Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O que é saúde ocupacional?
É o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Quais são as principais legislações sobre a saúde ocupacional?
Constituição federal de 1988, CLT de 1977, Lei 8080 de 1990, Norma regulamentadora 7. 
O que é enfermagem do trabalho?
É uma especialidade do setor de enfermagem que tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
Quando ocorreu a inclusão do enfermeiro do trabalho na equipe de saúde ocupacional?
Ocorreu por meio da Portaria nº 3.460 do Ministério do Trabalho, em 1975.
Quais são os objetivos do enfermeiro do trabalho?
Prevenir os possíveis riscos das atividades laborais, proteger o trabalhador contra exposições aos agentes químicos, físicos, biológicos e psicossociais; Manter a integridade da saúde, o bem-estar físico, mental e social, que possam ser afetados pelas doenças ocupacionais, que, quando instaladas, possam ser recuperadas com a reabilitação e assim preservar as competências profissionais adquiridas dos trabalhadores.
Quais as funções do auxiliar de enfermagem do trabalho?
Preparar o ambiente de trabalho, Manter sempre em ordem os materiais e equipamentos, Prestar os primeiros socorros dentro de suas competências, Auxiliar na observação do estado de saúde dos trabalhadores, Preparar o paciente para a consulta de enfermagem e consulta médica.
Quais são os níveis de proteção/prevenção em saúde?
Primária, secundária, terciária e quaternária. 
O que é a prevenção primária?
É a promoção da saúde, evita os fatores de risco determinantes de uma doença; Proteção específica contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente: vacinação, tratamento de água, etc; Diminui a incidência e o risco médio de ocorrência de doenças que possam ser evitadas.
O que é a prevenção secundária?
Apresenta dois níveis: 1) diagnóstico de uma doença já instalada e tratamento precoce, e 2) a limitação das sequelas e a invalidez. Tem como objetivo um diagnóstico precoce e tratamento para evitar que a doença se instale no indivíduo. É o processo de rastreio das doenças instaladas para diminuir os riscos de morbidade e de mortalidade, como exames de sangue, aferimento de pressão arterial, etc
O que é a prevenção terciária?
São todas as ações de reabilitação e redução da incapacidade do indivíduo frente a uma doença já instalada e que levou a sequelas. Promove a readaptação e a reintegração do indivíduo ao meio, por exemplo: tratamento de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia após acidentes de trabalho, AVEs, etc.
O que é a prevenção quaternária?
Recente classificação de prevenção que visa evitar o excesso de intervenções e as iatrogenias (ou seja, toda lesão que for causada por um erro procedimental de algum dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado) que detecta indivíduos com tendências a uso de drogas, medicalização em excesso e faz a orientação adequada.
Qual a definição de acidente de trabalho?
É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 da lei 8213/91, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda, redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Quais são as funções do enfermeiro do trabalho?
Assistencial, Administrativa, Educativa, De integração, De pesquisa.
O que é a função assistencial do enfermeiro do trabalho? Cite exemplos.
É uma função que deve oferecer apoio em todas as fases que envolvem promoção, proteção ou recuperação da saúde do trabalhador. Exemplo: Identificação, anamnese e exame físico do paciente; diagnóstico, prescrição de enfermagem, evolução do caso e prognóstico.
O que é a função administrativa do enfermeiro do trabalho? Cite exemplos.
É uma função organizacional. Exemplo: Manter a organização do setor de enfermagem da empresa, controlar a necessidade de materiais, solicitando reposição sempre que necessário, cuidar do armazenamento e estoques dos itens de consumo, treinar e supervisionar o serviço dos auxiliares do setor, colaborar no processo de contratação de novos profissionais.
O que é a função educativa do enfermeiro do trabalho? Cite exemplos.
Estão relacionadas com a educação ofertada aos trabalhadores quanto à saúde, para que possam promover, proteger, manter ou recuperar a saúde caso adoeçam, além de prevenir acidentes de trabalho. Deve manter também a educação continuada dos membros da equipe de enfermagem. Exemplo: treinamentos.
O que é a função de integração do enfermeiro do trabalho? Cite exemplos.
É uma função importante que tem como objetivo conhecer os recursos de saúde oferecidos na comunidade onde está inserida a empresa que presta seus serviços e recomendá-los aos funcionários que necessitem de assistência fora da empresa, o que reduz a perda de tempo no trabalho, além da redução de custos, proporcionando um cuidado apropriado e eficaz. Exemplos: programas de saúde do município, como programa de saúde da criança, programas de saneamento. 
O que é a função de pesquisa do enfermeiro do trabalho? Cite exemplos.
O enfermeiro responsável pelas pesquisas nesta área deverá participar de estudos sobre riscos de doenças relacionadas ao trabalho da empresa em questão, para assim diminuir os riscos de morbidade e até de mortalidade dos trabalhadores.
Qual o objetivo dos Serviços Especializados em
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalhador?
Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, por meio do planejamento e implementação de ações de saúde e segurança do trabalho. 
Qual a composição dos Serviços Especializados em
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalhador?
Médico do trabalho; Engenheiro de segurança do trabalho; Técnico de segurança do trabalho; Enfermeiro do trabalho; Auxiliar ou técnico em enfermagem do trabalho.
Quais as atribuições dos Serviços Especializados em
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalhador?
Reduzir até eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho e, quando não for possível, determinar o uso de EPC e de EPI pelo trabalhador. Colaborar no projeto e implantação de novas áreas da empresa. Indicar as áreas de risco a partir do mapa de risco da empresa. Responsabilizar-se pelo cumprimento das normas regulamentadoras aplicáveis à empresa em questão. Promover atividades educativas de prevenção para os trabalhadores. Registrar e analisar acidentes e incidentes ocorridos.
A respeito do dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalhador, responda:
Qual o número de auxiliares/técnicos e enfermeiros do trabalho em empresa de grau de risco 1.
A partir de 2001 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem em tempo parcial; A partir de 3.501 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem e um enfermeiro do trabalho em tempo parcial.
Qual o número de auxiliares/técnicos e enfermeiros do trabalho em empresa de grau de risco 2 e 3.
A partir de 1001 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem em tempo parcial; A partir de 3.501 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem e um enfermeiro do trabalho parcial.
Qual o número de auxiliares/técnicos e enfermeiros do trabalho em empresa de grau de risco 4.
A partir de 501 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem em tempo parcial; A partir de 3.501 colaboradores: um Auxiliar ou Técnico em Enfermagem e um enfermeiro do trabalho em tempo parcial.
Em quais situações o auxiliar/técnico de enfermagem precisa ser supervisionado pelo enfermeiro do trabalho, e em quais situações ele não precisa.
Em virtude das características das atribuições do SESMT, não se faz necessária a supervisão do técnico de enfermagemdo trabalho por enfermeiro do trabalho, salvo quando a atividade for executada em hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares.
O que são os exames admissionais?
São um conjunto de exames médicos simples e obrigatórios, que são solicitados pelas empresas antes que o funcionário seja finalmente contratado com carteira assinada.
O que são os exames de retorno ao trabalho?
Deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do funcionário que esteve ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
O que são os exames de mudança de função?
Se a mudança de função implicar na exposição a novos riscos, a empresa será obrigada a submetê-lo a novos exames médicos que atestem as condições de trabalho do profissional para essas novas atividades.
O que são os exames demissionais?
Devem ser realizados dentro do período de 15 dias que antecedem a saída do funcionário, durante o período em que o trabalhador estiver cumprindo aviso prévio e até a data de homologação do contrato de trabalho, quando o aviso prévio for inexistente ou indenizado.
O que é segurança do trabalho?
Entendida como um conjunto de medidas e ações que visam diminuir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, protegendo a integridade do trabalhador em seu ambiente de trabalho.
 O que é a CIPA? E quando ela surgiu.
É uma comissão formada para garantir a saúde do trabalhador, além de melhorar e aprimorar o ambiente de trabalho e principalmente evitar ou minimizar as causas de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Surgiu em 1944, com o objetivo de dar as diretrizes para a segurança do trabalho no Brasil.
Qual o objetivo da CIPA?
Prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, de forma permanente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 
Qual a constituição da CIPA?
Será constituída por estabelecimento e composta de representantes da organização e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto.
Cite exemplos de atribuições da CIPA.
Acompanhar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos bem como a adoção de medidas de prevenção implementadas pela organização;
Registrar a percepção dos riscos dos trabalhadores por meio do mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta apropriada à sua escolha;
Verificar os ambientes e as condições de trabalho visando identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
Elaborar e acompanhar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva em segurança e saúde no trabalho;
Incluir temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho nas suas atividades e práticas;
Participar no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;
Acompanhar a análise dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e propor, quando for o caso, medidas para a solução dos problemas identificados;
Requisitar à organização as informações sobre questões relacionadas à segurança e saúde dos trabalhadores, incluindo as Comunicações de Acidente de Trabalho - CAT emitidas;
Promover, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
O que é o mapa de riscos? 
É uma representação gráfica de um conjunto de fatores presente nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores.
O que é a CAT?
É a comunicação de acidentes de trabalho ou doença profissional.
Quais são os tipos de CAT. Explique cada um deles.
C.A.T. inicial: acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho;
C.A.T. de reabertura: reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS;
C.A.T. de comunicação de óbito: falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da C.A.T. inicial.
Quais são as fases dos processos em enfermagem?
Histórico; diagnóstico; prescrição; evolução e prognóstico

Mais conteúdos dessa disciplina