSOS DO CRÂNIO 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Cont. 
Os ossos Parietais apresenta um par de saliências ou linhas, a linha temporal superior e alinha temporal inferior. Essas linhas marcam a inserção do músculo temporal e da fascia temporal.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A linha nucal superior e inferior servem de inserção de músculos e ligamentos que estabilizam a articulação entre a primeira vértebra cervical e o crânio. 
*
*
Cont.Occiptal 
O osso occiptal também forma parte da parede do forame jugular.
A veia jugular interna passa através desse forame e drena o sangue venoso do encéfalo. Os canais do nervo hipoglosso iniciam-se na base lateral de cada côndilo occiptal.
Os nervos hipoglossos, nervos cranianos que inervam os músculos da língua passam através desses canais. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A superfície superior do etmóide contém a lâmina cribriforme, área perfurada pelos forames da lamina cribriforme.
Estas aberturas oferecem passagem para os filamentos dos nervos olfatórios, que viabilizam o sentido do olfato
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Importante. 
O osso Esfenóide falado anteriormente, localizado no lado inferior do crânio, pode parecer estar bem protegido de traumas. Na verdade, não é isto que ocorre, o esfenóide é o osso do crânio que mais frequentemente fratura. Possui vários prolongamentos em forma de laminas largas e finas que são perfuradas por numerosos forames. Um golpe em qualquer parte do crânio causa quase sempre uma flutuação do liquido do encéfalo que volta-se contra o vulnerável osso esfenóide causando frequentemente sua fratura.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
OSSOS TEMPORAIS 
*
*
CONT. 
*
*
CONT. 
*
*
Treinamento
As veias jugulares internas são importantes vasos sanguíneos da cabeça. Através de que aberturas passam esses vasos?
Em que osso está localizada a estrutura denominada Sela Turca? O que está contido nessa estrutura funda?
Qual dos cincos sentidos seria afetado no caso de malformação da lâmina cribriforme do etmóide?
Quais são os osso do crânio?
*
*
*
*
Mandíbula 
*
*
*
*
Cont.
A face orbital, oferece proteção ao olho e a outras estruturas da órbita.
O processo frontal de cada maxila, articula-se com o osso frontal e com o osso nasal. 
A “parte oral” da maxila é formada pelo processo alveolar que contem os dentes maxilares (superiores).
A fissura orbital inferior, alongada, encontra-se no fundo da órbita, entre a maxila e o esfenoide.
O forame infra-orbital, que fica próximo à margem infra-orbital, é atravessado por um dos principais nervos sensitivos da
face. Na órbita, este nervo faz trajeto ao longo do sulco infra-orbital, antes de passar através da fissura orbital inferior e do forame redondo, para alcançar o tronco encefálico.
*
*
*
*
*
*
O arco zigomático e o osso zigomático frequentemente sofrem fraturas em acidentes. As disjunções (afundamento) do zigomático, ao nível de suas três suturas com os ossos frontal, maxila e temporal, são uma forma comum de lesão desse osso. Quando a fratura compromete o soalho da órbita, o bulbo ocular cai para um nível mais baixa, com consequente diplopia.
*
*
*
*
Obs: são os menores ossos da face. Cada um tem um sulco lacrimal – um sulco que ajuda a formar o canal lacrimonasal. Esta abertura permite que as lágrimas do olho escoem para a cavidade nasal. 
*
*
*
*
*
*
Conchas nasais inferiores 
São ossos encurvados que se assemelham às conchas superiores e médias do etmoide. Uma concha inferior encontra-se fixa de cada lado à parede lateral da cavidade nasal. Desempenham as mesmas funções que as conchas nasais do osso etmoide. 
*
*
*
*
Vômer 
este osso forma a porção inferior do septo nasal. Localiza-se perpendicular ao soalho da cavidade nasal e se articula tanto com a maxila quanto com o osso palatino ao longo da linha mediana.
A linha vertical do vômer é fina,
Sua superfície superior curva articula-se com o esfenoide e a lamina perpendicular do etmoide, formando a parte óssea do septo nasal. (septum= parede). Que separa a cavidade nasal em lados direito e esquerdo.
Anteriormente, o vômer sustenta a cartilagem do septo nasal que se continua na parte mais mole do nariz e que separa as narinas.
*
*
Foto do vômer
*
*
*
*
*
*
*
*
Cont. 
As células etmoidais (ou seios etmoidais) e o seio maxilar, diminuem o peso dos ossos do crânio, produzem muco e amplificam o som produzido.
O muco secretado na cavidade nasal e o epitélio ciliado o conduz para a faringe, onde finalmente pode ser deglutido.
O ar inspirado é umidificado e aquecido ao passar junto a esse epitélio ciliado revestido por muco.
As partículas estranhas como poeira e microrganismos ficam aderidas a este viscoso muco e também são engolidas por elas.
Este mecanismo ajuda a proteger a delicada superfície do pulmão onde ocorrem as disfunções gasosas.
Importante: essas superfícies de difusão constituem o tecido mais frágil do trato respiratório. 
*
*
*
*
*
*
*
*
Treinamento 2. 
Quais são os nomes e as funções do ossos da face?
Identifique as funções dos seios paranasais.
Quais são os ossos que constituem a órbita.
*
*
Treinamento 3 
De maneira geral, as modelos profissionais são muito fotogênicas e frequentemente admiradas por terem olhos grandes e região zigomática saliente. Estas características teriam uma explicação anatômica, ou poderiam ser explicadas de uma outra forma?
Resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando