Buscar

Estudo Dirigido - Zoologia dos Invertebrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido: Anelídeos
Descreva metameria destacando sua importância para os anelídeos.
Consiste na organização do corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes, os metâmeros, que se repetem ao longo de seu comprimento. Cada metâmero contém musculatura e compartimentos celômicos independentes com um par de órgãos excretores (nefrídios) e centro de controle nervoso (gânglios) próprios. Vantajoso em vários aspectos por exemplo, apresentar a musculatura organizadas em pacotes musculares que podem se contrair independentemente garante maior flexibilidade corporal e variedade de movimentos.
Descreva 5 características gerais do filo anelídeos.
Corpo geralmente alongado, cilíndrico, composto por segmentos (metâmeros)
Habitat: aquático ou terrestres
Presença de sistema: excretor (nefrídios), circulatório (fechado –vasos), nervoso (desenvolvido - gânglios cerebrais, cordão nervoso duplo, nervos laterais, órgãos sensitivos –tato,paladar e luz), digestório (completo - boca e ânus)
Locomoção - flexões do corpo (camadas musculares)/cerdas
Celomados (triblásticos)
O filo Anelídeos se divide em 3 classes principais: poliquetas, oligoquetas e
hirudíneos. Cite 2 características e um representante de cada classe.
Oligoquetas: Representane – Minhoca. Se alimenta de folhas caídas, pequenos animais vivos ou mortos no solo, não possui olhos, são monóicos, fecundação cruzada e externa, corpo cilíndrico afilado nas extremidades. 
Poliquetas: Representante – Palolo. Habitat marinhos, dotados de cabeça diferenciada com vários apêndices sensoriais (palpos, tentáculos, e cerdas), são dioicos a fecundação é externa e seu desenvolvimento é indireto.
Hirudíneos: Representante – sanguessugas. Não apresenta cerdas, corpo ligeiramente achatado, seu habitat pode ser tanto terrestre ou aquáticos (doce), alimata-se de hematófagos e predadores (carnívoros), são monóicos, seu desenvolvimento é direto. Reprodução: sexuada: cruzada e assexuada: brotamento
Qual o papal ecológico das minhocas?
fertilização e recuperação dos solos (revolvimento, aeração, erosão etc), útil para agricultura, pois passa sua vida perfurando o solo, permitido uma melhor infiltração de água e tornando-o arejado, aduba o solo, ingerindo terra e matéria orgânica e defecando o precioso húmus, produto rico em nutrientes
 05. Descreva os itens abaixo considerando anelídeos:
Sistema excretor: apresentam 1 par de nefrídios por segmento com exceção dos 3 primeiros, apresentam o nefróstoma: funil ciliado, duto nefridiano, nefridióporo.
Sistema digestivo: é completo apresenta boca, probóscide, faringe, esôfago, papo, moela, intestino (tiflossole), reto e ânus. Sua nutrição é saprófaga.
Sistema circulatório: fechado com vasos sanguíneos com paredes musculares arcos aórticos (corações) para impulsionar o sangue, pigmentos respiratórios (hemoglobina), amebócitos.
Sistema respiratório: cutânea indireta na maioria e branquial nos poliquetas.
Sistema reprodutivo: Sexuado, monóicos – desenvolvimento direto, dióicos - desenvolvimento indireto. Assexuada: brotamento.
Sistema Nervoso: Gânglio cerebroide, 2 cordões nervosos ventrais, são fibras gigantes que percorrem todo o comprimento do corpo, com gânglios laterais 1 par por segmento.
06.Descreva como ocorre a reprodução dos espécimes da Classe Oligochaeta.
As minhocas são hermafroditas, pois cada indivíduo tem testículos e ovários. No entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermas, o que é chamado de fecundação cruzada. Na cópula, os dois animais se unem pelo clitelo, que produz bastante muco. Feita a troca de espermas, os dois vermes se separam. Em seguida, cada um dos vermes produz um casulo cheio de ovos, depositando-o no solo. Após alguns dias, pequenos vermes saem dos casulos.

Continue navegando