Logo Passei Direto
Buscar

PROVA tge 8 governo e democracia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

PROVA TGE 8 ESTADO E DEMOCRACIA
1. 
Sobre a democracia na Antiguidade, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
C. 
Na democracia ateniense, valorizava-se a liberdade de expressão, a igualdade perante a lei e o livre-acesso às funções públicas.
São características da democracia antiga: a liberdade de opinião ou expressão (isagoria), a igualdade de todos perante a lei, sem diferença de grau, classe ou riqueza (isonomia) e o livre-acesso de todos ao exercício das funções públicas (isotimia). O Estado grego não apenas teorizou, como colocou em prática, a democracia, muito embora o acesso não fosse a todos os cidadão nem era defendida que a virtude política coubesse a todos por Aristóteles. Aliás, a importância da democracia é valorizada com Péricles e o governo democrático de Atenas.
2. 
Sobre a democracia no Estado Moderno e no Estado Contemporâneo, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A. 
A igualdade de direitos, com a proibição de tratamento diferenciado em razão de classes ou motivos econômicos, pode ser considerada uma das características da democracia do século XVIII.
São características essenciais da democracia do Estado Democrático do século XVIII:
(a) a supremacia da vontade popular, com a possibilidade de participação do povo na tomada de decisões do governo;
 
(b) a preservação da liberdade, com o reconhecimento de direitos e a não interferência do Estado na esfera particular; e
(c) a igualdade de direitos, com a proibição de tratamento diferenciado em razão de classes ou motivos econômicos
.
Os representantes políticos, aliás, concretizam a supremacia da vontade popular. Além disso, contribuíram: a Revolução Inglesa, que testemunhou a ascensão das cartas dos direitos com, por exemplo, o Bill of Rights (1689) e a Declaração de Independência das 13 colônias americanas, que viriam a se tornar, no futuro, os Estados Unidos da América (1776) e que implicou na afirmação do poder político e da supremacia do povo, e também a Revolução Francesa, que foi o lugar propício para reconhecer que nenhuma limitação pode ser imposta ao indivíduo, salvo pela lei, que é expressão da vontade geral da nação (1789).
3. 
Sobre as espécies de democracia e seus instrumentos de concretização, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D. 
A classe política e os partidos políticos se apresentam como inevitável construção presente na democracia indireta diante do seu caráter representativo e necessário à tomada de decisão.
Na democracia indireta, o regime democrático promove o surgimento de uma classe específica de sujeitos, cujo propósito é a elaboração e a discussão de novas leis, bem como a administração do Poder Público. É a classe política. A partir do século XIX, a especialização dá mais um passo, com o surgimento dos partidos políticos. A representação somente é eficaz quando o povo tem plenas condições de compreender o debate e as opções apresentadas, o que dificilmente ocorre, causando, inclusive, crítica quando o representante se desvia do programa político. Já na democracia direta, o poder político é exercido diretamente pelo povo, sem qualquer intermediação ou representação.
4. 
São instrumentos de democracia semidireta adotados no direito brasileiro:
Você acertou!
C. 
plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Na experiência democrática brasileira, existem diversos instrumentos que qualificam a democracia representativa, razão pela qual a Constituição Federal prestigia a forma semidireta de democracia. Assim, por exemplo, existe a possibilidade constitucional de plebiscito e referendo (art. 14, I e II, da CF/88). A iniciativa popular também é um instituto expressamente previsto na Constituição Federal. No direito brasileiro, o veto e a revogação não são admitidos.
5. 
Acerca da crise democrática e dos novos modelos de democratização do Estado, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
C. 
A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.
Norberto Bobbio faz uma intensa crítica ao modelo democrático representativo e destaca que essa democracia se tornou um ambiente de promessas não cumpridas. De fato, a crise da democracia abrange os partidos políticos, os meios tradicionais de decisão e a ineficiência do sistema. Tudo isso exige o surgimento de um novo modelo. A democracia participativa implica em uma ampliação do diálogo e da participação concreta, dispensando técnicas formais e reinserindo o povo em todos os Poderes do Estado.
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina