Buscar

Procuração no Direito: Conceito e Modelos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Procuração
Não basta ao profissional do Direito a correção gramatical. Dele exige-se, ainda, o domínio das estruturas fixas das diversas modalidades redacionais aplicadas ao mundo jurídico ou a ele pertencente.
Um desses modelos é a procuração que, conforme Art. 653 do Código Civil,
“Opera-se o mandato, quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos, ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.”
A procuração é um instrumento de mandato. De seu conceito entende-se que alguém (mandante, outorgante ou constituinte) outorga poderes a outrem (mandatário, outorgado ou procurador) para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, exteriorizada a vontade de conferir tais poderes por meio da procuração.
O mandato, obrigatoriamente escrito, é denominado judicial quando expedido pela autoridade judicial. Na acepção técnico-jurídico pode designar, ainda, ação intentada por alguém que se vê ameaçado ou violentado em direito líquido e certo: mandato de segurança.
Neste sentido, mandado é remédio jurídico por meio do qual o juiz manda segurança ao direito.
A expressão líquida e certa significa um direito especificado e plenamente conhecido (líquido) e sobre o qual não pairam dúvida (certo). Ex. p.185.
Quanto à natureza:
Procuração Judicial: destinada para procurar em juízo
Procuração: Extrajudicial: para os negócios em geral
Quanto ao instrumento:
Procuração Pública: passada em cartório, no livro próprio, chamando-se traslado a cópia original deste registro. As demais cópias são dadas em forma de certidão.
Procuração Particular: quando outorgada pelo próprio mandante em documento escrito com firma reconhecida.
Quanto à finalidade:
Geral: quando o mandante confere poderes para todos seus negócios.
Especial: quando especifica o negócio (ou negócios) expressamente.
(art. 660 Código Civil).
Quanto à extensão dos poderes:
Amplos: confere liberdade ampla ao procurador.
Restritos: o procurador fica sujeito a decisões do outorgante.
O mandato judicial é chamado de Procuração Ad Judicia;
O mandato extrajudicial é chamado de Procuração Ad Negotia. (negócia)
O instrumento do mandato pode ser particular, salvo se a lei o determinar obrigatoriamente público. (Ex. transcrição de imóvel).
O mandato geralmente só confere poderes de administração. Para alienar, hipotecar ou praticar atos que exorbitem da administração ordinária, os poderes têm de ser expressos.
O mandato judicial confere poderes ad judicia para o foro em geral. Os poderes especiais são elencados taxativamente no art. 38 do CPC e devem ser obrigatoriamente expressos.
Deve constar o nome do documento: Procuração ou Procuração “Ad Negotia”
2. Qualificação do outorgante (nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, documentos pessoais, residência e/ou domicílio)
3. Presença dos verbos nomear e constituir
4. qualificação do outorgado;
5. finalidade da procuração;
6. extensão dos poderes;
7. local e data;
8. assinatura do outorgante com firma reconhecida.
É importante a estética: a ocupação do papel onde será redigida a procuração.
P R O C U R A Ç Ã O
P R O C U R A Ç Ã O AD NEGOTIA
 (4 ou 8 espaços)
JOANA DAS NEVES, brasileira, casada, enfermeira, portadora da CIRG...., inscrita no CPF..., residente e domiciliada na Rua das Rosas, nº 09, Santa Paula, Ponta Grossa/Pr, nomeia e constitui seu bastante procurador JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, medico, portador da CIRG..., inscrito no CPF..., residente e domiciliado na Rua das Flores, nº 120, Santa Paula, Ponta Grossa/Pr, para o fim especial de realizar a venda do imóvel localizado na Rua das Margaridas, nº 100, Santa Paula/Pr, com Registro nº 09999, no 2º Registro de Imóveis, outorgando-lhe todos os poderes que se fizerem necessários para o fiel comprimento deste instrumento de mandato, podendo tudo requerer, encaminhar e promover, cumprir as exigências legais, enfim, tudo praticar para a realizar a venda do imóvel.
(1 espaço)
Goiânia, 26 de fevereiro de 2015.
(2 espaços)
__________________________
JOSÉ DA SILVA
Espaçamentos:
Superior: 3cm
Esquerda: 4 cm
Direita: 2 cm
Inferior: 2 cm
O Art. 38 do vigente Código de Processo Civil conceitua a Procuração para foro judicial da seguinte maneira:
“Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso.”
- A outorga ao advogado de procuração ad judicia, possui dois significados:
1º - Existência de contrato de prestação de serviços jurídicos;
2º - O advogado torna-se o representante legal do outorgante judicialmente.
 
Esta forma de procuração é o instrumento que habilita o advogado, a praticar em nome da parte, todo e qualquer ato processual, como por exemplo: ajuizar ação, contestar, recorrer, entre outros. Sem procuração, o advogado não será admitido como procurador geral. 
Obs. *Nos Processos que correm em segredo de justiça o advogado somente terá acesso se apresentar o instrumento procuratório.
 É obrigatório o termo Ad Judicia, devendo estar expressos poderes especiais.
Neste tipo de procuração não precisa de firma reconhecida, tendo em vista a fé pública que o advogado possui.
CONDIÇÕES PARA SER OUTORGANTE/ MANDANTE:
O outorgante pode ser qualquer pessoa, seja física ou jurídica;
Os maiores e emancipados, desde que com capacidade civil, podem assinar sem restrições;
Os relativamente incapazes, deverão ser assistidos por seus representantes legais, devendo assinar junto. Ex. menor com 16 anos e não emancipado.
Os absolutamente incapazes, são representados e somente seu representante é que assinará a procuração.
 
OUTRAS MODALIDADES:
- Caução de rato: Excepcionalmente a legislação processual permite que o advogado ajuíze ação ou pratique outros atos, considerados urgentes, com o objetivo de evitar prejuízos a parte, sem estar com o instrumento de mandato (procuração), devendo ser requerido ao juiz, com exposição de motivos, devendo apresentar o documento em prazo de 15 dias, prazo este que pode ser prorrogado, por despacho do juiz. Caso não seja apresentada a procuração, os atos até então praticados, serão havidos como inexistentes, e o advogado responderá pelas despesas e eventuais perdas e danos.
Trata-se de uma procuração ad judicia por instrumento público, pois o advogado assina termo comprometendo-se a apresentar a procuração.
* Caução significa garantia. / * Rato significa ratificação.
 
- Procuração Ah Hoc: Ocorre quando consta em ata, indicando um substituto ocasional para um determinado ato processual.
PROCURAÇÃO AD JUDICIA
(4 espaços)
OUTORGANTE: JOANA DAS NEVES, brasileira, solteira, do lar, portadora da CIRG nº *** e inscrita no CPF/MF nº ***, residente e domiciliada na Rua Oliveira Martins, nº 153, CEP 84035-740, Olarias, nesta cidade de Ponta Grossa/ Paraná.
(1 espaço)
OUTORGADO: JOÃO DA SILVA, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/PR sob nº ****, com escritório jurídico na Rua Sapopema, s/n, Vila Estrela, nesta cidade e comarca de Ponta Grossa, Paraná.
(1 espaço)
PODERES: A quem confere amplos poderes para o foro em geral, com a cláusula ad judicia et extra, para poder representar o (s) outorgante (s) em juízo ou fora dele, propondo ou respondendo ações, requerer, desistir, transigir, passar recibos e dar quitações, declarar o que se fizer necessário civil e criminalmente, promover medidas e diligências, intervir, opor embargos, variar de ações, interpor recursos, aforar mandados de segurança, correições parciais e representações, requerer certidões, acompanhar os efeitos até final decisão com trânsito em julgado, concordar e discordar, prestar compromissos como síndico e/ou inventariante, receber intimações e notificações, praticar todos os
demais atos, por mais especiais que sejam, inclusive substabelecer com ou sem reserva de iguais poderes, no todo ou em parte. Especialmente para propor ação de alimentos. 
(1 espaço)
Goiânia, 26 de Fevereiro de 2015.
(2 espaços)
_________________________________
JOANA DAS NEVES
SUBSTABELECIMENTO 
O Substabelecimento é o instrumento pelo qual o procurador/outorgado transfere a outrem os poderes a ele conferidos pelo outorgante, com ou sem reserva de poderes.
 
 Modalidades:
 
- Com reserva de poderes: significa que o procurador/outorgado permanece com iguais poderes, ou seja, mantém intactos os poderes conferidos na Procuração.
 
- Sem reserva de poderes: significa que o procurador/outorgado renuncia aos poderes a ele conferidos, transferindo-os à outro procurador, que assumirá o seu lugar. 
 
Obs. O parágrafo 1º do art. 24 do Código de Ética e Disciplina é taxativo no sentido de que o substabelecimento do mandato sem reserva de poderes exige o prévio e inequívoco conhecimento do cliente, ou seja, antes de substabelecer “sem reserva de poderes” o procurador deve comunicar o outorgante.
SUBSTABELECIMENTO
(4 espaços)
 	Substabeleço na pessoa da Dra. LAUDELINA CASTILHO, advogada inscrita na OAB/PR sob nº 98765, com escritório profissional na Rua Tangamandápio, nº 33, Centro, Ponta Grossa – PR, os poderes a mim conferidos por JOAQUIM NABUCO, nos autos nº 0025/2011, que tramita perante a 1ª Vara de Família da Comarca de Londrina, sem reserva de poderes. 
(1 espaço)
Goiânia, 26 de agosto de 2014.
(2 espaços)
________________________________
Joelmir Florentino
OAB/GO 423456
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PARIZATTO, João Roberto. Manual de Prática do Advogado. São Paulo: Ed. Edipa, 4ª ed., 2009.
WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso Avançado de Processo Civil. São Paulo: Ed. RT, 8ª ed., v. 1, 2006.
DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUE, Antonio. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
Código de Ética e Disciplina da OAB. 1995.
www.jurisway.org.br. Acessado em 15 de junho de 2011.
Atividade em Sala AD
Atividade em grupo: Max. 5 pessoas.
(não, pode ser de 6 pessoas)
Entrega: hoje
Deve ser feito manuscrito.
Maria Gumercinda, casada com João das Dores, mora em Goiânia e necessita vender o imóvel localizado na rua 13, lote 13, parque acalanto. Para tanto irá pedir que seu marido faça a venda.
Maria foi procurar vocês como advogados, para adentrar com a uma ação de despejo contra 3 locatários. Passados dois meses, por impossibilidades do seu grupo e descontentamento a cliente, Maria resolveu trocar de advogado.
Com base nestas informações faça as devidas peças.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais