Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A República do Café com Leite foi um período da história do Brasil durante a Primeira República (1889-1930) caracterizado pela alternância no poder entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo. O nome faz referência aos principais produtos dessas regiões: o café paulista e o leite mineiro.
Características principais:
· Turnos alternados na presidência: Minas Gerais e São Paulo indicavam candidatos à presidência, garantindo o controle político e econômico do país.
· Política dos Governadores: Para manter essa aliança, os governos estaduais apoiavam candidatos indicados pelo presidente, e, em troca, o governo federal não interferia nos assuntos estaduais.
· Coronelismo: O controle das eleições era garantido por líderes locais, conhecidos como "coronéis", que manipulavam votos e impunham sua vontade sobre a população.
Fim da República do Café com Leite:
Esse sistema começou a ruir com o enfraquecimento da economia cafeeira e disputas políticas internas. A crise se intensificou quando o presidente Washington Luís (paulista) apoiou outro paulista, Júlio Prestes, para sucedê-lo em 1930, contrariando Minas Gerais, que esperava indicar um candidato. Isso levou à Revolução de 1930, que derrubou o governo e levou Getúlio Vargas ao poder, encerrando a Primeira República.
Se quiser mais detalhes sobre um aspecto específico, posso aprofundar!

Mais conteúdos dessa disciplina