Buscar

ESTUDO DIRIGIDO BIOLOGIA CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Defina os termos:
CITOSOL: O citosol é um líquido viscoso e semitransparente que preenche o citoplasma. Ele é composto por 80% de água e por milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons etc. No citosol se encontram também, substâncias de reserva, constituídas geralmente por polissacarídeos ou por lipídios.
METABÓLITO: São produtos intermediários das reações metabólicas catalisadas pelas varias enzimas que ocorrem naturalmente dentro das pilhas Termo geralmente utilizado para descrever pequenas moléculas.
CÉLULAS EUCARIOTAS: As células  eucarióticas, Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. São consideradas células verdadeiras e mais complexas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas.
DESENHO DA CÉLULA EUCARIOTA 
CÉLULAS PROCARIOTAS: São células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, e o material genético, denominado nucleoide. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsáveis por manter o material genético reservado.
 DESENHO DA CÉLULA PROCARIOTA
2-Diferencie, Endocitose, Pinocitose, Fagocitose, Pinossoma, Exocitose Construtiva, Exocitose Regulada.
ENDOCITOSE: É o processo pelo qual as células vivas ativamente absorvem materiais (moléculas, pedaços de detritos ou outras células) através da membrana celular. Em outras palavras é a entrada de substancias em uma célula por englobamento das partículas pela membrana.
PINOCITOSE: Trata-se de um processo, que ocorre em todas as células, de englobamento de líquidos e pequenas partículas. Neste processo, a membrana plasmática aprofunda-se no citoplasma, estrangulando as bordas e formando um canal, liberando, assim, pequenas vesículas membranosas no interior da célula. Um exemplo de pinocitose é a captação de gotículas de lipídios do nosso alimento digerido por células que revestem o intestino.
FAGOCITOSE: É um processo pelo qual a célula emite expansões citoplasmáticas (pseudópodes) que se agrupam à partícula a ser englobada, envolvendo-a em uma bolsa membranosa. Ela passa, então, a circular no citoplasma (onde é chamada de fagossomo). Um exemplo de fagocitose são os macrófagos e neutrófilos que, quando há alguma infecção, saem dos nossos vasos sanguíneos e dirigem-se ao local da infecção, fagocitando e eliminando, pois, os invasores.
PINOSSOMA: É a digestão extremamente pequena contendo líquidos extracelulares no vacúolo, mas de modo a apresentar algumas macromoléculas
EXOCITOSE CONSTRUTIVA: Processo comum a todas as células utilizado para libertar componentes da matriz extracelular ou para transportar proteínas membranares recém sintetizadas que são incorporadas na membrana plasmática por fusão com as vesículas de transporte.
EXOCITOSE REGULADA: Fusão induzida, por estímulos específicos (como o aumento da concentração de cálcio no interior da célula), de organelas especializadas de secreção com a membrana plasmática. É fundamental para células secretoras especializadas como neurónios, e células endócrinas e exócrinas.
3-Definição de membrana celular, quais as principais funções?
Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório a membrana celular também chamada de membrana plasmática. A membrana celular tem a função de regular a entrada e saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular, o que é feito por meio de uma propriedade chamada permeabilidade seletiva. Além disso, a membrana celular intervém nos mecanismos de reconhecimento celular por meio de receptores específicos – moléculas que reconhecem agentes do meio, como, por exemplo, os hormônios.
4-Qual a composição molecular dos organismos vivos?
As moléculas podem ser inorgânicas ou orgânicas. A água e os sais minerais são biomoléculas inorgânicas.
As moléculas orgânicas são os glicídios (açúcares), os lipídios (gorduras), as proteínas e os ácidos nucleicos (DNA e RNA).
As moléculas inorgânicas são comuns a toda a matéria, tanto viva como inerte, ao passo que as orgânicas são mais abundantes na matéria viva. Nas moléculas orgânicas, é muito frequente a polimerização, isto é, o fato de determinadas moléculas se unirem entre si, formando uma macromolécula. As unidades são chamadas de monômeros e a molécula resultante, polímero. As macromoléculas biológicas são realmente grandes se comparadas às moléculas inorgânicas.
Os orgânulos celulares são estruturas supramoleculares, ou seja, formadas pela associação de diferentes macromoléculas.
5-O que é a compactação da cromatina? Quais são os níveis de compactação da cromatina?
Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula (de DNA), e para permitir maior controle por parte da célula de tais genes. Grande parte da cromatina é localizada na periferia do núcleo, possivelmente pelo fato de uma das principais proteínas associadas com a heterocromatina ligar-se a uma proteína da membrana nuclear interna. Seus níveis de compactação podem ser na forma mais estendida ou condensada.
6-Qual é a diferença funcional entre a eucromatina e a heterocromatina?
Diferem-se, pois a eucromatina é um DNA ativo, ou seja, pode se expressar como proteínas e enzimas, já o DNA inativo ou heterocromatina apresenta apenas funções estruturadas durante o ciclo celular
7-Qual é o constituinte inorgânico mais abundante nas células?
Nota-se um enorme predomínio da água, substância mais abundante em todas as células. A água, os sais, o oxigênio e o gás carbônico são substâncias inorgânicas. Caracterizam-se pela pequena complexidade e pela baixa quantidade de energia que possuem.
8-Qual é o componente orgânico mais abundante nas células?
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células
9-O que influencia o transporte através das membranas biológicas? Quais são os tipos de transporte celular?
Mudanças nas concentrações de sais ou da água incharem, gerando danos imprevisíveis ou ate a morte celular. Os tipos de transporte são transporte passivo quando as substâncias passam livremente através da membrana plasmática. Ocorre sem que a célula precise gastar energia. E o transporte ativo que é um processo caracterizado pela passagem dos solutos no sentido contrário ao gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético.
10-Diferencie solução hipotônica, solução isotônica, solução hipertônica, 
Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;

Continue navegando