Buscar

150 EXERCÍCIOS ORÇAMENTO PÚBLICO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES – ORÇAMENTO PÚBLICO
Aula 1
1. O instrumento de que dispõe o Poder Público, em qualquer de suas esferas, para expressar, em determinado período de tempo, o seu programa de atuação, discriminando a origem e o montante dos recursos a serem obtidos, bem como os dispêndios a serem efetuados é chamado de :
Orçamento Público
2. Das alternativas a seguir , indique aquela que contém características dos orçamentos do tipo misto?
sua elaboração e execução são de competência do Poder Executivo, cabendo ao Poder Legislativo sua votação e controle;
3. a materialização da ação planejada do Estado na manutenção de suas atividades e na execução de seus projetos e, sendo definido pela Constituição de 1988 é conhecida por:
Orçamento Público
4. O Autor Richard Musgrave (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as “funções fiscais”, considerando-as como as próprias “funções do orçamento”, principal instrumento de ação estatal na economia. Desta forma indique nas alternativas a seguir aquela que alinha o
conceito correto de uma das "funções fiscais" com o que está sendo contextualizado acima.
Manter a estabilidade econômica (função estabilizadora).
5. Como estudamos nas aulas, Richard Musgrave, citando Giacomoni (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as "funções fiscais", considerandoas como as próprias "funções do orçamento", principal instrumento de ação estatal na economia. Quais são estas funções? Assinale a alternativa correta.
Alocativa, Distributiva, Estabilizadora
6. As metas e prioridades da administração Pública Federal para o exercício financeiro subsequente são estabelecidas:
na Lei de Diretrizes Orçamentárias;
Aula 2
1. Qual o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. Retrata em visão macro, as intenções do gestor público para um período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano?
PPA
2. Quando o artigo 167 da Constituição Federal de 1988 afirma que é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, a que princípio orçamentário ele se refere?
Não-alteração das Receitas
3. Com relação ao orçamento público no Brasil, é correto afirmar que:
o Congresso Nacional pode efetuar reestimativa da receita para aumentar o valor da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, desde que resulte de erro ou omissão de ordem técnica ou legal;
4. O Instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no PPA é conhecido como:
programa
5. Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado, este deve conter todas as receitas e despesas. Esta afirmativa está relacionada ao princípio orçamentário da:
universalidade
6. A LRF não trouxe inovações quanto aos prazos para envio das peças orçamentárias. Sendo assim, qual das peças abaixo discriminadas terá necessariamente vigência até o final do exercício seguinte ao de sua aprovação?
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Aula 3
1. Segundo a classificação programática, podemos definir os programas como:
Instrumento de organização da ação governamental;
2. Para termos visão perfeita das etapas de elaboração do orçamento devemos conhecer de modo preciso a organização governamental e os princípios constitucionais reguladores da vida do Estado. Em relação as principais etapas da elaboração dos instrumentos
orçamentários a Consolidação das propostas setoriais, Formulação da proposta geral de orçamento, Aprovação da proposta geral pelo chefe do Poder Executivo e Encaminhamento ao legislativo pertencem a etapa:
final
3. Para termos visão perfeita das etapas de elaboração do orçamento devemos conhecer de modo preciso a organização governamental e os princípios constitucionais reguladores da vida do Estado. Em relação as principais etapas da elaboração dos instrumentos
orçamentários a Fixação das diretrizes, Projeções e prognósticos pertencem a etapa:
preliminar
4. A sanção e a promulgação da Lei do Orçamento Anual são prerrogativas exclusivas:
do Chefe do Poder Executivo
5. O ciclo orçamentário é o processo contínuo pelo qual receitas e gastos em projetos e programas, são propostos, aprovados e finalmente executados. Este ciclo tem quatro fases distintas. Assinale abaixo a única opção que não é uma fase do ciclo orçamentário.
programação financeira
6. Em relação à classificação Programática, pagamento de sentenças judiciais, operações de financiamento, ressarcimentos, indenizações, pagamento de inativos são exemplos de:
operações especiais
Aula 4
1. Quanto à sua natureza, as receitas públicas podem ser orçamentárias e extraorçamentárias. A receita orçamentária subdividese em duas outras classificações. Assinale a alternativa correta:
receitas correntes e receitas de capital
2. Haverá excesso de arrecadação quando:
a receita arrecadada exceder a receita orçada;
3.Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos adicionais são subdivididos em
3 tipos. Os que são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são denominados
especiais
4. Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos concedidos quando durante a
execução do orçamento houver necessidade de retificá-lo quer por insuficiência de recursos ou para atender a situações não previstas quando da sua elaboração (art. 40 da lei 4.320/64) são denominados:
adicionais
5. As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Em relação à receita, indique nas alternativas abaixo aquela que representa uma destas classificações para a RECEITA:
segundo sua natureza
Aula 5
1. Estágios da Receita São etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executálas.
O Regulamento de Contabilidade Pública dispõe que a receita percorre três estágios:
fixação, arrecadação e recolhimento
2. O estágio da receita denominado RECOLHIMENTO consiste:
na entrega dos valores arrecadados ao Tesouro Público
3.os estágios da receita são etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e
percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executálas.
o regulamento de contabilidade pública dispõe que a receita percorre três estágios , porém alguns estudiosos discordam considerando 4 estágios para a receita pública. assinale a alternativa correta que corresponde aos quatro estágios da receita pública.
previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
4. Com relação ao estágio de lançamento da receita pública, a modalidade em que a constituição do crédito é feita sem prévio exame da autoridade, cabendo ao contribuinte (sujeito passivo) apurar, informar e pagar a parcela referente à obrigação tributária, denomina-se:
lançamento por homologação
5. A soma dos créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos dentro dos prazos de pagamento estabelecidos em lei, inscritos pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez, constituem a:
Dívida ativa
6. Os gastos fixados na lei orçamentária
ou leis especiais, destinados à execução dos serviços públicos, ao aumento do patrimônio público, ou à satisfação dos compromissos da dívida pública, são denominados:
Despesas orçamentárias
Aula 6
1. Classifique em (a) Despesas Orçamentária Correntes, (b) Despesas Orçamentária de Capital ou (c) Despesas Extra-orçamentária
(a) Despesas destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados.
(b) Despesas com aquisição de imóveis, bens de capital já em utilização, de títulos representativos de entidades de qualquer espécie, já constituídas; constituição ou aumento de capital de entidades que visem a objetivos comerciais ou financeiros.
(b) Despesas necessárias ao planejamento e execução de obras, à aquisição de instalações, equipamentos, material permanente, constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
(a) Despesas para as quais não corresponda uma contraprestação direta em bens e serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender a manutenção de outras entidades de direito público ou provado.
(c) Despesa que constitui saídas do passivo financeiro, compensatórias de entradas no ativo financeiro, oriundas de receitas extra-orçamentárias, correspondendo à restituição ou entrega de valores recebidos, como cauções, depósitos, consignações e outros.
(b) São dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, bem como as dotações para amortização da dívida pública.
2. A emissão de títulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil será considerada
dívida pública consolidada da União
3. É ingresso de recursos classificado como receita de capital, de acordo com as normas estatuídas pela Lei no 4.320/64,
o resultado da alienação de bens móveis e imóveis.
4. As despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços são conhecidas como:
operações especiais
5. As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Em relação à despesa, indique nas alternativas abaixo aquela que representa uma destas classificações para a DESPESA:
programática
6. A despesa pública pode ser classificada quanto a:
natureza - em orçamentária e extra-orçamentária
7. Assinale a única opção correta, pertinente ao conceito de divida pública consolidada:
é a que decorre de um contrato de crédito estipulado em prazos longos ou sem obrigatoriedade de resgate, com o pagamento de juros e prestações ou somente de juros
Aula 7
1.Classifique em (a) bens, (b) direitos ou (c) obrigações
(a) Edifícios ou terrenos utilizados pelas repartições ou estabelecimentos públicos.
(b) Dívida ativa, originada de tributos e outros créditos estranhos ao ativo financeiro.
(b) Aplicações financeiras.
(c) Débitos de tesouraria.
(a) Ruas, praças, avenidas e praias.
(c) Consignações.
(b) Patrimônio dependente de autorização legislativa especial para ser alienado.
(c) Responsabilidades cujos movimentos produzam variações no patrimônio financeiro.
(a) Dinheiro.
(a) Valores móveis que constituem elementos instrumentais da administração.
2.O Patrimônio público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis e é estruturado em três grupos, que são:
Patrimônio Líquido, Ativo e Passivo.
3. Quanto ao aspecto quantitativo, podemos definir o Patrimônio Público em:
Bens, Valores, Direitos e Obrigações;
4.o regime contábil adotado pela contabilidade pública no brasil é denominado de:
Misto
5. No Brasil, a Contabilidade Pública adota o regime misto, o que significa que na execução da receita e da despesa:
as despesas são contabilizadas pelo regime de competência e as receitas pelo regime de caixa;
6. A contabilização da execução da despesa pública é efetuada com base no regime de competência, portanto, consideramos esta competência:
a partir do empenho
7. As entidades abrangidas pelo campo de aplicação da Contabilidade Pública que devem observar integralmente as normas e aplicar as técnicas próprias desse segmento são:
Todas as da Administração Direta
Aula 8
1. Classifique em: (a) Sistema Orçamentário, (b) Sistema Financeiro ou (c) Sistema Primonial
(b) Representa o sistema de ingressos (entrada) de recursos e dispêndios (saída) de valores no disponível através de transações orçamentárias e extra-orçamentária
(c) Registra os bens móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, inscrição e baixa da dívida ativa, operações de créditos, etc. São as incorporações ou desincorporações de ativos e passivos.
(a) É o sistema representado pelos atos de natureza orçamentária, que abrange a fixação e a realização da despesa; a previsão e a realização da receita.
2. Os registros das estimativas da receita e das despesas autorizadas, com base na Lei Orçamentária, são características do sistema:
Orçamentário
Aula 9
1. Classifique em: (a) Balanço Orçamentário; (b) Balanço Financeiro ou (c) Balanço Patrimonial
(a) Demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. É elaborado para atender e controlar as receitas e as despesas de acordo com as especificações da Lei de Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais.
(c) É constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominada “Passivo” e a coluna do lado esquerdo “Ativo”, tendo a igualdade no Saldo Patrimonial, que representa a diferença entre o Ativo e o Passivo; e indica o Patrimônio Líquido.
(b) Demonstra as receitas e a despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécies provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
(c) Os elementos são separados primeiramente em financeiros e não-financeiros, e a partir desta separação, os elementos patrimoniais são dispostos em ordem decrescente do grau de liquidez, Ativo, e ordem decrescente do grau de exigibilidade, Passivo.
Aula 10 
1. Classifique em: (a) Variações Ativas ou (b) Variações Passivas
(a) São representadas pelas Receitas Orçamentárias realizadas durante o exercício, e querem refletir a variação patrimonial aumentativa causada pela entrada do numerário.
(a) São sempre originadas por fatos que surgem aumentando o ativo ou diminuindo o passivo.
(b) São sempre originadas por fatos que surgem aumentando o passivo ou diminuindo o ativo.
(a) São sempre originadas por fatos que surgem aumentando o ativo ou diminuindo o passivo
(b) Superávit patrimonial, ou resultado econômico positivo apurado, demonstrando assim o resultado positivo de operações.
(b) São representadas pelas Despesas Orçamentárias realizadas durante o exercício, e querem expressar a variação patrimonial diminutiva, causada pela saída de numerário.
(a) Déficit patrimonial, ou resultado econômico negativo apurado, demonstrando, assim, o resultado negativo das operações.
2. O controle é de grande importância para qualquer forma de organização, e na organização pública não é diferente. Ele é fator preponderante para que se consiga alcançar os resultados almejados, para tal, ele precisa de um sistema de informação e avaliação, com a finalidade de assegurar que o que foi planejado se cumpra, para que não se tenha várias ações improvisadas. Quanto ao momento em que é executado, o controle pode ser classificado em:
prévio, concomitante e posterior.
3. Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes, o que é realizado através do procedimento conhecido como levantamento de contas, que pode
ser efetuado por duas modalidades:
prestação de contas e tomada de contas
SIMULADO
1. O Instrumento onde estimam-se as receitas e fixam-se as despesas da administração pública, que é elaborado em um exercício e, após aprovada pelo Poder Legislativo, vigorará no exercício seguinte é chamado de:
LOA
2. Escolha a opção que contenha os instrumentos de planejamento governamental:
Plano plurianual , Lei de diretrizes orçamentárias, Lei de orçamento anual.
3. É considerado como instrumento de planejamento de médio prazo:
O PPA
4. Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são as leis que regulam o planejamento e o orçamento dos entes públicos federais, estaduais e municipais. Essas leis constituem etapas distintas, porém integradas, de forma que permitam um planejamento estrutural das ações governamentais. Na seção denominada ¿Dos Orçamentos¿ na Constituição Federal de 1988 tem-se essa integração, por meio da definição dos instrumentos de planejamento, os quais são de iniciativa do Poder :
Executivo
5. Durante a fase de elaboração orçamentária, ou seja, o planejamento, as opções e decisões que se têm disponíveis, podem ser classificados segundo o processo decisório. Quando os objetivos são estabelecidos pelos órgãos inferiores da hierarquia e são aprovados pela administração central estamos, falando do processo:
Ascendente
6. o orçamento, embora seja anual, não pode ser concebido ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois sofre influências condicionantes daquele que o precede, assim como constitui uma base informativa para os futuros exercícios. daí a necessidade de compreensão do ciclo orçamentário, que é a sequência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário. assinale a alternativa correta que corresponde as etapas do ciclo orçamentário.
elaboração, estudo e aprovação, execução, avaliação .
6A. O orçamento, embora seja anual, não pode ser concebido ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois sofre influências condicionantes daquele que o precede, assim como constitui uma base informativa para os futuros exercícios. a seqüência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário é conhecida como:
ciclo orçamentário
7. Para apuração de superávit financeiro em balanço patrimonial de exercício anterior, visando verificar a disponibilidade de recursos para abertura de créditos suplementares ou especiais nos termos do art. 43 da Lei nº 4.320/64, as contas de ativos e passivos são classificadas em dois grupos:
Financeiro e não financeiro
OUTRAS QUESTÕES
1. Em relação à sua composição, A LOA compreenderá:
O orçamento fiscal, O orçamento de investimento e O orçamento de seguridade social;
2. O Município de Uiaru criou uma nova ação governamental, através da modificação do orçamento via crédito adicional. Para operacionalizá-la, promoveu licitação, a fim de adquirir bens e utensílios. Assinale a providencia que o Município não precisaria ter tomado, neste caso:
mostrar que a nova despesa estará compatível com medidas de ajuste fiscal empreendidas pelo Governo Federal, no que se refere à política fiscal;
3, Em Orçamento Público, o resultado que corresponde à diferença entre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, não considerando o pagamento do principal e dos juros da dívida, tampouco as receitas financeiras, é chamado de resultado:
primário
4. O orçamento público é um importante instrumento das funções do orçamento ( ou funções fiscais). No plano da despesa, o impacto das compras do governo sobre a demanda agregada é expressivo, assim como o poder de gastos dos funcionários públicos. No lado da receita, não só chama atenção o volume dos ingressos públicos, como também a variação na razão existente entre a receita orçamentária e a renda nacional, como conseqüência de mudanças existentes nos componentes da renda (lucros, transações comerciais). No texto diecrito anteriormente estamos abordando elementos relacionados à função:
Estabilizadora
5, Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos adicionais são subdivididos em 3 tipos. Os que são destinados a reforço de dotação (ex. pagamento de pessoal - despesa de custeio) são denominados:
suplementáres
5A. Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos adicionais são subdivididos em 3 tipos. Os que são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são denominados:
especiais
6. Na Legislação que impacta no Orçamento público, o elo entre o planejamento estratégico (PPA) e o planejamento operacional (LOA) é chamado de:
LDO
7.Richard Musgrave, apud Giacomoni (2000, p.22), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as “funções fiscais”, considerando-as como as próprias “funções do orçamento”. Nas alternativas a seguir, indique aquela que representa a função que visa manter a estabilidade econômica:
função estabilizadora
7A. Richard Musgrave, apud Giacomoni (2000, p.22), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as ¿funções fiscais¿, considerando-as como as próprias ¿funções do orçamento¿. Nas alternativas a seguir indique aquela que representa a ação de promover ajustamento na alocação de recursos:
Função Alocativa
7B. Richard Musgrave, apud Giacomoni (2000, p.22), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as ¿funções fiscais¿, considerando-as como as próprias ¿funções do orçamento¿. Nas alternativas a seguir, indique aquela que explicita a função que promover ajustamento na distribuição de renda:
Função distributiva
8.Nos termos da Lei Federal no 4.320/64, a Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da:
Unidade, Universalidade e Anualidade
9.Quais das seguintes despesas estão dispensadas da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, quando da sua criação?
Destinadas ao serviço da dívida
10.Para termos visão perfeita das etapas de elaboração do orçamento devemos conhecer de modo preciso a organização governamental e os princípios constitucionais reguladores da vida do Estado. Em relação as principais etapas da elaboração dos instrumentos orçamentários a Consolidação das propostas setoriais, Formulação da proposta geral de orçamento, Aprovação da proposta geral pelo chefe do Poder Executivo e Encaminhamento ao legislativo pertencem a etapa:
final
11.De acordo com o artigo décimo primeiro, parágrafo segundo, da lei 4.320/64, as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital, e ainda, o superávit do Orçamento Corrente, são definidas como receitas;
de capital
12.O instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada é conhecido como:
PPA
13.o orçamento fiscal referente aos Poderes Executivos, seus Fundos, Órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive Fundações instituídas
e mantidas pelo Poder Público faz parte:
da LOA
14.A competência dos Entes para legislar sobre Direito Financeiro está estabelecida no art. 24 da Constituição Federal. Qual o tipo de competência estabelecido neste dispositivo da Carta Magna?
concorrente
15.O reforço de dotação orçamentária que se tornou insuficiente durante a execução do orçamento será efetuado por meio de Créditos:
suplementares
16.Art. 165 da CF/1988 ¿ Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: 
I - o plano plurianual; 
II - as diretrizes orçamentárias; 
III - os orçamentos anuais. 
Nas alternativas a seguir indique aquela que representa um programa de governo no PPA:
programa de competitividade da economia e atração de investimentos
17.No que diz respeito à RCL, pode-se afirmar que:
as multas integram a receita corrente e, portanto, devem compor a RCL
18.Analise: 
I. Cota é a primeira figura de descentralização de disponibilidades financeiras caracterizadas pela transferência do órgão central de programação financeira para os órgãos setoriais do sistema.
II. Repasse é a descentralização de disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, realizada pelos órgãos setoriais de programação financeira, para as unidades executoras a eles vinculadas.
III. Sub-repasse é a descentralização das disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, recebidos anteriormente sob a forma de cota, transferidos pelo órgão setorial de programação financeira para outro órgão ou ministério. Em relação aos instrumentos de descentralização financeira, está correto o que consta APENAS em:
I
19.Com relação ao orçamento público no Brasil, é correto afirmar que:
o Congresso Nacional pode efetuar reestimativa da receita para aumentar o valor da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, desde que resulte de erro ou omissão de ordem técnica ou legal;
20.O que se entende por dispêndios a serem efetuados?
São as indicações de aplicações de recursos públicos;
21.Conceitue Despesa Pública
Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público
22.Conceitue Balanço Público
O Balanço financeiro público é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais (ou do período em questão) das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte. O modelo oficial é o anexo 13 da Lei 4.320/64, modificado pela Portaria STN n.749 de 15 de dezembro de 2009
23.Assinale a única opção correta, pertinente ao conceito de divida pública consolidada:
é a que decorre de um contrato de crédito estipulado em prazos longos ou sem obrigatoriedade de resgate, com o pagamento de juros e prestações ou somente de juros;
24.a concretização dos objetivos e metas estabelecidas no PPA, expressando as políticas desenvolvidas pela entidade pública por meio do cumprimento ano a ano das etapas do PPA, em consonância com o que foi estabelecido na LDO é a finalidade:
da LOA
25.Em relação à sua composição, A LOA compreenderá:
O orçamento fiscal, O orçamento de investimento e O orçamento de seguridade social;
26.Durante a fase de elaboração orçamentária, ou seja, o planejamento, as opções e decisões que se têm disponíveis, podem ser classificados segundo o processo decisório. Quando os níveis hierárquicos mais altos traçam as diretrizes e os objetivos em função dos meios disponíveis, e com esses parâmetros as unidades operacionais elaboram os planos de trabalho que serão consolidados setorialmente nos Ministérios ou Secretarias de Estado e, finalmente, no órgão central de planejamento. , estamos falando do processo:
misto
27. Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos concedidos quando durante a execução do orçamento houver necessidade de retificá-lo quer por insuficiência de recursos ou para atender a situações não previstas quando da sua elaboração (art. 40 da lei 4.320/64) são denominados
adicionais
28. Com relação ao conceito de resultado primário, podemos afirmar que:
é obtido pela diferença entre receitas não financeiras e despesas não financeiras
29.A LRF não trouxe inovações quanto aos prazos para envio das peças orçamentárias. Sendo assim, qual das peças abaixo discriminadas terá necessariamente vigência até o final do exercício seguinte ao de sua aprovação? 
Lei de Diretrizes Orçamentárias;
30.Orçamento público possui um fundamento legal. Nesta Lei se:
estima as receitas e fixa as despesas
31.Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado não devem existir despesas ou receitas estranhas ao seu controle¿. Essa afirmativa está relacionada ao princípio orçamentário da:
universalidade
32.O princípio orçamentário da exclusividade significa que:
somente matéria de natureza financeira pode ser incluída na lei orçamentária
33.Em nível federal, as fases da discussão, votação e aprovação do orçamento são prerrogativas exclusivas:
do Poder Legislativo.
34.A sanção e a promulgação da Lei do Orçamento Anual são prerrogativas exclusivas:
do Chefe do Poder Executivo
35.A despesa orçamentária, quanto à natureza, é classificada em:
orçamentária e extra-orçamentária
36.São consideradas receitas extra-orçamentária, as provenientes de:
caução em dinheiro;
37. O estágio da receita denominado RECOLHIMENTO consiste:
na entrega dos valores arrecadados ao Tesouro Público
38.Segundo a Lei nº 4.320/64, no segundo estágio da despesa orçamentária ocorre:
a verificação do direito adquirido pelo credor;
39. A LRF inova em relação à Lei Camata II, na medida em que estabelece limites máximos de despesas com pessoal para cada Poder. Assinale abaixo a opção que relaciona a repartição dos limites de despesas com pessoal, entre os Poderes, em relação à União:
2,5% para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União; 6% para o Judiciário; 40,9% para o Executivo; 0,6% para o Ministério Público da União
40. Não deverá fazer parte do Anexo de Metas Fiscais da LDO
Reserva de contingência
41. O Poder Executivo de determinado Estado apresenta-se com 47,5% da sua RCL comprometida com despesas com pessoal. Ocorre o falecimento de uma professora da rede escolar estadual. O Estado, diante de tal situação, poderá nomear outra professora, considerando que há concurso público com data de validade não expirada?
O Estado poderá nomear a professora, porque, mesmo estando dentro do limite prudencial, a LRF ressalva a reposição de pessoal, decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores, nas áreas de educação, saúde e segurança.
42. Escolha a opção que contenha três princípios orçamentários :
Equilíbrio, anualidade, universalidade.
43. No que concerne à Lei Orçamentária Anual, analise:
I. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definidos com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
II. Compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
III. Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
IV. Incluirá as despesas relativas às fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
É verdadeiro anuir que:
estão corretas as assertivas I, II e IV.
44. Qual órgão será responsável pela verificação do cumprimento dos limites e condições, relativos
à realização de operações de crédito de cada Ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente?
Ministério da Fazenda
45. Analise:
I. Cota é a primeira figura de descentralização de disponibilidades financeiras caracterizadas pela transferência do órgão central de programação financeira para os órgãos setoriais do sistema.
II. Repasse é a descentralização de disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, realizada pelos órgãos setoriais de programação financeira, para as unidades executoras a eles vinculadas.
III. Sub-repasse é a descentralização das disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, recebidos anteriormente sob a forma de cota, transferidos pelo órgão setorial de programação financeira para outro órgão ou ministério.
Em relação aos instrumentos de descentralização financeira, está correto o que consta APENAS em:
I
46.Escolha a opção que contenha as fases do ciclo orçamentário em sua ordem correta
Elaboração, aprovação, execução, avaliação.
47. Na Lei 4.320/64 temos indicados vários principios que constituem base para o orçamento público. O principio que indica que o orçamento constitui-se em uma peça para cada esfera de governo, devendo consolidar todas as propostas orçamentárias dos Poderes legislativo e Executivo, dos seus órgãos, fundos, autarquias e fundações, bem como das empresa em que o estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto é conhecido como princípio:
da Unidade
47A. Na Lei 4.320/64 temos indicados vários principios que constituem base para o orçamento público. O principio que indica que o orçamento é um plano financeiro global, também chamado de orçamento bruto, pois mantém as receitas e as despesas pelos seus totais é conhecido como princípio:
da Universalidade
48. Faz parte integrante da Lei das Diretrizes Orçamentárias:
o anexo das metas fiscais.
49. O artigo 99 do Código Civil utilizou o critério da destinação do bem para classificar os bens públicos. O tipo de bem público em que é destinados ao uso indistinto de toda a população. Ex: Mar, rio, rua, praça, estradas, parques (art. 99, I do CC). Neste caso ele é denominado de:
Bem de uso comum
50. A Constituição Federal, em seu art. 169, assim dispõe: A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Qual é a lei complementar a que se refere a Carta Magna?
Lei de Responsabilidade Fiscal
51. A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. A etapa que constitui a concretização anual dos objetivos e metas determinados para o setor público, no processo de planejamento integrado, e implica a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros, é conhecida como Etapa de:
Execução
52. A despesa pública pode ser classificada quanto a:
natureza - em orçamentária e extra-orçamentária
53.as despesas orçamentárias são classificadas quanto ao aspecto da sua regularidade em :
ordinárias e extraordinárias.
54. Durante a fase de elaboração orçamentária, ou seja, o planejamento, as opções e decisões que se têm disponíveis, podem ser classificados segundo o processo decisório. Quando aos níveis mais baixos da hierarquia cabe apenas elaborar os planos de trabalho de acordo com os objetivos fixados pela cúpula.estamos falando do processo:
Descendente
55. Marque a alternativa que contenha a definição de restos a pagar processado.
Despesas empenhadas , liquidadas e não pagas até 31 de dezembro.
56. Em relação à classificação Programática, Amortizações e encargos e aquisição de títulos,são exemplos de:
Operações especiais
57. No Brasil, a Contabilidade Pública adota o regime misto, o que significa que na execução da receita e da despesa:
as despesas são contabilizadas pelo regime de competência e as receitas pelo regime de caixa;
58. Escolha a opção que contenha somente bens públicos de uso comum:
Praças, ruas e estradas.
59. É uma técnica de elaboração orçamentária:
Processo misto
60. É uma técnica de elaboração orçamentária:
Processo ascendente.
60A. É uma técnica de elaboração orçamentária:
Processo descendente.
61. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que corresponde a uma das principais características de ordem legal e técnica do sistema financeiro.
Registro dos desembolsos, tanto orçamentários como extra-orçamentário.
62.Identifique entre as alternativas abaixo aquela que corresponde a uma das principais características de ordem legal e técnica do sistema orçamentário.
Registro das estimativas da receita, com base na Lei Orçamentária.
62A. Uma das principais características de ordem legal e técnica do sistema patrimonial consiste:
No registro do Ativo Permanente e Passivo Permanente do Estado
63. Em orçamento Público, quando consideramos o estágio da receita ¿recolhimento¿ , é gerado um lançamento contábil:
Nos Sistemas Orçamentário e Financeiro;
64. A Lei 4.320/64 determina que o registro contábil seja realizado em quatro sistemas independentes, mas que se complementam para a apuração dos demonstrativos obrigatórios. Assinale a alternativa correta que define o conceito de Sistema Orçamentário:
É o sistema representado pelos atos de natureza orçamentária, que abrange a fixação e a realização da despesa; a previsão e a realização da receita.
65. A Lei 4.320/64 determina que o registro contábil seja realizado em quatro sistemas independentes, mas que se complementam para a apuração dos demonstrativos obrigatórios. Assinale a alternativa correta que define o conceito de Sistema de Compensação:
Este sistema tem por finalidade controlar os atos da administração, que não alteram a situação patrimonial da instituição, mas que no futuro poderão vir a afetá-lo.
66. O Sistema que engloba todas as operações que resultam débitos e créditos de natureza financeira, não só das compreendidas, como também das não compreendidas na execução orçamentária, que serão objeto de registro e controle contábil, apresentando no final do exercício o resultado financeiro apurado, é denominado:
Financeiro
67. Escolha a opção que apenas contenha demonstrativos contábeis considerados obrigatórios segundo a lei 4.320/64 :
Balanço, orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais.
68. A fim de atender aos aspectos legais, os balanços públicos são elaborados com base na escrituração dos atos e fatos das entidades públicas, que é feita em quatro sistemas de contas. Em decorrência dessa organização, segundo a Lei nº 4.320/64, o resultado e as situações, econômica, financeira e patrimonial das entidades públicas são apresentados por meio de que demonstrações?
Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais
69. Quanto ao aspecto quantitativo, podemos definir o Patrimônio Público em:
Bens, Valores, Direitos e Obrigações;
70. Em orçamento público podemos afirmar quanto aos Bens Dominicais que:
São os que constituem o patrimônio público, com características diferentes, pois podem ser utilizados em qualquer fim, ou mesmo alienados se a administração julgar conveniente;
71. O levantamento do Balanço Orçamentário evidencia diversas apurações. Se a receita prevista for menor que a receita arrecadada teremos:
excesso de arrecadação
71A. O levantamento do Balanço Orçamentário evidencia diversas apurações. Se a receita arrecadada for maior que a receita prevista, teremos:
EXCESSO DE ARRECADAÇÃO
72. Os contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores ou empregados públicos deverão ser contabilizados como:
Outras despesas de pessoal;
73. A Demonstração das Variações Patrimoniais é um quadro com duas seções
"VARIAÇÕES ATIVAS" e "VARIAÇÕES PASSIVAS", distribuídas em três grandes grupos: Quais são estes grupos? Assinale a alternativa correta.
Resultantes da Execução Orçamentária, Independentes da Execução Orçamentária, Resultado Patrimonial.
74. As demonstrações das variações patrimoniais têm função de apurar :
O resultado patrimonial ou resultado econômico.
75. A situação de inscrição de créditos tributários em Dívida Ativa provoca:
Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária.
76. Qual dos seguintes itens não deve estar contido na LDO?
Demonstração da evolução da dívida consolidada nos últimos três anos
77.Em Orçamento Público, o resultado que corresponde à diferença entre todas as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, incluindo pagamentos de parcelas do principal e dos juros da dívida, bem como as receitas financeiras obtidas, é chamado de resultado:
nominal
78. No orçamento Público a Classificação Funcional trata de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. Diferencie Função de Subfunção:
Gabarito: Função: representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público, atualmente são 28 funções. Sub-Função: representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto da despesa do setor público, atualmente são 109 sub-funções.
79. as classificações orçamentárias são essenciais para a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do estado. quais os critérios de classificação para as receitas?
gabarito: institucional; segundo sua natureza; e quanto às fontes de recursos
80. Pelo regime de competência: 
as receitas e as despesas são atribuídas aos exercícios, de acordo com a data do fato gerador.
81. No orçamento Público as são cobertas com o produto da arrecadação dos impostos e contribuições e os gastos podem também ser financiados por operações de crédito, que é o endividamento do Tesouro junto ao mercado financeiro interno e externo, implicando no aumento da dívida pública. As receitas podem ser maiores ou menores do que foi inicialmente previsto. Desta forma indique nas alternativas a seguir aquela que alinha o conceito de Receita e despesa com o que está sendo contextualizado acima.
Receitas são estimadas e despesas fixadas
82. Um requisito de todas as leis, base dos atos dos governos democráticos é a publicação dessas leis para o conhecimento geral da comunidade. O orçamento público, enquanto uma lei, também se submete a esse requisito. Isto é o que se denomina de Princípio da:
publicidade
83. Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Direta:
Ordenadores de despesa, Agentes recebedores, Almoxarifes ou encarregados de depósitos e outros responsáveis, co-responsáveis ou responsáveis que de algum modo sejam gestores, isolada ou conjuntamente, de dinheiros, valores e bens do Estado ou pelos quais este responda.
84. A LRF representa um grande esforço na manutenção da estabilidade econômica do setor governamental. Tal esforço visa a atenuar crises de
falta de controle dos gastos públicos
85. Um requisito de todas as leis, base dos atos dos governos democráticos é a publicação dessas leis para o conhecimento geral da comunidade. O orçamento público, enquanto uma lei, também se submete a esse requisito. Isto é o que se denomina de Princípio da:
publicidade
86. quanto à sua natureza, as receitas públicas podem ser orçamentárias e extra-orçamentárias. a receita orçamentária subdivide-se em duas outras classificações. assinale a alternativa correta:
receitas correntes e receitas de capital .
87. Existem Algumas situações em que mesmo a despesa pública estando empenhada, pode ocorrer o não pagamento dela. Cite pelo menos uma destas situações:
Gabarito: a possibilidade de pagar não advém dos créditos, mas sim do numerário disponível existente na conta única do tesouro nacional, especificado para o pagamento da despesa.a indisponibilidade de recursos financeiros na fonte associada ao crédito é uma das situações possíveis de ocorrerem. além desta ainda podemos ter uma rescisão contratual decorrente de fatos não relacionados com a disponibilidade orçamentária
88. Não faz parte do conteúdo da LDO
diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital, e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada
89. Quais são as modalidades de empenho?
Ordinário, global e estimativo.
90. O Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concerne para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo é conhecido como:
projeto
90. Segundo o Manual da Receita Nacional, a receita pública percorra as etapas de:
planejamento, execução e controle/avaliação
91. Os créditos da Fazenda Pública, tributários ou não, provenientes de obrigações não pagas no vencimento, inscritos em registro próprio após apurada sua liquidez e certeza, são denominados:
receitas da dívida ativa
92. A Dívida Ativa é o crédito da Fazenda Pública proveniente da inadimplência de terceiros para com o Erário, e pode ser classificada em:
Tributária e Não-Tributária
93. A classificação da despesa pública que compreende os orgãos setoriais e suas respectivas unidades orçamentárias é a:
institucional
94. A entrega ao credor de recursos equivalentes à dívida líquida, mediante ordem bancária, corresponde ao estágio da despesa pública denominado:
pagamento
95. São bens dominicais:
Terras devolutas e prédios públicos desativados
96. Indique opção que contém os itens do balanço patrimonial que o art. 105 da Lei nº 4.320/1964 estabelece que devem ser apresentados de forma separada a fim de que seja possível a apuração do superávit financeiro que pode ser utilizado para fins de abertura de créditos adicionais, conforme previsto no art. 43 da Lei nº 4.320/1964:
Ativo financeiro e passivo financeiro.
97. Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do tesouro nacional e de outras fontes são denominados:
orçamentários
98. O sistema de contas que tem por finalidade controlar os atos da administração, que não alteram a situação patrimonial da instituição, mas que no futuro poderão vir a afetá-la, é denominado.
Sistema de Compensação.
99. As alterações da situação líquida patrimonial que abrangem os resultados da execução orçamentária, assim como as variações independentes dessa execução e as superveniências ativas e passivas constituirão elementos do sistema:
patrimonial
100. O sistema de Compensação tem por finalidade controlar os atos da administração que não alteram a situação patrimonial da instituição, mas que no futuro poderão vir a afetá-la. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela de indica um evento passível de registro nesse sistema:
Assinatura de um contrato
101. A Lei 4.320/64 determina que o registro contábil seja realizado em quatro sistemas independentes, que são os sistemas:
Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação;
102. A forma de apresentação do Balanço Patrimonial determinada pela Lei nº 4.320/64 tornou-se obrigatória para possibilitar o cálculo do:
Superávit Financeiro
103. O
Balaço Financeiro consiste em um quadro de contabilidade com duas seções, ¿RECEITA¿ e ¿DESPESA¿, em que se distribuem as entradas e as saídas de numerário e cujo modelo está definido no Anexo n° 13 da Lei nº 4.320, no qual fica evidente que o resultado financeiro consiste no confronto entre:
As Receitas Orçamentárias e Extraorçamentária e as Despesas Orçamentárias e Extraorçamentária
104. Analisando-se o Balanço Orçamentário é possível identificar diversas situações decorrentes dos confrontos entre as receitas previstas e realizadas, entre as despesas autorizadas e realizadas, ou ainda entre a receita realizada e a despesa realizada. Dentre as situações abaixo indicadas, assinale aquela que não é possível de ocorrer.
DESPESA FIXADA < DESPESA EMPENHADA
105. O Art. 101 da Lei 4.320/64 determina que os resultados gerais do exercício sejam demonstrados através dos seguintes demonstrativos contábeis: Assinale a alternativa correta:
Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstrações das Variações Patrimoniais.
106. No Balanço Patrimonial Público, o Saldo Patrimonial pode:
Ser demonstrado, ora no lado do Ativo, ora no lado do Passivo.
107. Segundo a Lei nº 4.320, o Balanço Financeiro deverá evidenciar os totais das receitas e das despesas orçamentárias, respectivamente, por:
categoria econômica e função
108. Tribunal de Contas é a designação dada às cortes especializadas na análise e no julgamento das contas dos entes públicos e são órgãos de assessoria do:
Poder Legislativo.
109. Quanto ao Tribunal de Contas da União, é correto afirmar que:
Se constitui órgão auxiliar do Congresso Nacional;
110. Qual o demonstrativo congrega receitas e despesas orçamentárias, manutenção patrimoniais, bem assim contas independentes da execução orçamentária:
Demonstração das variações Patrimoniais;
111. Variação patrimonial é a alteração de valor, de qualquer elemento do patrimônio Público. Sendo assim, podemos afirmar que as Superveniências Ativas e as Insubsistências Passivas tem como característica:
As Superveniências Ativas são movimentações que ocorrem por fatos inesperados, são inevitáveis, mas sempre aumentam o patrimônio e as Insubsistências Passivas são movimentações que ocorrem por fatos que não podem deixar de existir por qualquer motivo, provocado pela baixa de obrigações
112. Em orçamento público, o registro da baixa contábil de bens obsoletos será feito no sistema:
Patrimonial;
113. No Balanço Patrimonial é importante observar que o total do Ativo Compensado deve ser igual ao total do Passivo Compensado, uma vez que um corresponde a contrapartida contábil do outro. O Ativo Compensado que é composto por:
valores dos direitos provenientes de atos administrativos que no futuro poderão alterar o patrimônio
114. O Balanço Orçamentário é elaborado para atender e controlar as receitas e as despesas de acordo com as especificações da Lei Orçamentária Anual (LOA) e suas alterações. O Balanço Orçamentário evidencia o resultado orçamentário, que consiste no confronto entre:
As receitas executadas e as despesas executadas
115. A função do orçamento onde presume-se na alocação de recursos justificada naqueles casos em que houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada (sistema de mercado), chamando atenção para duas situações bem explicativas: os investimentos na infra-estrutura econômica e a provisão de bens públicos e bens meritórios é chamada de função:
alocativa
116. A LOA é uma lei
ordinária da União
117. a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização é feita:
na elaboração do orçamento
118. O orçamento, embora seja anual, não pode ser concebido ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois sofre influências condicionantes daquele que o precede, assim como constitui uma base informativa para os futuros exercícios. a seqüência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário é conhecida como:
ciclo orçamentário
119. As despesas orçamentárias são aquelas :
Cuja realização depende de autorização legislativa e integra o orçamento.
120. Quanto à competência político institucional, como se dividem as despesas ?
Federal, estadual, municipal.
121. Considerando as demonstrações contábeis elaboradas segundo a Lei 4.320/64 e os sistemas contábeis utilizados na Administração Pública, assinale a alternativa correta:
O Sistema Patrimonial tem dupla finalidade, ele produz o Balanço Patrimonial e à Demonstração das Variações Patrimoniais;
122. Considerando os conceitos estudados relacionados a orçamento público, considere que um determinado ente público apresentou os seguintes saldos ao final de um período (em Reais): - Receita Arrecadada = 520.000,00 - Despesa Realizada = 470.000,00 - Despesa Fixada = 480.000,00 Com relação ao balanço Orçamentário, é correto afirmar que houve:
Excesso de arrecadação;
123. O orçamento é uma ferramenta que apoia os gestores em suas funções de planejamento e controle. Pode ser utilizado como um nível de referência que permite aos gestores comparar o desempenho real com o desempenho estimado ou desejado. O orçamento mestre pode ser dividido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O componente que faz parte do orçamento financeiro é o orçamento de
capital
124. No que se refere à programação qualitativa da despesa orçamentária, uma ação pode ser um projeto, uma atividade ou uma operação especial. Conceitue um desses três desdobramentos.
Gabarito: Projetos são ações cuja execução tem tempo de início e fim definidos. Atividades são ações cuja execução tem caráter continuado, sem término definido. Operações Especiais são ações que executam despesas que não contribuem para a manutenção do programa de trabalho do governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
125. O art. 37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a alguns principio. Indique-os:
Gabarito: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
126. O instrumento que expressa a alocação de cursos públicos, sendo operacionalizada por meio de diversos programas, onde o poder público prevê a arrecadação de receitas e fixa a realização de despesas para o período de um ano é chamado de:
LOA
127. Sabemos que o orçamento é uma peça rígida, porém não é imutável e poderá sofrer alterações. Assim sendo, a Lei 4.320/1964, embora preveja que o empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos, dispõe, em seu artigo 40, que o orçamento poderá sofrer alterações no decorrer do exercício financeiro, mediante a criação de:
créditos adicionais
128. a função do orçamento público de promover ajustamento na distribuição de renda justifica-se, pois, como correção de falhas do mercado é conhecida como função:
distributiva
129. undo a assertiva: estabelecerá as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. Estamos falando de: 
Anexo de Metas Fiscais
130. Em Orçamento Público o termo "Saldo Patrimonial" refere-se : 
Sua demonstração no Balanço Patrimonial, ora se faz no lado do Ativo, ora no lado do Passivo; 
131. Escolha a opção que contenha os instrumentos de planejamento governamental:
Plano plurianual , Lei de diretrizes orçamentárias, Lei de orçamento anual.
132. A situação de inscrição de créditos tributários em Dívida Ativa provoca:
Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais