Buscar

Macroeconomia AV1

Prévia do material em texto

Macroeconomia.
1ª Leia atentamente as considerações a seguir sobre PIB real e nominal e o PIB per capita e assinale a afirmativa correta.
I - O PIB nominal é valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente, ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. 
II - O PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação. 
III - Para se chegar ao PIB per capita de um país, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. 
R: I, II e III são verdadeiras 
 
2ª Analise as preposições abaixo e assinale a CORRETA. 
I - As firmas produzem bens e serviços para serem vendidos para as famílias e para tal precisam adquirir insumos, dentre os quais se destaca o trabalho.
II - A remuneração do trabalho são os salários, a da terra/recursos naturais são os aluguéis e a do capital, os lucros.
III - Pode-se considerar também que além dos lucros, o capital ainda recebe juros, para cobrir o custo de oportunidade do dinheiro investido na empresa. 
 
R: I, II e III são verdadeiras 
3ª Leia atentamente as considerações abaixo e assinale a alternativa CORRETA a respeito do sistema macroeconômico, ou seja, o fluxo circular da renda. 
I - A macroeconomia tem por objetivo o estudo da economia como um todo. Faz-se, portanto necessário, para a sua compreensão inicial, o entendimento das relações existentes entre os chamados agentes econômicos. 
II - Por meio do diagrama do fluxo circular de renda, mostra-se um sistema econômico de forma esquemática, ou seja, visualiza-se as interações entre o fluxo de bens e serviços e o fluxo monetário, dentro de um determinado país. 
III - Por empresas ou firmas devem-se entender quaisquer unidades produtoras de bens (produtos) e serviços, que atuem num dos três setores da economia, ou seja, os setores primário, secundário e terciário. 
 
R: I, II e III são verdadeiras
4ª Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a afirmativa correta.
I - O setor primário é constituído por atividades que estão relacionadas diretamente com os recursos naturais, tais como as empresas do ramo automobilístico e farmacêutico. 
II - O total de toda a produção das empresas, que vem a ser o total da produção desta economia, é a produção agregada, que pode ser medida e receber o nome de Produto Interno Bruto (PIB). 
III - As famílias devem-se entender como o conjunto de pessoas físicas de uma dada economia. Em outros termos, as empresas são unidades produtoras e as pessoas físicas que nelas atuam como proprietários e empregados serão agrupadas e consideradas na categoria chamada de famílias. 
 
R: II e III são verdadeiras e I é falsa. 
 
5ª Salários, aluguéis, juros e lucros compõem (marcando a afirmativa correta): 
R: A renda das famílias 
6ª No que diz respeito ao tema Sistema Macroeconômico " O Fluxo Circular de Renda ", analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta. 
I) A macroeconomia tem por objeto o estudo da economia como um todo. Faz-se, portanto necessário, para a sua compreensão inicial, o entendimento das relações existentes entre os chamados agentes econômicos.
II) O fluxo circular de renda, que demonstra o contexto da macroeconomia, mostra um sistema econômico de forma esquemática, onde podemos ver as interações entre o fluxo de bens e serviços e o fluxo monetário, dentro de um determinado país.
III) O produto total de uma economia pode ser medido de diversas formas, recebendo diferentes denominações. O PIB é uma delas e que é estudado pela macroeconomia, cabendo destacar que a macroeconomia é um ramo da ciência econômica, cuja preocupação diz respeito aos recursos escassos.
IV) O modelo Keynesiano incorpora uma ação mais efetiva do Estado na Economia, para este modelo, a demanda cria a sua própria oferta, pois ao alavancar a demanda, o governo tende a gerar mais emprego. 
 
R: I, II, III e IV são verdadeiras 
7ª As mudanças da demanda agregada, por si só, não teriam condições de alterar os fatores de produção na opinião dos clássicos e, portanto, o produto agregado. Uma importante conclusão deste modelo é que os gastos do governo, a exemplo de qualquer outra variável componente da demanda agregada (marcando a afirmativa correta): 
R: não elevariam o produto, nem a renda da economia 
8ª A visão clássica dos problemas econômicos sempre foi aceita sem maiores contestações até a Grande Depressão do início dos anos 30. Com o aprofundamento da crise econômica de 1929-33 e não havendo qualquer sinal de que a economia americana ( e européia) poderia se recuperar através da atuação das forças de mercado, os pressupostos da teoria clássica começaram a ser questionados, propiciando o aparecimento de uma nova teoria para explicar , de forma mais convincente, o fenômeno da crise e sua consequência mais evidente e direta: o desemprego em massa. De acordo com a Teoria Keynesiana o "remédio" para o desemprego é: 
R: Aumentar a demanda agregada.
9ª O modelo clássico é 
R: Um modelo de oferta 
10ª Suponha uma economia operando no pleno emprego, de acordo com o modelo clássico. Analise as afirmações seguintes sobre os efeitos de um aumento da demanda agregada nessa economia:
I. A demanda mais alta estimularia a oferta agregada, que seria ampliada até nivelar-se com a demanda. 
II. Sendo a oferta agregada inelástica, o resultado seria um aumento de preços sem aumento da produção. 
III. A contratação de trabalhadores extras seria natural, considerando que o salário real subiria. Assinale a única opção correta: 
R: Somente a afirmação II é verdadeira 
11ª A respeito do O Equilíbrio Macroeconômico, leia e julgue as proposições a seguir e assinale a alternativa correta. 
I) Para a teoria clássica, a economia funciona sempre a pleno emprego dos fatores de produção (principalmente da mão-de-obra,), isto leva à conclusão de que a economia não tem possibilidade de crescer em decorrência de aumentos da demanda agregada. 
II) Na visão da macroeconomia, a função oferta agregada mostra a quantidade total que os agentes econômicos, em conjunto, estariam dispostos a comprar aos diversos níveis gerais de preços.
III) O fator de produção trabalho é entendido como máquinas, equipamentos e edificações. Portanto, se os produtores quisessem aumentar a produção para atender o aumento da demanda por seus produtos, e para tanto tivessem que comprar mais máquinas e alterar toda a instalação existente, tendo até mesmo que construir novos prédios, iriam certamente necessitar de um tempo razoável para isto. 
IV) Para o modelo clássico, há completa flexibilidade de preços e salários e a quantidade de moeda afeta apenas o nível geral de preços (ou seja, a hipótese da neutralidade da moeda). 
 
R: II e III são falsas e I e IV são verdadeiras.
12ª Qual área da economia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. 
R: Macroeconomia 
13ª Segundo a teoria clássica (marcando a afirmativa correta), dada a produção das empresas a curto prazo: 
R: Maior produtividade marginal e média, menor o custo marginal e médio. 
14ª A condição de uma pessoa não poder ocupar um emprego dado que suas habilidades não são suficientes para o cargo na empresa, é um exemplo de : 
R: Desemprego Estrutural 
15ª Pela teoria clássica, no que diz respeito à produção total da economia, esta depende diretamente das quantidades de capital e de mão de obra empregadas na economia, supondo-se a tecnologia e a população total constantes no período. Neste sentido, no curto prazo (assinalando a afirmativa correta): 
R: O estoque de capital é fixo e a produção varia unicamente com as alterações da quantidade de mão de obra empregada. 
16ª Pela teoria clássica, no curto prazo (assinalando a afirmativa correta): 
R: Há desemprego voluntáriono mercado de trabalho. 
17ª Os macroeconomistas sempre se dividem quando são chamados a explicar as variáveis que mais influenciam, principalmente, o nível de produção do país. Neste sentido, a respeito da macroeconomia clássica, leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta. 
I) As políticas do governo eram vistas como desnecessárias, pois os mercados se autorregulavam, já que a economia está no pleno emprego dos fatores de produção a longo prazo. 
II) Na função de produção, diz que a produção total da economia depende diretamente da quantidade de capital e da quantidade de mão de obra empregadas na economia, supondo-se a tecnologia e a população total constantes no período. 
III) Define-se produtividade marginal do trabalho (PMgN) como a relação △Y/△N, e constata-se o decréscimo da produtividade do trabalhador com acréscimo nos níveis de emprego. 
R: I, II e III são verdadeira 
18ª Leia atentamente as considerações a seguir a respeito da teoria clássica e marque a afirmativa correta. I - A curto prazo, quando as empresas forem contratar mão de obra levarão em consideração que PMgN é decrescente e só contratarão mais mão de obra se puderem pagar salários mais baixos. II - A empresa que contrata mão de obra só estará disposta a contratar mais trabalhadores se os salários reais forem cada vez menores, pois sempre vai tentar pagar o salário correspondente à produtividade marginal do trabalhador adicional, que é decrescente. III - Os trabalhadores só aceitarão trabalhar mais se os salários forem cada vez mais elevados de forma a cobrir o custo de oportunidade que é o sacrifício do lazer. 
R: I, II e III são verdadeiras. 
19ª Na teoria clássica, a moeda: 
R: É neutra sobre a atividade econômica 
20ª Tendo como base a teoria clássica em economia, pode-se concluir que em um país cujo governo eleve a oferta de moeda o efeito será de crescimento do (a): 
R: inflação.
21ª A afirmação de que ¿a moeda é neutra¿ na teoria clássica significa que: 
R: A oferta de moeda afeta somente as variáveis nominais da economia. 
22ª De acordo com a Teoria Clássica: 
R: Uma política monetária expansionista é inútil para estimular a produção do país. 
23ª Os efeitos da moeda na economia são um tema-chave na Teoria Clássica, segundo a qual a política monetária: 
R: expansionista não estimula a produção do país. 
24ª Considerando a teoria quantitativa da moeda dos economistas clássicos, avalie as afirmações abaixo: I. Essa teoria procura demonstrar que uma política monetária expansionista não consegue estimular a produção do país e ainda causa impactos inflacionários. II. Se o governo dobrar a oferta de moeda na economia, o valor da moeda cairia pela metade. III. A política monetária não é capaz de atuar sobre os níveis de inflação no país. A opção que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s) é: 
R: I e II.
25ª A respeito do modelo keynesiano simplificado, assinale a afirmativa correta: 
I) A função consumo é uma função crescente no nível de renda nacional disponível.
II) A propensão marginal a consumir é o acréscimo do consumo, dado o acréscimo de uma unidade da renda disponível.
III) A propensão marginal a poupar, é o acréscimo da poupança agregada, dado um acréscimo na renda nacional disponível. 
 
R: I, II e III são verdadeiras
26ª A respeito da teoria de Keynes para uma economia fechada e com governo, leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta. 
I - Se for, por exemplo, a propensão marginal a consumir igual a 0,7, então para cada aumento de Y (produto), o aumento de C (consumo) será sempre 70% daquele aumento, ou seja, apenas uma parte dele. Com isso, os aumentos de C serão cada vez menores e os de Y também, até que os aumentos de ambos cessarão. 
II - Se for, por exemplo, a propensão marginal a poupar igual a 0,3, então para cada aumento de Y (produto), o aumento de S (poupança) será sempre 30% daquele aumento, isto é, apenas uma parte dele. Com isso, os aumentos de S serão cada vez maiores em função das elevações do consumo (C).
III - Um aumento do consumo (C), gera um aumento na mesma proporção na poupança (S), dados o crescimento em rendimento decrescente do produto (Y) da economia do país. 
R: I e II são verdadeiras e III é falsa 
27ª Para o modelo keynesiano simplificado (assinalando a afirmativa correta): 
R: Menor a propensão marginal a tributar, maior a renda disponível 
28ª Uma curva com inclinação positiva como a curva da oferta demonstra: 
R: uma relação direta entre a quantidade e o preço 
29ª Em função à macroeconomia keynesiana (marcando a afirmativa correta): 
R: A análise keynesiana pressupõe um intervalo de tempo não suficientemente longo para que haja mudanças na estrutura produtiva da economia que sejam capazes de deslocar a curva de oferta agregada. 
30ª No modelo keynesiano, para o produto estar em equilíbrio, é preciso que seja igual à demanda agregada, vale dizer Y = DA = C+I+G. Neste sentido (assinalando a afirmativa correta): 
R: C (consumo) tem uma parte dele que diz respeito à propensão marginal a consumir que depende da renda da economia.

Continue navegando