Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
29/06/2021
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: LUCIANA BARROS SILVANO GUEDES
	MATRÍCULA: 01333736
	CURSO: FISIOTERAPIA
	POLO: CAMPINA GRANDE 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): PROFESSOR LUCIANO MELLO
ARTROLOGIA
A Artrologia pode se classificar de acordo com a forma de conexão entre as estruturas ósseas. A articulação vai permitir a angulação entre um osso e outro. 
As estruturas articulares tem como seus elementos de articulações:
- A cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico);
- Os ligamentos (estruturas fibrosas);
- A cápsula articular (membrana fibrosa);
- A membrana Sinovial (bolsa com líquido Sinovial);
- Os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
Como classificação articular estrutural, temos as articulações consideradas básicas: 
· Fibrosa
· Cartilaginosa
· Sinovial.
Conjunto das estruturas que mantêm dois ou mais ossos numa união semimóvel, geralmente com tecido fibrocartilaginoso ou ligamentos periféricos (ex.: sínfise intervertebral; sínfise mandibular; sínfise púbica 
Ela se encontra nas vértebras, denominadas como discos intervertebrais, Servem como amortecedores entre uma vértebra e outra.
Também se encontra na caixa torácica, denominada como Cartilagem Esternocostal, que liga os sete pares das costelas verdadeiras a caixa torácica.
As articulações sinoviais são complexas, realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, permitindo o movimento, e compõem de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido Sinovial, cápsula articular. Ela está presente nos ombros, joelhos, cotovelo. 
 (
Articulação Ombro
)
Referencias: 
(DANGELO, FATTINI, 2011).
https://www.fisiomaxsaude.com.br/
https://www.todamateria.com.br/articulacoes-do-corpo-humano/
https://www.sanarmed.com/
MIOLOGIA
Os músculos tem a capacidade de transmitir movimentos ou estabilizar os movimentos do nosso corpo. Pelos músculos é gerado a própria temperatura, ao se movimentar gera calor fazendo uma termo regulação de temperatura.
Eles são classificados como: 
· Músculos Estriados Esquelético
· Músculos Cardíaco
· Músculos Lisos
Quanto à estrutura anatômica dos Músculos Estriados Esquelético; 
São de formato circunferêncial, plano, leque, ou por quantidade de cabeças. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.Também tem em suas estruturas bolsas sinoviais.
Classificação: Capacidade de transmissão de movimento voluntário.
Subdividido Região Axial e Região Apendicular.
Alguns principais e superficiais músculos Estriados Esqueléticos:
Na Região da Mímica Facial: Músculo Occipitofrontal (figura 1):
É largo, músculo-fibroso ele vai da região anterior frontal, até a região posterior até a nuca.
- Tem como funções mover o couro cabeludo, elevar as sobrancelhas e enrugar a fronte.
Músculo Orbicular do olho (figura 2)
Parte nasal do osso frontal, processo frontal da maxila, ligamento palpebral medial, osso lacrimal
- Tem como função Proteger o olho da luz intensa. A parte palpebral une as pálpebras levemente, como no sono e no piscar, e a parte orbital coopera para o fechamento forçado do olho como proteção.
 (
Figura 01
https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-muscular/musculos-da-cabeca-pescoco/
) (
Figura 02
) (
Figura 03
)
Outros músculos da Mímica Facial:
· Músculo Transverso do Nariz 
· Músculo Levantador do Nariz e do Lábio Superior
· Músculo Zigomático Menor e o Maior
· Músculo Risório
· Músculo Orbicular da Boca 
· Músculo Bucinador trabalha em conjunto com o Músculo Masseter, considerado o de maior força de contração. (FIGURA 03)
Músculos do pescoço
São músculos superficiais. O músculo esterno cleidomastóideo é um músculo do pescoço, que possui duas cabeças, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóidea do osso temporal (-mastóideo).
Músculos da boca
Os músculos supra-hióideos formam o assoalho da boca, agem na mastigação, e deglutição e na fala. Juntamente com os músculos infra-hióideos (infra-hioideus), eles são responsáveis por posicionar o osso hióide.
Músculos Posteriores 
· Músculo Reto Abdominal, classificado como poligástrico. Possui vários ventres musculares
· Músculo Transverso do Abdômen
· Músculo Trapézio, Músculo Infra Espinhal, Redondo Maior e Menor, Músculo Grande Dorsal
· No ombro Músculo Deiteoide, ligado a porção Clavicular Acromial e Espinhal
· Braço, Músculo Braquial, Biceps Braquial.
· O músculo Tríceps Braquial é um largo músculo de três cabeças (lateral, longa e média).
· Anterior do braço, Músculos flexores dos dedos da mão e do carpo. E Posteriores músculos extensores dos dedos da mão e do carpo.
Músculos Inferiores
· Coxa, quatro músculos formando o quadríceps. Musculo Reto Femural, Vasto Lateral, Vasto Medial e o Vasto Intermediário. Músculo Sartorio (lateralmente na coxa). Na parte Superior tem; Musculos Biceps Femural, Semi Tendinoso e Semimembranoso.
Referencias:
- http://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/17/Sistema-Muscular
- (DANGELO, FATTINI, 2011) Miologia
- https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-muscular/musculos-da-cabeca-pescoco/ (FIGURA 01)
- https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/orbicular-do-olho
- https://www.ufjf.br/anatomia/files/2014/07/Couro-Cabeludo-e-Face1.pdf 
(FIGURA 02)
- https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/musculos-supra-hioideos
SISTEMA DIGESTÓRIO
No Sistema Digestório uma série de órgãos que captura, processa os alimentos que o organismo precisa para absorver os nutrientes. Nele acontece a Homeostasia, que é o processo de regulação pelo qual o organismo mantêm o constante equilíbrio.
Os órgãos do sistema digestório
O sistema digestório é formado pelo trato gastrointestinal, que é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Associadas a esses órgãos, temos as glândulas acessórias, também chamadas de glândulas associadas, que são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
A língua também é uma estrutura importante presente na boca, sendo ela a responsável por ajudar o alimento a misturar-se com a saliva e também a mover o bolo alimentar para o fundo da cavidade oral para que seja deglutido. Após sair da cavidade oral, o alimento segue para a faringe.
Na região da boca tem a Rima Bucal que da acesso a cavidade bucal. Vestíbulo da boca que está , entre os lábios e os dentes, e a mucosa bucal. Acima dessa região se encontra o palato duro e o menor. 
Estômago
O estômago é um órgão com uma porção dilatada do trato digestivo e está localizado inferiormente ao diagrama. Esse órgão pode ser dividido em: cárdia, fundo, corpo e porção pilórica. A cárdia está localizada na transição entre esôfago e estômago; o fundo é a porção superior em forma de cúpula; o corpo é a porção central que ocupa maior parte do estômago; e a porção pilórica é uma área estreitada na região terminal.
Intestino delgado
É nele que a maior parte do processo de digestão acontece. Ele é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.
O duodeno, primeira porção do intestino delgado, é onde ocorre a junção do quimo às secreções provenientes do pâncreas, fígado e do próprio intestino delgado. Essas secreções são:
· Suco pancreático: O pâncreas é uma glândula anexa e é responsável pela produção de uma solução alcalina rica em bicarbonato e também em enzimas
· Bile: É produzida pelo fígado.
· Suco intestinal ou entérico: O revestimento do intestino delgado também é responsável por liberar substâncias. Dentre as enzimas encontradas no suco intestinal ou entérico, 
Intestino grosso
O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, formado pelo ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide e reto. 
Fígado 
O fígado é um órgão grande e essencial, situado na parte superior direito do abdome. Ele é um órgão acessório multifuncional do trato gastrointestinal, e realiza as funções de desintoxicação, síntese deproteínas, produção bioquímica e armazenamento de nutrientes.
1. Face superior: é a maior de todas e se localiza abaixo do diafragma. Possui impressão cardíaca.
2. Face anterior: tem formato triangular e é recoberta por peritônio. Relaciona-se com a fixação anterior do diafragma.
3. Face direita: recoberta por peritônio, relaciona-se com a cúpula direita do diafragma. 
4. Face posterior: é presa ao diafragma por tecido conjuntivo frouxo. Tem um sulco, por onde passa a veia cava inferior.
5. Face inferior: relaciona-se com o fundo gástrico, com o omento menor, piloro, porção superior do duodeno, flexura direita do cólon, glândula suprarrenal direita e rim direito.
O fígado tem duas divisões, uma macroscópica e uma funcional. A sua divisão macroscópica é composta por lobos: Lobo direito, Lobo esquerdo, Lobo quadrado, Lobo caudado: .
REFERÊNCIAS:
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/05/sistema-digestorio.html
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/figado
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Fundamental para Homeostasia, da aos tecidos, órgãos, oxigênio e nutrientes através da corrente sanguínea. Nele se encontra a bomba propulsora (coração), principal órgão do sistema cardiovascular, que fica localizada na caixa torácica, no mediastino região torácica dividida em duas partes, limitada lateralmente pelos pulmões, à frente pelo esterno, embaixo pelo diafragma e atrás pela coluna vertebral.
O coração é formado por quatro camadas cardíacas: átrio direito, átrio esquerdo, e duas inferiores chamadas ventrículos direito e esquerdo. O coração recebe sangue pelos átrios e solta pelos ventrículos através de artéria.
Artérias: tronco braquiocefálico, subclávia, carótida comum, carótida externa, artérias carótidas internas. Veias: veias jugular interna, jugular externa, jugular anterior, subclávia e braquiocefálica. Veia cava inferior, trás sangue da parte inferior do corpo. Veia cava superior, trás sangue da parte superior do corpo
Sangue rico em C02 chamado de sangue venoso caí no átrio direito, e vai para o ventrículo direito. A passagem é através de uma válvula Atrioventricular direita.
O Sangue é expulso do coração através do tronco pulmonar (tronco arterial pulmonar). Que leva sangue para os pulmões. O tronco arterial pulmonar se ramifica, artéria pulmonar direita e esquerda.
No pulmão ocorre a troca gasosa denominada de processo Hematose. Onde o pulmão capta o Co2 do sangue e libera o oxigênio. 
O sangue deixa de ser venoso e passa a ser sangue arterial. Rico em oxigênio volta ao coração para o átrio esquerdo através das veias pulmonares direita e esquerda. Do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Através da válvula atrioventricular esquerda. O sangue quando no ventrículo esquerdo é direcionado (impulsionado), através da astuventricular para a artéria Aorta. Aorta se ramifica para partes do corpo. Na base da artéria da aorta tem duas artérias, coronária direita e esquerda.
Referencias: https://www.significados.com.br/sistema-cardiovascular/
OSTEOLOGIA
O corpo humano possui 206 ossos, podendo haver variações. O esqueleto humano é dividido em duas porções: Axial, e porção Apendicular.
· Esqueleto axial: parte central que é formado por crânio, vértebras, costela e esterno. 
· O crânio é formado por uma série de ossos, os quais são classificados em dois grupos: ossos da face e ossos do crânio. Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. Nele se encontra o neurocrânio, e o víserocrãnio.
· As principais suturas do crânio são: 
· Sutura sagital: separa os ossos parietais 
· Sutura coronal: separa os ossos parietal e frontal. 
· Sutura lambdóide: separa os ossos parietal e occipital.
A maior abertura da base do crânio é o forame magno que permite a comunicação entre a cavidade craniana e o canal vertebral, 
· As vértebras formam a coluna vertebral e são divididas em
· 07 vértebras cervicais (C1 a C7)
· 12 torácicas (T1 a T12)
· 05 lombares (L1 a L5)
Na região do sacro ainda se encontra: 05 sacrais e 04 cóccix. 
· As costelas são encontradas em doze pares, sendo
· 7 pares verdadeiras
· 3 pares falsas
· 2 pare flutuantes
· Esqueleto apendicular: é formado pelos membros superiores e inferiores e pelas cinturas escapular e pélvica. 
· O membro superior é formado por úmero (braço), 
· Ulna e rádio (antebraço), 
· Ossos do carpo (punho), 
· Ossos meta carpais (palma da mão) 
· Falanges (dedos). 
A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, ela permite grande grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 03 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
No que diz respeito ao membro inferior: 
· 	Fêmur (osso da coxa),
· 	Tíbia e fíbula (perna), 
· 	Patela (joelho), 
· 	Ossos do tarso, ossos metatarso 
· 	Falanges (dedos). 
Os membros inferiores unem-se ao esqueleto axial por meio da cintura pélvica, que é formada pelos ossos do quadril, também conhecidos como ossos pélvicos.
(DANGELO, FATTINI, 2011) Miologia
https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-muscular/musculos-da-cabeca-pescoco/ 
https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/esqueleto-humano.htm
https://www.sanarmed.com/resumo-da-anatomia-dos-ossos-do-cranio
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image1.emf
image2.jpeg
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina