Buscar

Conhecimentos sobre Comércio Internacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Nota não foi muito boa, mas está indicando os acertos!
Questão 1/10
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:
O que representa e estabelece os International Commercial Terms (Incoterms)?
	
	A
	Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias e estabelece a responsabilidade do exportador quanto à entrega da mercadoria, aos custos e aos riscos envolvidos.
	
	B
	Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias e estabelece onde termina a responsabilidade do exportador e começa a do importador quanto à entrega da mercadoria, aos custos e aos riscos envolvidos.
Você acertou!
Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias. Estabelece onde termina a responsabilidade do exportador e começa a do importador quanto à entrega da mercadoria, aos custos e aos riscos envolvidos (Borges, 2009, p. 46).
	
	C
	Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias e estabelece a responsabilidade do importador quanto à entrega da mercadoria, aos custos e aos riscos envolvidos.
	
	D
	Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais e estabelece onde termina a responsabilidade do Banco Central do Brasil (Bacen) e começa a da Secretaria da Receita Federal (SRF) no que diz respeito às operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias.
Questão 2/10
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:
Para que serve o Swift (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication)?
	
	A
	Serve para comunicar o exportador da abertura de uma carta de crédito pelo importador.
	
	B
	É um meio de comunicação entre importador e exportador – que ocorre por meio de instituições bancárias – em sistema seguro, padronizado, ágil e com custo reduzido.
	
	C
	É utilizado no mercado bancário internacional para transferências financeiras e troca de mensagens em sistema seguro, padronizado, ágil e com custo reduzido.
Você acertou!
O Swift (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) é utilizado no mercado bancário internacional para transferências financeiras e troca de mensagens em sistema seguro, padronizado, ágil e com custo reduzido (Borges, 2009, p. 91).
	
	D
	É uma organização bancária sem fins lucrativos.
Questão 3/10
No mercado internacional utilizam-se normalmente quatro modalidades de pagamento. Algumas destas modalidades de pagamento são inclusive regulamentadas pela Câmara de Comércio Internacional. Assinale a alternativa que apresenta estas quatro modalidades de pagamento.
	
	A
	Pagamento antecipado, remessa sem saque, cobrança documentária e carta de crédito.
No mercado internacional utilizam-se normalmente quatro modalidades de pagamento, a saber: pagamento antecipado, remessa sem saque, cobrança documentária e carta de crédito (Borges, 2009, p. 83).
	
	B
	Pagamento antecipado, pagamento à vista, cobrança documentária e carta de crédito.
	
	C
	Pagamento antecipado, remessa sem saque, remessa com saque e carta de crédito.
	
	D
	Pagamento antecipado, remessa com saque, cobrança documentária e carta de crédito.
Questão 4/10
Assinale a alternativa que responde a questão a seguir.
As oscilações econômicas de um país representam fatores que ampliam ou restringem a importação e a exportação. A desvalorização do dólar em relação ao real contribui para que as empresas brasileiras busquem novas alternativas para se manter no mercado interno por meio do comércio internacional. Quando ocorre a desvalorização do dólar em relação ao real?
	
	A
	Ocorre quando é necessário utilizar mais reais para adquirir uma unidade de dólar dos Estados Unidos.
	
	B
	Ocorre quando é necessário utilizar menos reais para adquirir uma unidade de dólar dos Estados Unidos.
A desvalorização do dólar em relação ao real ocorre quando é necessário utilizar menos reais para adquirir uma unidade de dólar dos Estados Unidos (Borges, 2009, p. 187).
	
	C
	Ocorre quando os Estados Unidos entram em guerra.
	
	D
	Ocorre quando aumenta o volume das exportações brasileiras.
Questão 5/10
Assinale a alternativa que apresenta a função do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
	
	A
	Autorizar (definir) uma exportação ou importação brasileira conforme a legislação estabelecida para determinado produto ou operação.
Você acertou!
Autorizar (definir) uma exportação ou importação brasileira conforme a legislação estabelecida para determinado produto ou operação. Citação de rodapé **. Borges, 2009, p.36.
	
	B
	Estabelecer um canal de comunicação entre o importador e o exportador.
	
	C
	Autorizar (definir) uma exportação ou importação brasileira conforme a legislação estabelecida pelo mercado norte americano.
 
	
	D
	Integrar, em apenas um portal, importador, exportador, Banco Central do Brasil (Bacen) e Secretaria da Receita Federal (SRF).
Questão 6/10
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:
Com a crise mundial iniciada nos Estados Unidos e propagada para os outros países no segundo semestre de 2008, a falta de crédito para financiamento causou a queda do comércio exterior no Brasil?
	
	A
	Sim, definitivamente.
Com a crise mundial iniciada nos Estados Unidos e propagada para os outros países no segundo semestre de 2008, a falta de crédito para financiamento causou a queda do comércio exterior. (Borges, 2009, p. 28).
	
	B
	Não, o Brasil já não sofre mais com crises no exterior.
	
	C
	Parcialmente, dado que o Brasil não faz negócios apenas com os Estados Unidos.
	
	D
	Não, pois a crise foi nos Estados Unidos e não no Brasil.
Questão 7/10
Assinale a alternativa que responde as questões a seguir.
Os prazos de financiamentos à importação são fixos? Quais fatores podem aumentar ou diminuir os prazos de financiamentos à importação?
	
	A
	Os prazos de financiamentos à importação não são fixos, o prazo de financiamento à importação normalmente está atrelado à atividade da empresa importadora ou à finalidade para qual o produto está sendo importado, que poderá ser para revenda ou para compor ativo imobilizado da empresa.
Os prazos de financiamentos à importação não são fixos, o prazo de financiamento à importação normalmente está atrelado à atividade da empresa importadora ou à finalidade para qual o produto está sendo importado, que poderá ser para revenda ou para compor ativo imobilizado da empresa (Borges, 2009, p. 188).
	
	B
	Os prazos de financiamentos à importação não são fixos, o prazo de financiamento à importação normalmente está atrelado ao valor da importação.
	
	C
	Os prazos de financiamentos à importação não são fixos, o prazo de financiamento à importação normalmente está atrelado à credibilidade da empresa importadora brasileira.
	
	D
	Os prazos de financiamentos à importação não são fixos, o prazo de financiamento à importação normalmente está atrelado ao histórico de importações da empresa brasileira; quanto mais importa maior o prazo do financiamento.
Questão 8/10
Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir.
O Proger Exportação é um financiamento com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com faturamento anual de até 5 milhões, conforme Resolução nº 330/2003 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O Proger Exportação é um mecanismo disponibilizado a partir de abril de 2004, do qual as MPEs podem utilizar-se para:
	
	A
	facilitar suas exportações e importações, porque podem financiar as despesas com promoção à exportação e à produção nacional de bens na fase pré-embarque.
	
	B
	facilitar suas vendas ao exterior, porque podem financiar as despesas com promoção à exportação e à produção nacional
de bens na fase pós-embarque.
	
	C
	facilitar suas vendas ao exterior, porque podem financiar as despesas com promoção à exportação e à produção nacional de bens na fase pré-embarque.
O Proger Exportação é um mecanismo disponibilizado a partir de abril de 2004, do qual as MPEs podem utilizar-se para facilitar suas vendas ao exterior, porque podem financiar as despesas com promoção à exportação e à produção nacional de bens na fase pré-embarque (Borges, 2009, p. 141).
	
	D
	facilitar suas exportações e importações, porque podem financiar as despesas com promoção à exportação e à produção nacional de bens na fase pós-embarque.
Questão 9/10
Assinale a alternativa que responde as questões a seguir.
O Proger Exortação é um financiamento com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com faturamento anual de até 5 milhões, conforme Resolução no 330/2003 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O Proger Exportação foi criado para atender empresas de que porte? Qual a estratégia por detrás do Proger Exportação?
	
	A
	O Proger Exportação atende de forma mais ampla as empresas altamente internacionalizadas e o foco é ampliar o número de transnacionais brasileiras.
	
	B
	O Proger Exportação atende de forma mais ampla as micro e pequenas empresas e o foco é atender empresas em crescimento e que já tenham histórico de exportação.
	
	C
	O Proger Exportação atende de forma mais ampla as micro e pequenas empresas e o foco é atender empresas sem histórico de exportações.
Você acertou!
O Proger Exportação atende de forma mais ampla as micro e pequenas empresas e o foco é atender empresas sem histórico de exportações. (Borges, 2009, p. 143).
	
	D
	O Proger Exportação atende de forma mais ampla as empresas de capital aberto e o foco é ampliar o número de transnacionais brasileiras.
Questão 10/10
Assinale a alternativa que responde a questão a seguir.
Pode acontecer de o exportador não pode cumprir aquilo que ficou definido na contratação do câmbio (financiamento que o banco concedeu ao exportador) por motivos alheios à vontade do exportador. Nesse caso, de quem é a responsabilidade de verificar os fatos e providenciar a regularização do contrato de câmbio dentro das normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (Bacen)?
	
	A
	A responsabilidade é as partes, ou seja, do importador e do exportador.
É responsabilidade das partes verificar os fatos e providenciar a regularização do contrato de câmbio dentro das normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) (Borges, 2009, p. 131).
	
	B
	A responsabilidade é apenas do importador.
	
	C
	A responsabilidade é apenas do exportador.
	
	D
	A responsabilidade é do Banco financiador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando