Buscar

D. Constitucional I cc 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Cláusulas Pétreas ou Superconstitucionais
Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Revisão Constitucional nos moldes do artigo 3º da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prevê a realização de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assembleia Revisora. É legítima tal proposta?
O assunto citado acima refere-se ao poder Constituinte Derivado Revisor, conhecido também como poder anômalo de revisão ou revisão constitucional anômala ou ainda competência de revisão. Destina-se a adaptar a Constituição à realidade que a sociedade aponta como necessária.
Entretanto, entende-se que PEC do Congresso Nacional não é legítima, pois, nos moldes do artigo 3º da ADCT, “A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da constituição(...)”. Ou seja, a adaptação da constituição por assembleia revisora só ocorre até 5 anos após a criação da norma.
Tema: Poder Constituinte Decorrente
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exercício do Poder Constituinte Derivado Decorrente inseriu no texto da Constituição Estadual norma que assegurava aos candidatos aprovados em concurso público, dentro do número de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, o direito ao provimento no cargo no prazo máximo de cento e oitenta dias, contado da homologação do resultado. É Constitucional a o artigo 77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro?
A matéria contida no caso concreto em questão trata dos princípios constitucionais estabelecidos, consagrados de forma assistemática ao longo do texto constitucional e que limitam a capacidade organizatória dos Estados Federados, em suma, é quando a constituição contém regras preveamente estabelecidas para os entes federados.
O artigo 77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro não pode ser entendida como constitucional, pois fere diretamente a Constitução Federal, este que determina explicitamente no art. 37:
“Estádos (...) obedecerá também: III. O prazo de validade do concurso público será até de dois anos, prorrogados uma vez, por igual período.”
A decisão resta em julgado pelo STF, que se encontra logo abaixo:
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ADMINISTRATIVO. ARTIGO 77, VII, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: NOMEAÇÃO DE CANDIDATO APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO. PRAZO MÁXIMO CONTADO DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO. INCONSTITUCIONALIDADE.
Aprovação em concurso público. Direito subjetivo do candidato à nomeação, de acordo com a respectiva ordem de classificação e no prazo de sua validade. 2. Constituição do Estado do Rio de Janeiro, artigo 77,
VII. Provimento de cargo público. Iniciativa reservada ao Chefe do Executivo para edição de leis que disponham sobre o regime jurídico dos servidores públicos. Ofensa ao princípio da separação dos poderes: Inconstitucionalidade formal. Recurso extraordinário conhecido e provido para cassar a segurança, declarando-se, incidenter tantum, a inconstitucionalidade do inciso VII do artigo 77 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
(STF - RE: 229450 RJ , Relator: MAURÍCIO CORRÊA,
Data de Julgamento: 10/02/2000, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJ 30-08-2001 PP-00065 EMENT VOL- 02041-04 PP-00683)

Outros materiais