Buscar

SIMULADO HISTÓRIA DA AMÉRICA I (1 A 5)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201402810933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual tese sobre o povoamento da América é mais aceita pela arqueologia estadunidense?
	
	
	
	A tese malaio-polinésia
	
	A teoria do estreito de Gibraltar
	 
	A teoria do estreito de Bering
	
	A Tese Africana
	
	A teoria de Lagoa Santa
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402839267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das opções apresentadas abaixo, qual delas não corresponde aos motivos da sedentarização dos povos ameríndios?
	
	
	
	A sedentarização atendeu a necessidades alimentares dos povos ameríndios.
	 
	Confinados em pequenos espaços geográficos, os povos ameríndios não tiveram outra opção, a não ser se tornarem sedentários.
	
	O crescimento populacional foi um fator de peso no estabelecimento do sedentarismo na América.
	
	O maior nível de sedentarização ocorreu na América Central, processo que remete ao século X a.C.
	
	A agricultura e a pecuária, desenvolvidas com a sedentarização, supriram a escassez de alimentos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402818089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os Incas formavam o maior império americano. No final do século XIV, o império começou a expandir o seu território inicial, na região de Cuzco, para a região sul da Cordilheira dos Andes da América do Sul . Isso só terminou com a a invasão espanhola, marcada por enorme brutalidade, em 1532. Sobre a vitória dos espanhóis sobre os incas, é correto dizer que:
	
	
	
	Os incas não conseguiam lutar contra os espanhóis por acreditarem ser inferiores a eles.
	
	A vitória militar espanhola esteve relacionada ao fato dos soldados europeus conseguirem se camuflar nas matas, criando uma guerra surpresa, e não necessariamente às armas mais poderosas.
	
	Os incas tinham armas superiores a dos espanhóis, mas o seu quantitativo populacional, muito menor, favoreceu a derrota diante do invasor.
	 
	Os espanhóis tinham a supremacia militar sobre os incas, uma vez que usavam táticas, armas de fogo e estratégias desconhecidas dos indígenas.
	
	A população inca era muito pequena, por isso os espanhóis conseguiram render facilmente aquela sociedade.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402820787)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das afirmações abaixo, quais estão corretas a respeito da economia dos Maias, dos Astecas e dos Incas?
I. As necessidades produtivas dos Maias fizeram com que suas cidades ficassem cada vez mais próximas das margens das florestas, com que desenvolvessem técnicas avançadas de irrigação, e que intensificassem o comércio com outros povos.
II. Os Astecas tinham uma economia bastante livre, o que permitia que nenhum dos povos conquistados por eles precisasse pagar qualquer tipo de tributo sobre sua produção agrícola ou manufatureira.
III. A mita era um tributo pago por todas as populações sob o domínio do império Inca, que poderia ser tanto em espécie quanto em trabalho público.
	
	
	
	Apenas a II está correta.
	
	II e III estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	I e II estão corretas.
	 
	I e III estão corretas
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402772397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando alumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? (Tzvetan Todorov. A conquista da América - A questão do outro.) Consultando os relatórios de Cortez, crônicas espanholas e relatos dos indígenas, o autor responde às indagações com
	
	
	
	a falta de resistência dos astecas e a oposição interna no reino, disputado por dois irmãos.
	 
	as rivalidades internas entre as populações locais e a superioridade bélica dos espanhóis.
	
	a aceitação dos espanhóis como libertadores e o desejo de submissão a um povo culto.
	
	os esquemas mítico-religiosos astecas e o sucesso da ação catequética dos missionários.
	
	as doenças trazidas pelos espanhóis e o apoio incondicional de Montezuma a Cortez.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403197040)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como sabemos, a historiografia aborda o passado utilizando conceitos que muitas vezes traduzem interesses políticos pertencentes à conjuntura na qual a narrativa historiográfica foi construída. A formulação "Descobrimento da América" pode ser usada como exemplo desse tipo de interesse porque:
	
	
	
	aponta para uma relação de causa e consequência entre a crise do século XIV e a expansão marítima e comercial.
	
	pretende mostrar como a América era formada por sociedades complexas que altamente organizadas, o que desconstrói a imagem do "continente bárbaro" que foi construída pelo colonizador europeu.
	
	afirma que a Europa estava em crise no momento da expansão marítima, o que nos leva a desconstruir a imagem do continente expansionista e poderoso.
	 
	sugere que antes da chegada do colonizador europeu, o continente que posteriormente veio a ser chamado de América não tinha história.
	
	pretende mostrar como a África era mais desenvolvida do que a Europa e a América ao longo do século XVI.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402655212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Toda essa terra é de montanhas muito altas e muito belas. Como as montanhas, os vales são repletos de árvores altas e frescas. Aqui os peixes são enfeitados das mais lindas cores do mundo. Há também baleias. Aqui e por toda a Ilha, as árvores são verdes e as ervas também, como no mês de abril, na Andaluzia. O canto dos passarinhos é tal que pareceria que jamais o homem desejaria partir daqui. Os bandos de papagaios escondem o sol. É certo que a beleza destas ilhas, com seus montes e suas terras, suas águas e seus vales regados por rios caudalosos, é um espetáculo tal que nenhuma outra terra sob o sol pode parecer melhor ou mais magnífica." ( Diário de Colombo, 1492)
A visão de Cristóvão Colombo sobre a América pode ser identificada:
	
	
	
	Com a visão do purgatório, entre o paraíso e o inferno.
	
	Com a visão de que a América, embora bela, tinha diversas armadilhas para os europeus.
	 
	Com a visão do paraíso
	
	Com a visão de um mundo fantasioso, distante da realidade.
	
	Com a riqueza e a própria diversidade natural presente na Europa, da época.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402665693)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta sobre as sociedades que se desenvolveram na parte da América colonizada por Portugal e Espanha.
	
	
	 
	Na América de colonização ibérica, criollos e homens bons eram os brancos, descendentes de europeus, que exerciam cargos nas instituições administrativas locais, tinham influência sobre a economia e acabaram por constituir as elites dos países independentes.
	
	A intolerância religiosa existente em Portugal e na Espanha, após a reativação dos Tribunais do Santo Ofício, não repercutiu em suas colônias, onde predominou a liberdade de culto e expressão, que se estendeu aos países recém-independentes como um direito assegurado por lei.
	
	As elites agrárias que passaram a governar os países latino-americanos no século XIX estavam vinculadas aos ideais liberais, sob influência dos movimentos europeus, edefendiam a adoção de constituições, a extensão da cidadania aos pobres e
a separação entre a Igreja e o Estado
	
	Nas sociedades coloniais de origem ibérica, a mestiçagem foi acompanhada por um notável processo de integração racial dos mestiços de índio e negro, assegurando-lhes direitos políticos e sociais no século XIX, quando se formaram os Estados nacionais sob inspiração iluminista.
	
	A sociedade do Antigo Regime foi marcada pelos privilégios de nascimento, o que influenciou a sociedade colonial ibérica, na qual a concessão de títulos de nobreza pelos monarcas diferenciava os senhores dos plebeus, e condicionou as sociedades latino-americanas.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402665943)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A chegada do espanhóis e portugueses a América deu início ao amplo processo de exploração do território em benefício das metrópoles conquistadoras. O sistema colonial tem algumas características especificas do modelo Ibérico, indique, a partir das afirmativas abaixo, a opção que traduz o sistema colonial da América Ibérica. 
I- A mão-de-obra na América hispânica era eminentemente escrava, priorizando-se os escravos negros nas minas de ouro e prata do altiplano. 
II- Na América portuguesa a atividade exploratória só se tornou rentável com a distribuição de sesmarias e o uso de escravos africanos na produção de cana-de-açúcar. 
III- No que diz respeito a exploração da atividade agrícola na América hispânica, a hacienda era sua principal estrutura e a encomienda a fonte de mão-de-obra nos primeiros anos de exploração. 
IV- As minas de ouro e prata se situavam no Peru e no México.
	
	
	
	Estão corretas somente a III e a IV
	
	Estão corretas somente II e IV.
	 
	Estão corretas somente a II, III e IV.
	
	Estão corretas somente I e II.
	
	Estão corretas somente a II e III.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402824665)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É possível estabelecer uma relação entre o uso de trabalho escravo africano e os tipos de exploração desenvolvidos na América Ibérica?
	
	
	
	Não. Sendo um tipo de trabalho muito produtivo, a escravidão africana foi aplicada com a mesma intensidade, independentemente de região e de produção.
	 
	Sim. Pois a experiência portuguesa nas ilhas atlânticas não se comparava à experiência espanhola na apropriação de trabalhos como a mita e a encomienda.
	
	Sim. Por isso a escravidão indígena foi muito mais forte na América Portuguesa, enquanto na América Espanhola os indígenas foram inseridos em um suave regime de trabalho livre.
	
	Não. Tanto na América portuguesa quanto na América espanhola o uso do trabalho indígena foi praticamente o mesmo. Pouco desenvolvido e de pouca duração. Assim, espanhóis e portugueses usaram trabalho escravo em grande escala desde cedo.
	 
	Sim. O trabalho escravo foi usado com maior intensidade na América portuguesa em razão da ausência imediata de metais preciosos. Assim, a agricultura de plantation se tornou a maior fonte de riqueza da colônia.
	1a Questão (Ref.: 201402820786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi a principal descoberta que fez com que a tese das múltiplas entradas migratórias como origem dos povos ameríndios tenha se tornado a mais forte dentre as teses disponíveis?
	
	
	
	A descoberta de que não havia nenhum traço africanoide (como os encontrados nas ilhas da Oceania) nos povos originais das Américas.
	
	Apesar da descoberta do fóssil batizado de Luzia negar a tese das múltiplas entradas, outras descobertas reforçaram a tese de que o povo americano foi fruto de migrações de locais e épocas diferentes.
	
	A presença de uma cultura única em todo o território americano foi a prova definitiva de que houve múltiplas entradas (de norte a sul) na composição das populações americanas.
	 
	A descoberta de Luzia, fóssil humano encontrado no interior de Minas Gerais, demonstrou que a datação da tese da única entrada era impossível.
	
	Descobriu-se que era impossível o ser humano atravessar o Estreito de Bering, mesmo em períodos de muito frio.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402839267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das opções apresentadas abaixo, qual delas não corresponde aos motivos da sedentarização dos povos ameríndios?
	
	
	
	O maior nível de sedentarização ocorreu na América Central, processo que remete ao século X a.C.
	
	A agricultura e a pecuária, desenvolvidas com a sedentarização, supriram a escassez de alimentos.
	 
	Confinados em pequenos espaços geográficos, os povos ameríndios não tiveram outra opção, a não ser se tornarem sedentários.
	
	A sedentarização atendeu a necessidades alimentares dos povos ameríndios.
	
	O crescimento populacional foi um fator de peso no estabelecimento do sedentarismo na América.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402669161)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a organização política dos astecas, observamos as seguintes afirmações: 
I. O Império Asteca era territorialmente pequeno. 
II. A unidade dava-se em torno de aspectos religiosos e, principalmente, através da centralização militar dos astecas e da arrecadação dos impostos. 
III. Não era uma estrutura rigorosamente centralizada. 
IV. As classes mais baixas eram formadas por servos, serviçais e escravos.
Estão corretas:
	
	
	 
	Somente as afirmações II, III e IV.
	
	Somente a afirmação III.
	
	Somente as afirmações I, II e IV.
	
	Somente as afirmações I e IV.
	
	Somente as afirmações II e III
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402666020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estabelecidos no sul do México, atuais Honduras e Guatemala, os maias criaram uma civilização original. Sobre os maias pode-se afirmar que:
	
	
	
	possuíam apenas utensílios de pedra ou madeira e praticavam uma cultura nômade de milho, batata-doce e mandioca em campos queimados;
	
	construíram estradas de pedras e realizavam o recenseamento da população por meio de cordas com nós - os kipus
	 
	praticavam a agricultura, baseada no milho, e estavam organizados em cidades governadas por reis;
	
	eram pouco numerosos, o cultivo era tarefa das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e à guerra;
	
	utilizavam o cobre em seus armamentos e utensílios, e seus deuses, como Quetzalcoatl (deus do vento), eram forças da natureza;
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402655188)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cristóvão Colombo 1492 ao navegar pelo Mar tenebroso (Oceano Atlântico) desafiou o pensamento medieval cristão ao
	
	
	
	Abandonar o geocentrismo e defender que a Terra era plana.
	
	Abandonar o geocentismo e afirmar que a Terra não se movia.
	
	Abandonar o hedonismo e defender que a Terra era redonda.
	
	Abandonar o cientificismo e defender que a Terra era plana.
	 
	Abandonar o geocentrismo e afirmar que a Terra era Redonda.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402655217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Mita utilizada na América Hispânica colonial caracterizou-se pelo
	
	
	
	Trabalho escravo indígena e negro nas regiões das minas.
	 
	Trabalho compulsório típico das regiões do Peru e Alto Peru onde os indígenas trabalhavam nas minas e entregavam parte da produção para os encomenderos.
	
	Escambo de mercadorias entre europeus e nativos, que ao trabalharem nas minas, recebiam quinquilharias.
	
	Trabalho livre e remunerado dos nativos que trabalhavam nas minas do Peru.
	
	Trabalho escravo do negro africano nas minas do Peru.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403207835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale entre as questões abaixo aquela apresenta corretamente o termo através do qual eram chamadas as elites coloniais formadas por atores já nascidos na América.
	
	
	
	Vice Reis.
Encomienda.
	
	Chapetones.
	 
	Criollos.
	
	Mita.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402654915)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na Idade Média a dieta alimentar dos europeus era pobre, pouco diversificada e não incluía batata, tomate, milho e chocolate. Estes alimentos passaram a ser consumidos na Europa apenas na época moderna porque:
	
	
	
	o elevado custo de produção desses produtos os destinava apenas para a decoração das festas da corte;
	 
	nesta época começou a haver contatos e trocas com a América;
	
	considerados especiarias de alto preço, faziam parte do tesouro dos senhores;
	
	na época medieval o consumo destes alimentos era interditado pela Igreja por não serem citados na Bíblia;
	 
	sua produção diminuiria a área de cultivo de trigo e videiras, produtos mais apreciados pelos mercados consumidores da época
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402665135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A América Espanhola sofreu um intenso processo de espoliação durante o período inicial da colonização dos espanhóis na região. Imensas quantidades de metais foram retirados da região para abastecer o mercado europeu, principalmente prata. A principal mão-de-obra utilizada nesse processo foram os indígenas que aqui residiam, o que conduziu a um intenso decréscimo da população indígena na América. Dentre as principais motivações que explicam esse decréscimo, não podemos incluir:
	
	
	
	A intensa exploração dos indígenas e os trabalhos forçados nas minas.
	
	Os trabalhos forçados, aliados às condições de alimentação.
	
	A superioridade bélica dos conquistadores diante dos indígenas, que com aparato militar muito inferior, tornaram-se alvos fáceis na conquista do território.
	 
	A transferência de uma grande parcela dessa população para a Europa, onde exerceriam funções diferenciadas.
	
	As doenças que assolaram os povos da região, aliadas ao intenso trabalho forçado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402820790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Baseados em um sistema mercantil em que a metrópole teria o máximo ganho comercial sobre as colônias, os sistemas de trabalho compulsório introduzidos pelos colonizadores europeus se manifestaram com diversas variações. Sabendo disso, diga qual das afirmações a seguir é FALSA:
	
	
	 
	Desconhecido pelos ameríndios, o repartimiento foi um sistema brutal de exploração do trabalho, que não promoveu nenhum tipo de integração dos indígenas ao sistema econômico europeu.
	
	Muitos encomenderos acabaram sendo responsáveis pela dizimação de grandes quantidades de população indígena.
	
	A Encomienda funcionava através da delegação de poderes de exploração do trabalho indígena ao encomendero, que muitas vezes abusava desse direito.
	
	Mesmo não sendo formalmente um tipo de escravidão, a prática hacienda prendia os trabalhadores indígenas a terras controladas pelos espanhóis por meio de dívidas.
	
	O uso do trabalho escravo africano na América espanhola supriu a escassez de mão de obra após a dizimação de vastas populações indígenas, além de garantir arrecadação à Coroa com a venda das licenças de tráfico.
	 1a Questão (Ref.: 201402820119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por quais razões é importante o estudo e a compreensão das teorias acerca do povoamento da América?
	
	
	
	Para avaliar as diferenças sócio politicas dos povos indígenas
	
	Para compreender a conquista destes povos pelos europeus
	
	Para rever conceitos superados acerca do continente americano, como a ideia de descobrimento.
	
	Para analisar a estrutura militar e a inferioridade bélica que facilitou a conquista pelos conquistadores
	 
	Para compreender as organizações sociais dos povos ameríndios antes da chegada dos europeus.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402820121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fóssil Luzia, encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, põe em xeque a Teoria do Estreito de Bering porque:
	
	
	
	Luzia foi o primeiro de diversos outros fosseis encontrados no Alaska que demonstram a falha na teoria de Bering.
	
	A entrada do homem americano, segundo a teoria de Bering, teria se dado pelo Norte, enquanto o fóssil foi achado ao sul do continente.
	
	Os testes de datação de Luiz demonstram a tese de Niede Guidon de que o homem habita o continente americano há, pelo menos 100 mil anos.
	 
	Esta teoria estabelece a entrada do homem no continente há 12000 anos e este fóssil foi datada entre 11500 e 16400 anos
	
	Os antropólogos estadunidenses concordam com a apresentação de Luzia como prova da falha na teoria do estreito.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402665906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As sociedades, que convencionou-se chamar de, pré-colombianas apresentavam graus diferenciados de desenvolvimento cultural. Estas diferenças foram estabelecidas ao longo do processo por diversos fatores. Dentre os elementos que demarcam estas diferenças está a estrutura política. Entre os Incas esta estrutura política se organizava da seguinte forma:
	
	
	
	República hereditária teocrática.
	
	Monárquica, hereditária e federalista.
	 
	Autocracia teocrática hereditária.
	
	Federação autocrática republicana.
	
	República federalista teocrática.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402810964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo: I. Os astecas formavam uma confederação II. Sua capital era a cidade de Texcoco, no atual estado da Guatemala. III. A economia asteca era baseada na agricultura e na produção de manufaturas. Estão corretas
	
	
	
	II e III
	
	Somente a I
	
	I e II
	 
	I e III
	
	Somente a II
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402772397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando alumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? (Tzvetan Todorov. A conquista da América - A questão do outro.) Consultando os relatórios de Cortez, crônicas espanholas e relatos dos indígenas, o autor responde às indagações com
	
	
	 
	as rivalidades internas entre as populações locais e a superioridade bélica dos espanhóis.
	
	os esquemas mítico-religiosos astecas e o sucesso da ação catequética dos missionários.
	
	a aceitação dos espanhóis como libertadores e o desejo de submissão a um povo culto.
	
	as doenças trazidas pelos espanhóis e o apoio incondicional de Montezuma a Cortez.
	
	a falta de resistência dos astecas e a oposição interna no reino, disputado por dois irmãos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402811117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a conquista espanhola dos territórios americanos, a Coroa Hispânica concedia aos conquistadores um titulo e estes empreendiam a conquista por seus próprios meios, sendo legítimos representantes do estado espanhol na região conquistada. Esse sistema era conhecido como;
	
	
	
	Concessão
	 
	Adelantado
	
	Capitanias
	
	Capitulação
	
	Criollos
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402655197)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Eu (disse ele) porque nos tivessem muita amizade, porque
conheci que era gente que melhor se libraria e converteria a nossa Santa Fé com amor e não por força, dei-lhes alguns gorros vermelhos e contas de vidro que colocaram no pescoço, e outras coisas muitas de pouco valor, com o que tiveram muito prazer e ficaram tão nossos que era maravilha."
( Fonte: Diário de Cristóvão Colombo. Livro da primeira navegação-11 de Outubro de 1492) ]
O documento histórico refere-se ao momento
	
	
	
	Da guerra justa, quando os nativos são obrigados a se converter a fé cristã.
	 
	Do encontro amistoso inicial da Conquista, entre as culturas europeia e nativa.
	
	Da dominação cultural dos espanhóis sobre os nativos.
	
	Da catequese dos ameríndios.
	
	Do escambo. Os nativos recebiam quinquilharias em troca da exploração do pau-brasil.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402811115)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O pacto colonial, estabelecido pelos espanhóis a suas colônias americanas, seguia os princípios do mercantilismo, a pratica econômicas das monarquias nacionais, dentre as quais se enquadra a Espanha. Como princípios do pacto colonial estão:
	
	
	
	A extração de minério e a conversão indígena
	 
	O exclusivo comercial e a proibição de manufaturas na colônia
	
	A balança comercial favorável e o comercio de manufaturados coloniais
	
	O monopólio e a catequese
	
	O protecionismo alfandegário e a defesa contra invasões estrangeiras
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402665139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A América Espanhola sofreu um intenso processo de espoliação durante o período inicial da colonização dos espanhóis na região. Imensas quantidades de metais foram retirados da região para abastecer o mercado europeu, principalmente prata. A principal mão-de-obra utilizada nesse processo foram os indígenas que aqui residiam, o que conduziu a um intenso decréscimo da população indígena na América. Dentre as principais motivações que explicam esse decréscimo, não podemos incluir:
	
	
	 
	A transferência de uma grande parcela dessa população para a Europa, onde exerceriam funções diferenciadas.
	
	As doenças que assolaram os povos da região, aliadas ao intenso trabalho forçado.
	
	A superioridade bélica dos conquistadores diante dos indígenas, que com aparato militar muito inferior, tornaram-se alvos fáceis na conquista do território.
	
	Os trabalhos forçados, aliados às condições de alimentação.
	
	A intensa exploração dos indígenas e os trabalhos forçados nas minas.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402669194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o processo de dominação dos povos indígenas na América Espanhola podemos afirmar que:
	
	
	
	os povos indígenas não lutaram contra a dominação dos espanhóis.
	
	observamos que ordens religiosas, como os jesuítas, organizaram a população indígena para a resistência.
	
	os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.
	
	a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus.
	 
	a resistência indígena foi uma realidade percebida em todo o continente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando