Buscar

Linfonodos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Presidente Prudente – SP
2015
ALAOR MARTINS DA SILVA
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
BIOMEDICINA
DESCRIÇÃO HISTÓLOGICA DOS LINFONODOS
DESCRIÇÃO HISTÓLOGICA DOS LINFONODOS
1. Descrição Geral
Os linfonodos ou gânglios linfáticos são órgãos encapsulados constituído por tecido linfóide e que aparecem espalhados pelo corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. São encontrados na axila, virilha, ao longo dos grandes vasos do pescoço e, em grande quantidade no tórax e no abdômen, especialmente no mesentério.
De maneira geral apresentam a forma de rim, por um lado convexo e a outra reentrância, o hilo, pelo qual penetra as artérias nutridoras e saem as veias. 
A circulação da linfa ocorre de maneira unidirecional, atravessa os linfonodos penetrando pelos vasos linfáticos que desembocam na borda do órgão nos vasos aferentes e saindo pelos linfáticos do hilo através dos vasos eferentes.
Os linfonodos são filtros da linfa, removedores de partículas estranhas antes que a linfa retorne ao sistema circulatório sanguíneo. Como geograficamente os linfonodos estão distribuídos por todo o organismo, a linfa atravessa pelo menos um linfonodo, antes de ser devolvida ao sangue.
2. Descrição Histológica
A cápsula de tecido conjuntivo denso que envolve os linfonodos envia trabéculas para o seu interior, dividindo o parênquima em compartilhamentos incompletos. 
O parênquima do linfonodo, apresenta a região cortical, que se localiza abaixo da cápsula ausente apenas do hilo, e a região medular, que ocupa o centro do órgão e o seu hilo, entre essas duas regiões, encontra-se a cortical profunda ou região paracortical.
A região cortical superficial é constituída por tecido linfóide frouxo predominante por células linfócitos B e também apresentam os plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas, sendo assim, o tecido linfóide frouxo forma os seios subcapsulares e peritrabeculares, e por nódulos ou folículos linfáticos que podem apresentar áreas centrais mais claras, denominadas de centros germinativos. 
Os seios dos linfonodos são espaços irregulares delimitados de modo incompleto por células endoteliais, células reticulares com fibras reticulares, e macrófagos. Enquanto a sua forma, apresentam um aspecto de esponja que recebem a linfa trazida pelos vasos eferentes, encaminhando a região medular.
A região medular, é constituída pelos cordões medulares, formados principalmente por linfócitos B, mas contém também fibras, células reticulares e macrófagos. Separando os cordões medulares, encontra-se os seios medulares que recebem a linfa que vem da região cortical e comunicam-se com os vasos linfáticos eferentes, pelos quais sai do linfonodo.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos: Linfonodos. Histologia Básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. Cap. 14. p. 269-274.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (São Paulo). Módulo 12 – Órgãos Linfóides: MOL Microscopia Online Seu guia interativo de Histologia. 2011. Disponível em: <http://www.icb.usp.br/mol/12-7-linfoides-LN-1.html>. Acesso em: 03 nov. 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (Rio de Janeiro). Histologia dos Sistemas: Linfonodos. 2011. Disponível em: <http://morfologia6biomedicinauff.blogspot.com.br/2008/10/o-linfonodo-apresenta-uma-cpsula-de.html>. Acesso em: 03 nov. 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais